O que são Ativos tangíveis

Ativos tangíveis são o conjunto de bens e direitos permanentes e concretos de uma empresa cuja função é manter em dia a atividade produtiva e a integridade do patrimônio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outros termos, sua utilidade é fazer a empresa funcionar. Eles se apresentam na forma tangível, ou palpável, e têm seu valor medido em termos monetários, ainda que não sejam destinados para a venda.

Os Ativos tangíveis são uma das mais antigas modalidades de ativos, pois são os equipamentos e ferramentas destinadas diretamente ao funcionamento e a produção de mercadorias a fim de gerar receita.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funcionam os Ativos tangíveis

Os Ativos tangíveis, via de regra, podem ser identificados a partir de quatro atributos: a) sua existência material; b) sua destinação; c) seu caráter de permanência; d) sua vida útil econômica. Vejamos cada um deles.

A primeira das características aponta que um ativo tangível deve ter existência material verificável, logo, ele deve ser palpável.

Em segundo lugar, os Ativos tangíveis são destinados para a vida cotidiana de uma empresa, ou seja, seu funcionamento, sua manutenção e a produção de suas mercadorias.

Em razão dos dois primeiros atributos, os Ativos tangíveis normalmente ficam disponíveis o máximo de tempo possível na empresa, ou seja, são conservados como itens indispensáveis de longo prazo.

Por fim, uma das desvantagens dos Ativos tangíveis é sua depreciação, ou a perda de seu valor conforme o tempo avança, como no caso de um carro que após ser retirado da concessionária vai se desvalorizando.

Dessa forma, a vida útil econômica de um Ativo tangível em geral é limitada pela sua depreciação. 

Exemplos de Ativos tangíveis

Por serem ativos físicos que são usados nas operações de uma empresa, é fácil identificar e mensurar os Ativos tangíveis. 

Os exemplos são vários: veículos, equipamento, maquinário, mobília, inventário, títulos, estoques, edifícios, terrenos, construções em andamento, entre outros.

Os Ativos tangíveis podem ser divididos em dois tipos: os ativos circulantes e os ativos fixos.

No primeiro, encontram-se itens que são usados ao longo de um ano e que podem ser vendidos o mais rápido possível para sanar emergências, como dinheiro, estoques e títulos negociáveis.

Já os ativos fixos apresentam uma durabilidade maior, pois são diretamente utilizados nas operações produtivas e comerciais de uma empresa, como caminhões, máquinas e equipamentos.

Vejamos um exemplo. Se uma empresa de tecnologia vende produtos como monitores, gabinetes e componentes hardware, toda essa produção pode ser qualificada como ativo tangível.

Além disso, os caminhões utilizados para a entrega, todas as matérias-primas e até o veículo destinado a organizar o estoque serão considerados ativos tangíveis.

Existem empresas que, por causa de seu setor de atuação, possuem uma elevada proporção de ativos tangíveis.

Em empresas de manufatura, envolvidas na produção de bens, os ativos tangíveis dominam o patrimônio com uma elevada quantidade de equipamentos, computadores e edifícios.

Empresas de tecnologia, em geral identificadas como majoritariamente de ativos intangíveis, se destinadas a produzir smartphones, computadores e outros dispositivos eletrônicos, também possuirão ativos tangíveis em seu patrimônio. 

Indústrias de automóveis, siderúrgicas, de petróleo e de gás também possuem um grande número de ativos fixos tangíveis.

A importância dos Ativos tangíveis

Os Ativos tangíveis são extremamente importantes para grandes indústrias que necessitam de investimentos pesados, mas também para empresas que não estão totalmente atreladas ao mundo virtual.

Em consequência disso, o conjunto de informações a respeito dos ativos tangíveis de uma empresa são essenciais para auxiliar na elaboração de relatórios financeiros e avaliações de risco mais precisas.

Munidos dessas informações, os investidores poderão analisar detalhadamente a saúde financeira da empresa, bem como seu potencial de rentabilidade, a fim de tomarem suas decisões referente à alocação de ativos.