Construir riqueza pode não ser tão difícil quanto você pensa, diz Ramit Sethi, o milionário autor de “I Will Teach You to Be Rich”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Tendo passado 20 anos de sua carreira escrevendo sobre dinheiro e psicologia, Sethi sabe o que é preciso para aumentar seu patrimônio.

Segundo ele, aumentar a riqueza é “enganosamente simples”.

“As principais maneiras de aumentar sua riqueza são realmente simples, quase enganosas”, disse à CNBC Make It. “E eles parecem chatos, mas são os que realmente 

funcionam.”

Se você fizer essas três coisas básicas, “você terá uma quantia considerável de dinheiro a longo prazo”, diz Sethi.

1. Comece a investir e aumente gradativamente o valor

A principal maneira de aumentar sua riqueza é investindo, Sethi diz: “Invista uma porcentagem de sua renda todos os anos automaticamente e aumente essa porcentagem em 1%”. 

E não precisa fazer investimentos "miraolantes".

“Muitas vezes acreditamos que os ricos têm acesso a investimentos secretos e é assim que eles ganham muito dinheiro”, diz ele. “Escute, eu tenho acesso a esses investimentos e posso dizer a você agora mesmo, eles normalmente não têm um desempenho melhor do que um simples fundo de índice S&P.” 

“A verdade comum é que você pode obter grandes retornos com um fundo de índice de longo prazo simples e de baixo custo”, diz Sethi. 

2. Exija o salário que você merece 

Depois de aprender a investir seu dinheiro, o próximo passo para aumentar a riqueza é ir atrás de um salário justo.

Sethi diz: “Aprenda as habilidades de negociar seu salário e receber o que você vale”.

Fazer sua pesquisa e buscar informações sobre o que outras pessoas em cargos semelhantes estão ganhando é um passo importante para garantir uma remuneração justa, diz Sethi. 

Quando se trata de realmente negociar seu salário, você pode perguntar aos recrutadores que conhecem as faixas salariais de seus candidatos. Os recrutadores provavelmente terão informações mais atualizadas e personalizadas do que os bancos de dados online.

3. Tenha mais de uma fonte de renda

O terceiro passo para aumentar sua riqueza é contar com uma renda extra. “Se você realmente deseja aumentar seus ganhos, considere iniciar um negócio paralelo.” 

Ao começar, pense no que deseja fazer, quais são seus objetivos e o tempo que está disposto a dedicar, disse Anuj Nayar, diretor de saúde financeira do LendingClub, à CNBC . Isso ajudará você a encontrar o lado certo para você.

Ao adicionar uma renda extra, você terá mais dinheiro para investir e assim, aumentar seu patrimônio.

Lembre-se que é muito arriscado contar apenas com uma fonte de renda. Por isso, os ricos possuem várias, principalmente aquelas que podem delegar o trabalho.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Se os passos são tão fáceis, por que as pessoas não os seguem? 

Essas três etapas são fáceis e alcançáveis, diz Sethi. No entanto, eles não são passos que as pessoas geralmente estão tomando. 

“Você sabe por que as pessoas não fazem isso? Porque nos ensinam que, para ficarmos ricos, precisamos ter 30 telas com todas essas taxas de P/L correndo pela tela e precisamos escolher ações. E nos dizem que investir é como jogar”, diz Sethi. “Nada disso é verdade.” 

Investir, ao contrário do jogo, não é (e não deveria ser) uma forma de entretenimento, diz Sethi. 

Investir e administrar finanças são tarefas mundanas, acrescenta. Sethi gasta “menos de uma hora por mês” em todas as suas finanças. 

Investir de verdade é chato. É como ver a tinta secar”, diz ele. “As pessoas falam sobre investimento como se fosse entretenimento: tenho que comprar a GameStop, tenho que fazer isso”, diz ele. “Você quer se divertir? Arrume um cachorro."

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.