O que é avaliação relativa

A avaliação relativa é uma ferramenta utilizada no mercado financeiro para avaliar os indicadores de uma empresa de capital aberto com base nos indicadores de outra empresa do mesmo setor.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em síntese, esse tipo de avaliação busca encontrar o real valor da empresa, levando em consideração não somente os seus próprios resultados e indicadores, como também os indicadores dos seus pares concorrentes.

Vale destacar, que na avaliação relativa, o investidor não busca se aprofundar no Value Investing da empresa, mas apenas confrontar indicadores de companhias que atuam no mesmo mercado e segmento de negócio.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a avaliação relativa

Para facilitar o seu entendimento a respeito da avaliação relativa no mercado financeiro, vamos a um exemplo prático:

João está interessado em comprar ações relacionadas ao setor de energia da bolsa de valores. 

No entanto, como existem diversas Companhias listadas no setor energético da bolsa, João decide fazer uso da avaliação relativa, em sua análise.

O objetivo de João, é encontrar a empresa que melhor poderá lhe oferecer retorno, ou seja, aquela que poderá oferecer os melhores múltiplos no futuro. 

Além disso, João também quer ter a certeza de que não pagará um valor muito acima do mercado para a ação escolhida.

Vale destacar, que assim como na avaliação intrínseca, na avaliação relativa os investidores precisam fazer uso de indicadores a respeito dos negócios a serem analisados.

Dentre os indicadores de mercado utilizados durante a análise e comparação entre ações, podemos citar:

  • P/L: Demonstra quanto o mercado está disposto a pagar pela ação de uma empresa e em quanto tempo é possível recuperar o valor investido.
  • P/VP: Indica quanto o mercado está disposto a pagar pelo patrimônio líquido da empresa;
  • Dividend Yield: Dividendos pagos por ativo em relação ao preço da ação;
  • Payout: Percentual do lucro da empresa que é distribuído aos acionistas;
  • Margem EBITDA: Demonstra o lucro operacional da empresa;
  • P/ATIVO: Preço da ação dividido pelos ativos da empresa;
  • VPA: Patrimônio líquido dividido pelo número de ações;
  • LPA: Lucro por ação emitida;
  • ROE: Capacidade de retorno sobre o patrimônio líquido;
  • CAGR Receitas: Capacidade de crescimento das receitas; 
  • Dentre outros indicadores importantes.

Ao observar os principais indicadores de uma empresa em uma espécie de comparativo com seus pares de mercado, o investidor poderá identificar aquela  empresa que mais se destaca no seu setor.

Assim sendo, o investidor pode formar as suas próprias conclusões investindo de forma ao menos teoricamente mais assertiva.

Riscos da avaliação relativa

Em geral, os investidores que fazem uso da avaliação relativa observam e comparam apenas alguns indicadores, o que pode se mostrar muito arriscado ao se tratar de operações na renda variável.

É importante destacar também, que esse método acaba não levando em consideração outros fatores importantes como, por exemplo a sua posição de mercado, relação com clientes, fornecedores e aspectos de governança.

Outro ponto que merece atenção reside no fato de que cada empresa possui suas próprias características, estratégias e objetivos. 

Logo, mesmo atuando dentro de um mesmo segmento, duas empresas podem apresentar resultados completamente diferentes.

Tratando-se de investimentos na renda variável, o ideal é realizar uma análise completa e mais abrangente e não apenas com base em comparativos.

Para que fique mais claro, é possível que a empresa X apresente lucro elevado, enquanto que a empresa Y apresenta lucro reduzido, mesmo atuando dentro do mesmo setor.

Olhando de forma restrita para esse indicador, muitos investidores aplicariam recursos na empresa X, sendo esse um dos maiores riscos da avaliação relativa.

No entanto, olhar apenas para um indicador não é conclusivo, uma vez que a empresa Y pode ter apresentado lucro menor por diversos fatores, dentre eles a realização de investimentos, aquisições e expansões.