O que é Atuária

Atuária, ou ciências atuariais, é uma área do conhecimento, influenciada pela contabilidade, economia e estatística, que se dedica a analisar os riscos e expectativas financeiras e econômicas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O profissional especialista nesta área é chamado de Atuário e tem como foco de atuação o mercado econômico-financeiro em sentido geral, ou principalmente na área de seguros, previdência ou fundos de pensão.

Esses profissionais, raros e disputados no mercado, são capazes de desenvolver modelos matemáticos para planos de investimento e amortização, efetuar cálculos de probabilidade de eventos, avaliar riscos e definir valores de prêmios.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Qual a origem da Atuária?

Segundo o Instituto Brasileira de Atuária (IBA), entidade profissional da área, os primórdios da Atuária podem ser encontrados antes de Cristo, principalmente no Império Romano, no qual eram registrados os nascimentos e mortes dos habitantes.

Já no século XVII, alguns pesquisadores que se ocupavam em organizar e desenvolver modelos estatísticos-populacionais se popularizaram como atuários. A partir de então, a matemática atuarial se desenvolveu exponencialmente.

O principal objeto dessa ciência até o século XX era basicamente a mortalidade da população e o cálculo da expectativa de vida da população. 

Com a chegada do século XX e o advento de novas tecnologias, as empresas de seguros e de pensão se expandiram, abrangendo o estudo atuarial, e se inserindo mais proximamente do mercado financeiro.

Hoje, as ciências atuariais estão incorporadas às universidades, após se desvincularem das ciências contábeis. Existem por volta de 17 cursos de graduação espalhados pelo Brasil e reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Campos envolvidos com a Atuária

A Atuária abarca uma grande quantidade de disciplinas, logo, podemos denominá-la como multidisciplinar. Em sua rotina, o Atuário irá mobilizar conhecimentos de estatística, economia, finanças, ciências sociais, demografia, matemática, contabilidade e outros.

Por estar preparado para mensurar e administrar riscos e em razão de seus conhecimentos teóricos e práticos multidisciplinares, esse profissional pode atuar em três principais campos: a) seguros; b) previdência; c) investimentos. 

Na área de seguros, esse profissional se envolverá com a fiscalização do trabalho técnico das seguradoras, se responsabilizando por calcular os prêmios e indenizações.

Na previdência, o trabalho poderá ser feito tanto para a Previdência Social quanto para previdências privadas, pois sua função será calcular os fundos a serem criados para coberturas futuras.

Vale ressaltar que o atuário é a base de toda e qualquer operação de seguros. Ele é o funcionário capacitado para mensurar riscos e avaliar prêmios, isto é, do nascimento de uma apólice até sua liquidação.

Por fim, se o atuário preferir seguir carreira no mercado financeiro, ele irá se defrontar com pesquisas e gestão de fundos de investimento, elaboração de planos e políticas de investimento, bem como com consultoria financeira.

Dessa forma, conforme informações do IBA, um atuário poderá atuar com fundos de pensões, instituições financeiras, seguradoras, órgãos de previdência, consultorias, perícias judiciais, empresas de capitalização, etc.

Para que serve a Atuária

A Atuária se ocupa de prever, analisar, estudar e escolher as melhores decisões quando os riscos e expectativas estão próximos. Por isso, as ciências atuariais são de suma importância para o desenvolvimento de uma empresa.

Além disso, todo o conhecimento de riscos e probabilidades pode ser utilizado por um atuário para analisar investimentos, fazer uma boa leitura do mercado financeiro ou mesmo analisar uma carteira interessante.

Vejamos um exemplo. A tábua atuarial é uma tabela que estima a expectativa de vida de determinado grupo de pessoas a fim de calcular valores de benefícios como previdência e seguros de vida.

Essa ferramenta leva em consideração instrumentos da demografia, mobilizando fatores como sexo, idade, ocupação profissional e condições de vida. Conhecer essa ferramenta é essencial para uma boa tomada de decisão com relação à previdência.