O que é Auditoria Contábil

Auditoria Contábil é o procedimento minucioso destinado a elaborar uma análise completa da situação financeira de uma empresa, examinando documentos, livros contábeis e registros, isto é, tudo que esteja relacionado com o controle do patrimônio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outros termos, a Auditoria Contábil é o conjunto de atividades técnicas e investigativas, exercidas de forma sistematizada numa entidade, reservadas para avaliar as demonstrações contábeis.

Trata-se de um procedimento essencial para qualquer empresa, pois ele assegura a precisão dos registros e a gestão dos documentos, evitando situações de fraude ou irregularidades fiscais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Auditoria Contábil

O objetivo principal da Auditoria Contábil é verificar se as demonstrações contábeis foram feitas de forma adequada, comparando-as com a situação patrimonial, financeira e econômica da empresa.

Nesse sentido, esse processo é permeado por análises detalhistas dos registros e cálculos contábeis feitos ao longo do exercício, o que permitirá identificar falhas de controle, fraudes, irregularidades e até corrupção.

Quando realizado por um profissional adequado, formado em Ciências Contábeis e com registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade), esse procedimento será de suma importância para encontrar as causas de problemas financeiros.

Ele deve ocorrer em qualquer empresa, seja de grande ou pequeno porte. Seu resultado trará informações seguras e transparentes sobre a realidade financeira de um negócio.

De que forma a Auditoria Contábil é realizada?

Qualquer Auditoria Contábil é realizada em seis etapas distintas, em conformidade com as normas estabelecidas pelo CFC.

  1. Pesquisa Ambiental: nessa etapa, o auditor irá reconhecer a base do negócio, isto é, apreender as informações preliminares necessárias para a operação, como a coleta dos dados referentes ao negócio e seu objeto social.
  2. Planejamento de auditoria: Após coletar as primeiras informações, o auditor irá definir as estratégias mais eficientes para o negócio analisado. Portanto, ele irá especificar sua metodologia para obter evidências relevantes.
  3. Controle interno: nesse momento, são documentados minuciosamente e avaliados posteriormente o sistema contábil e os devidos controles contábeis, buscando seus pontos fortes e fracos.
  4. Teste de controle: essa etapa consiste em determinar se o teste de observância está sendo cumprido conforme a lei e verificar se os procedimentos de controle interno estabelecidos estão em funcionamento.
  5. Teste substantivo: nesse teste seguinte, o auditor desenvolve e executa os procedimentos substantivos a fim de confirmar os valores e outras informações disponíveis nas demonstrações contábeis.
  6. Parecer do auditor: chegamos ao fim da Auditoria Contábil. Agora, o auditor irá avaliar e revisar os resultados obtidos nos testes, se necessário adequando as demonstrações, para, por fim, proferir e formalizar seu parecer.

Com a Auditoria Contábil finalizada, virão novos passos, a depender dos resultados.

Se o auditor concluir que seus processos estão adequados e conforme as normas, seu negócio estará com boa saúde, o que poderá servir para atrair mais clientes e investidores interessados em sua área.

Contudo, se o processo se encerrar com alguma fraude ou erro identificado, a melhor saída será consultar alguém especializado para normalizar sua situação. Vejamos brevemente alguns problemas que poderão surgir.

Os exemplos mais comuns de fraudes são manipulação, falsificação ou alteração de registros, apropriação indébita de ativos, retirada ou omissão de transações e mesmo registro de transações sem comprovação.

No entanto, é possível também encontrarmos erros aritméticos nas demonstrações contábeis ou apenas uma aplicação incorreta de práticas ou normas legais da contabilidade.

Quais as vantagens de uma Auditoria Contábil?

A principal vantagem de se fazer uma auditoria é detalhar a realidade financeira e contábil da organização. Com isso, será possível monitorar as finanças minuciosamente, evitando grandes problemas.

Para um investidor, uma auditoria contábil pode ser útil na análise do potencial de determinado investimento. Uma empresa com as contas em dia e com um patrimônio documentado terá maiores chances de ser rentável.