Autry Stephens, 85 anos, está prestes a se tornar um dos homens mais ricos do mundo após concordar em vender a Endeavor Energy Resources LP para a Diamondback Energy Inc. por US$ 26 bilhões em dinheiro e ações. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A venda, que deve ser concluída este ano, elevaria Stephens do 130º lugar para o 64º lugar no Índice de bilionários da Bloomberg, tornando-o o petroleiro mais rico dos EUA. No entanto, ele não tem certeza de como se sente sobre isso.

Durante anos, Autry Stephens se recusou a aceitar ofertas pela Endeavor Energy, uma das últimas grandes produtoras de capital fechado remanescentes na região do Permiano.

Stephens fundou a empresa em 1979 e desempenhou quase todas as funções na indústria petrolífera, desde caminhoneiro à perfurador e engenheiro.

Em conversa que um de seus amigos transmitiu à Reuters, Stephens expressou satisfação com o resultado financeiro do acordo, mas lamentou estar vendendo a perfuradora de petróleo mais cedo do que gostaria por causa de sua saúde.

Conheça mais da trajetória do magnata do petróleo, Autry Stephens.

Quem é Autry Stephens

Autry Stephens é um engenheiro e empresário norte-americano, fundador e sócio geral da Endeavor Energy Resources LP.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vida e carreira

Autry C. Stephens nasceu em 1938 e cresceu em uma fazenda em DeLeon, no Texas, Estados Unidos, onde sua família cultivava amendoim e  uma variedade de frutas e produtos agrícolas. 

Dessa infância rural é que surgiu seu amor pela vida ao ar livre e pelo que ele considerava a engenharia petrolífera.

“Li que havia empregos em engenharia de petróleo, e esses empregos envolviam trabalhar ao ar livre em locais exóticos ao redor do mundo". 

Disse Stephens que imaginou lugares como a Indonésia, Arábia Saudita ou Venezuela. No entanto, em 1956 foi para Austin, no Texas.

Stephens obteve seu bacharelado em Engenharia de Petróleo da Universidade do Texas em 1961 e completou um mestrado em 1962.

Ele iniciou sua carreira na Humble Oil and Refining Company, agora parte da Exxon Mobil Corp., em 1962.

Após dois anos fez uma pausa para ingressar no Corpo de Engenheiros do Exército, solicitando para trabalhar como engenheiro de oleodutos, onde serviu como tenente e líder de pelotão responsável por instalações de combustível. 

Após dois anos de serviço, Stephens retomou seu cargo na Humble por mais cinco anos antes de deixar a empresa e se mudar para Midland, Texas. Lá, ingressou no First National Bank como engenheiro de reservatórios.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Gradualmente passou da consultoria para a perfuração e operação de poços de petróleo.

Adquiriu direitos de terra e começou a construir uma posição significativa de ativos na Bacia do Permiano e áreas periféricas. 

Em 1979, Stephens perfurou seu primeiro poço no condado de Midland, Texas, dando início ao que se tornaria a Endeavor Energy Resources, uma empresa privada de exploração e produção de petróleo.

Ele também adquiriu diversas empresas de serviços de energia para proporcionar o menor custo operacional à sua empresa de exploração e produção.

Stephens também se ramificou na prestação de serviços na área de perfuração, manutenção de poços, locomotivas, wireline, soldagem, serviços de perfuração direcional, estimulação de poços, serviços de tubulações novas e usadas, transporte e descarte de água, óleo quente, transporte e marketing de petróleo e gás.

Uma constante da Endeavor era comprar direitos de perfuração no Texas e nunca vender. 

Stephens comprou os seus primeiros direitos do Permiano pouco depois de deixar o banco e continuou a fazê-lo mesmo quando a produção diminuiu durante as décadas de 1980 e 1990, informou a Fortune.

Ao usar dinheiro em vez de dívida para adquirir direitos de perfuração, ele sobreviveu à crise financeira de 2008, que esmagou a procura de petróleo e levou muitos operadores à falência.

A Endeavor se transformou em um dos maiores produtores privados de petróleo nos EUA, gerando cerca de 311.100 barris de petróleo equivalente por dia.

A empresa adquiriu o direito de perfurar mais de 500.000 acres nos EUA, principalmente no Texas.

À medida que as grandes perfuradores de petróleo nacionais cresciam, aumentavam as especulações sobre quando Stephens venderia ou abriria o capital da Endeavor. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Apesar das propostas, Stephens resistiu, preferindo ele próprio aumentar a produção,  argumentando que ainda havia espaço para expandi-la.

De acordo com a Reuters, a decisão do explorador de 85 anos de vender a empresa ocorreu depois que ele foi diagnosticado com câncer.

Com a riqueza de sua esposa, Linda, e de seus dois filhos, vinculada à Endeavor, ele preferiu decidir o futuro da empresa ainda em vida.

Após a fusão, Stephens e sua família deterão pouco menos de 40% da empresa combinada. 

A filha de Stephens,  Lyndal Greth, advogada, é vice-presidente do conselho da Endeavor.  Seu outro filho, Joseph Martin, não está envolvido na empresa. 

Depois de décadas controlando a Endeavor, Stephens não se juntará ao conselho de administração da Diamondback para ajudar a dirigir as empresas combinadas.

Segundo relatado pela Reuters, Stephens confia em Lance Robertson e Chuck Meloy, atual e ex-CEO da Endeavor, que farão parte do conselho da Diamondback.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Apesar de não ter gostado da venda, outros termos do acordo também confortaram Stephens, como a garantia de que não haveria demissões e manter a empresa em Midland.

Os amigos de Stephens exaltam o retrato de um empresário cuja incansável ética de trabalho e frugalidade pouco mudaram desde que ele se tornou uma das pessoas mais ricas do Texas.

Ele trabalha regularmente nos fins de semana, tem um carro com décadas de uso e geralmente viaja na classe econômica em voos comerciais.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.