Prepare-se para uma grave queda do mercado de ações com a economia dos EUA entrando em colapso, alertou Robert Kiyosaki.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em um tweet de domingo, o autor de "Pai Rico, Pai Pobre" disse que não negocia ações e títulos porque prefere ter mais controle sobre o resultado de seus investimentos. "No entanto, muitos sinais apontam para uma grave queda do mercado de ações", observou ele.

"Se o seu futuro depende de ações e títulos, tenha cuidado, possivelmente peça conselhos profissionais", continuou ele. "Medo de que a depressão venha."

Fonte: Reprodução / Twitter

A perspectiva sombria de Kiyosaki contrasta fortemente com o bom estado dos mercados e da economia de hoje, escreveu o Business Insider.

O índice de referência do mercado acionário norte-americano, S&P 500, subiu 17% este ano, enquanto o Nasdaq Composite, de alta tecnologia, disparou 35%.

Parte desse aumento se deve às apostas dos investidores de que a inteligência artificial fará com que os lucros corporativos aumentem.

Enquanto isso, a inflação anualizada desacelerou de uma alta de 9,1% em 40 anos para apenas 3% nos últimos 12 meses - não muito longe da meta de 2% do Federal Reserve. 

A queda alimentou as esperanças de que o banco central dos EUA, que elevou as taxas de juros de quase zero para mais de 5% em uma tentativa de esmagar a inflação, possa reverter o curso em breve. 

Se o Fed reduzir os custos dos empréstimos, isso promete reduzir as chances de uma recessão e impulsionar as ações e outros ativos.

No entanto, vários comentaristas compararam o boom da IA ​​à bolha pontocom, alertando que a tecnologia pode ser superestimada, e a especulação sobre a Nvidia e outras ações relacionadas levou suas avaliações a níveis insustentáveis. 

Outros especialistas alertaram que o Fed pode continuar elevando as taxas se a inflação se mostrar persistente ou subir novamente, provocando uma desaceleração econômica.

O último tweet de Kiyosaki não explicou por que ele espera que as ações despenquem e uma recessão econômica brutal e prolongada se instale. 

No entanto, ele previu em maio de 2021 que o Fed aumentaria as taxas para conter a inflação, e isso faria com que ações, títulos , imóveis e ouro para quebrar. Ele estava correto sobre os aumentos das taxas, mas os preços dos ativos e o crescimento econômico se mostraram resistentes a custos de empréstimos mais altos.

Vale a pena notar que Kiyosaki é um crítico vocal do governo Biden e tem alertado sobre uma queda épica do mercado e promovido ouro, prata e bitcoin como ativos de refúgio por mais de dois anos

O guru das finanças pessoais também admitiu abertamente que planeja capitalizar se os mercados caírem e a economia desmoronar, já que "o melhor momento para ficar rico é durante uma crise".

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.