O que são Ativos Intangíveis

Ativos Intangíveis são ativos que não apresentam substância física, não são representados monetariamente e que, em geral, são de uso exclusivo de determinada empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Conforme o Pronunciamento Técnico CPC-04, em termos formais, Ativos Intangíveis são ativos não monetários, identificáveis e sem substância física. Portanto, possuem valor econômico, mas não tem existência física.

Esses ativos, como qualquer ativo, geram retorno econômico, contudo, é possível argumentar que no caso dos Ativos Intangíveis trata-se de um retorno de longo-prazo, pois o valor agregado ao negócio cresce ao longo do tempo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Exemplos de Ativos Intangíveis

Os Ativos Intangíveis, em grande medida, estão presentes em empresas do ramo tecnológico, como Microsoft, Apple, Google, Facebook e outras. Os exemplos são vários:

  1. Marca
  2. Capital Intelectual
  3. Desenvolvimento de tecnologia
  4. Direitos Autorais
  5. Franquias
  6. Fundo de comércio adquirido
  7. Know-how
  8. Licenças
  9. Patentes
  10. Softwares
  11. Projetos e protótipos
  12. Clientes fiéis

Pensemos em um exemplo hipotético. Um empresário decidiu vender sua empresa de refrigerantes que está há 15 anos no mercado. 

Essa empresa, por um lado, tem uma sede administrativa, um galpão no qual são produzidos e engarrafados os refrigerantes, bem como uma infinidade de máquinas. 

De outro lado, essa empresa tem uma grande clientela local, alguns funcionários especializados no desenvolvimento de melhorias e algumas patentes.

Nesse caso, qual seria o valor de venda dessa empresa? Devemos contabilizar somente os itens que apresentam substância física e valor facilmente mensurado?

No mundo dos negócios, isso não acontece dessa forma, pois todos sabem que uma marca, uma clientela fiel e outros diferenciais agregam um valor de longo prazo que potencialmente aumentarão os resultados da empresa.

Vale ressaltar que devido às suas particularidades, os ativos intangíveis são de difícil mensuração, sobretudo em razão de seus valores e de suas vidas úteis, mas isso não significa que não sejam importantes.

Importância dos Ativos Intangíveis

Em função do avanço tecnológico, vivenciado no final do século XX, decorrente da expansão da internet, grandes empresas do mundo alavancaram o reconhecimento dos Ativos Intangíveis como peças relevantes do valor de mercado.

Com a chegada dessa “Era do Conhecimento”, na qual a inovação e o capital humano são peças-chave, a gestão dos Ativos Intangíveis tornou-se essencial para o sucesso de longo prazo de determinada empresa. 

Quantas vezes não compramos em uma loja em razão do “nome” ou de um produto específico que a marca tem? Os ativos intangíveis são ao mesmo tempo inovação e diferencial.

Vejamos o exemplo da Amazon. Hoje, a Amazon é a empresa mais valiosa do mundo, tendo seu valor de mercado por volta de US $415,9 bilhões, conforme um estudo da consultoria Kantar e do grupo WPP. 

Podemos afirmar com toda certeza que a maioria esmagadora desse valor está contido nos ativos intangíveis da marca. Esses ativos são capazes de proteger o que essa empresa tem de diferente, gerando vantagens no mercado.

Portanto, sempre que um investidor pensar em iniciar sua alocação de ativos, recomenda-se analisar detalhadamente os ativos intangìveis da empresa, pois eles dirão muito sobre o potencial dessa.

Diferença entre Ativos Intangíveis e Ativos Tangíveis

Se os Ativos Intangíveis são aqueles sem substância física e que apresentam valor de longo prazo, por outro lado, os ativos tangíveis são palpáveis e, em geral, servem para manutenção da atividade da empresa.

Há uma outra diferença crucial entre esses dois tipos de ativos. Enquanto os tangíveis, ao longo do tempo, sofrem depreciação, os intangíveis são amortizados. Vejamos mais calmamente essa diferença.

Depreciação é um termo utilizado para designar a redução do valor de um item por desgaste ou perda de utilidade, como um automóvel do momento de retirada até o fim de sua vida útil.

A amortização, por sua vez, é a redução do valor aplicado para adquirir determinado item, por exemplo, uma franquia, na qual o investimento pode ser alto, mas ele será amortizado ao longo do tempo.