O que é Auditoria Externa

Auditoria Externa é um conjunto de atividades e técnicas exercidas por uma equipe profissional com o intuito de verificar a situação financeira ou identificar falhas nas contas de uma empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

De maneira mais simples, é uma auditoria contábil e financeira desenvolvida por um profissional ou uma equipe que é externa à empresa, isto é, sem vínculo empregatício com a contratante.

Essa ferramenta é extremamente útil no mercado financeiro, pois é responsável por atestar a veracidade das contas e a confiabilidade de uma empresa, ainda mais no caso de oferta pública de ações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características da Auditoria Externa

A principal característica da Auditoria Externa é ser elaborada por uma equipe ou um profissional que não compõe o corpo de funcionários da empresa. Nesse sentido, ela é externa por não ser desenvolvida internamente.

Trata-se, por isso, de uma auditoria independente, evidentemente cadastrada na CVM e no CFC, sem nenhuma interferência e com resultados isentos de influência da empresa.

De acordo com a Lei 11.638/07, todas as empresas de grande porte, portanto com receita bruta superior a R$ 300 milhões de reais por ano, devem realizar periodicamente esse tipo de auditoria.

O objetivo é comprovar a autenticidade dos registros, das demonstrações financeiras e da situação financeira de uma empresa, colocando maior atenção às possíveis fraudes e inconsistências perante as normas e regras legais.

Nesse sentido, documentos como os demonstrativos de rendimento, as despesas com materiais e funcionários e a receita serão minuciosamente analisados e fiscalizados pelos profissionais envolvidos na auditoria.

Para que serve a Auditoria Externa

Tendo em conta os objetivos acima levantados, a Auditoria Externa é uma ferramenta essencial para trazer segurança interna e passar confiança aos acionistas e aos investidores interessados nas ações disponíveis na bolsa.

Perante o público externo, ela funciona basicamente como um atestado de veracidade e de integridade da empresa face às normas financeiras e contábeis.

Perante às estruturas internas da empresa, ela funciona como uma comprovação de boas práticas contábeis e fortalece a convicção de um trabalho bem feito dos departamentos financeiros da empresa.

Como funciona uma Auditoria Externa

A Auditoria Externa, por ser uma modalidade de auditoria, envolve algumas etapas comuns a qualquer outra forma de fiscalização. Vejamos quais são essas etapas brevemente.

O passo inicial para uma auditoria é sempre planejar os objetivos, os serviços e o prazo de conclusão, além de especificar sua metodologia de trabalho, isto é, os critérios e os documentos a serem analisados.

Em seguida, o auditor irá receber todos os documentos solicitados para o procedimento, como os demonstrativos contábeis e os rendimentos da empresa, e iniciar a testagem e a validação desses.

Em terceiro lugar, o auditor deve efetuar uma avaliação mais profunda a partir da comparação dos documentos com as orientações e os procedimentos técnicos necessários.

A quarta etapa consiste em um desdobramento da terceira. O auditor solicitará mais informações e documentos para aglutinar um conjunto maior de evidências sobre o negócio.

Para finalizar, será produzido um relatório formalizando o resultado do processo, com todos os testes efetuados e evidências coletadas, juntamente com um parecer do auditor sobre os controles internos da empresa.

Vale ressaltar que o resultado da auditoria pode variar de quatro maneiras: 

  1. Parecer sem ressalva - situação em conformidade; 
  2. parecer com ressalva - com pequenos erros identificados;
  3. parecer adverso - situação inadequada com as normas contábeis;
  4. parecer com abstenção - falta de informações e abstenção do auditor.

Auditoria Externa e Auditoria Interna

Se a Auditoria Externa caracteriza-se por ser elaborada por um profissional independente, a auditoria interna, ao contrário, é realizada por funcionários próprios da empresa a fim de identificar e aprimorar os controles internos.

Nesse sentido, a auditoria interna não tem um caráter público como a externa. Sua função é avaliar os controles internos, detectar lacunas a serem aperfeiçoadas e aumentar sua própria eficiência.