O que são Ativos Ambientais

Ativos Ambientais são bens e direitos, convertidos em meios monetários, que representam benefícios, reparações ou preservações de curto, médio ou longo prazo para o meio ambiente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outros termos, essa forma de ativo caracteriza-se por impactar positivamente o ecossistema, a natureza ou o meio ambiente, tanto reduzindo danos quanto gerando benefícios.

Embora já existam há algum tempo, os ativos ambientais se popularizaram mais recentemente, com a retomada da temática sustentável, e passaram a ser objeto de atenção das mais variadas empresas a partir dos princípios ESG.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funcionam os Ativos Ambientais

Os Ativos Ambientais podem ter duas diferentes funções: impactar de forma positiva o meio ambiente ou neutralizar os impactos negativos causados pela sociedade.

Nessas duas funções, se encaixam objetivos como redução dos danos causados ao meio ambiente, desenvolvimento de benefícios reparadores ou preservação do ecossistema. 

Em geral, são insumos empregados, disponibilizados e já adquiridos por uma instituição a fim de reduzir as consequências negativas da sociedade e da produção ao meio ambiente ou intervir com novos benefícios.

Esses podem também estar relacionados com investimentos em tecnologias, matérias-primas e processos de prevenção, eliminação ou redução dos danos causados por poluentes à saúde pública e ao ecossistema.

Os Ativos Ambientais podem ser considerados como investimentos que uma empresa, organização ou grupo de investidores fazem para a sustentabilidade ambiental ou para reduzir os impactos de suas próprias ações.

Em resumo, os Ativos Ambientais são todas atividades realizadas com o intuito de controlar os impactos ambientais, mesmo que sejam benefícios de longo prazo.

Exemplos de Ativos Ambientais

Os Ativos Ambientais podem estar na forma de capital de giro, ou seja, capital despendido para a execução da atividade-fim, ou de capital fixo, isto é, recursos utilizados para o início das atividades.

Tendo em conta que os Ativos Ambientais podem estar presentes em diferentes formas de empreendimento, muitas ações ou investimentos poderão ser assim classificados. Vejamos alguns exemplos:

  1. Ativos Ambientais Imobilizados: aquisição de itens que reduzam os resíduos durante a produção ou que tenham uma vida útil duradoura e menos nociva, como máquinas, equipamentos ou mesmo infraestruturas.
  2. Estoques: insumos aos processos de produção, armazenagem, transporte ou distribuição a fim de reduzir ou controlar os impactos ambientais causados em razão dessas atividades.
  3. Diferido: pesquisas ou projetos desenvolvidos especificamente para esse fim, gerando despesas relacionadas diretamente com receitas futuras.
  4. Investimentos: participação societária em empresas ecologicamente responsáveis
  5. Disponibilidades: registro de valores oriundos da geração de rendimentos ambientais.

Para que servem os Ativos Ambientais

Os Ativos Ambientais são de suma importância para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e menos nociva ao meio ambiente. 

Nesse sentido, o poder público tem cobrado cada vez mais as empresas a tomarem iniciativas voltadas a reduzir os impactos negativos e produzir benefícios ao ecossistema.

Ao investir em bens e insumos que auxiliam na preservação ambiental, uma empresa poderá ter lucros decorrentes da melhoria na qualidade de vida de seus funcionários e de seus clientes.

Para os investidores a lógica é parecida. Investir em empresas preocupadas com seus passivos ambientais trará mais credibilidade ao mercado e mais qualidade de vida em todas as etapas da cadeia produtiva.

Além disso, o mercado de ativos ambientais tem se tornado uma oportunidade para aqueles que buscam rentabilidade no longo prazo e crescimento no Brasil.  

Esse é o caso de um mercado que vem crescendo muito: o dos títulos verdes, ou green bonds, definidos como títulos de dívidas que visam financiar projetos sustentáveis ou com algum impacto ambiental positivo.

O surgimento dos títulos verdes no mundo ocorreu em 2007, mas já em 2019, o mercado brasileiro de títulos verdes movimentou US$ 1,2 bilhão, de acordo com a CBI

Assim, o discurso sustentável vem cada vez mais crescendo e tomando conta do mercado financeiro, portanto, devemos todos ficarmos atentos a como conectar impactos positivos com rentabilidade.