O que é Ativo Realizável a Curto Prazo

Ativo Realizável a Curto Prazo é qualquer ativo que irá se realizar em um prazo de até doze meses. Nesse caso, o ativo é considerado de curto prazo por ser facilmente convertido em dinheiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outros termos, são bens e direitos que deverão ser convertidos em dinheiro, vendidos ou consumidos no período de um ano contábil, possuindo um grau alto de liquidez.

O Ativo Realizável a Curto Prazo também pode ser denominado Ativo Circulante, termo que se tornou mais formal na área contábil. Veremos abaixo algumas características, exemplos e diferenciações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do Ativo Realizável a Curto Prazo

Conforme dito acima, o Ativo Realizável a Curto Prazo agrupa dinheiro e outros bens que podem ser transformados em dinheiro rapidamente. Nesse sentido, curto prazo é uma forma de definir um prazo de até doze meses.

Suponha que uma empresa de produção de cadeiras necessita elaborar seu balanço patrimonial.

O primeiro passo, então, será identificar o período em que se inicia e finaliza seu exercício social. Vamos considerar que o exercício social dessa empresa se encerra no dia 28 de dezembro. 

Ao realizar o fechamento do exercício de 28 de dezembro de 2021, todos os valores realizáveis até 28 de dezembro de 2022 serão classificados como curto prazo, logo, Ativos Realizáveis a Curto Prazo.

O Ativo Realizável a Curto Prazo, ou Ativo Circulante, pode ser dividido em cinco grupos:

  1. Disponibilidades - aquilo que está disponível sem muito esforço, como os valores que já estão em caixa, aplicações financeiras e depósitos.
  2. Créditos - todos os direitos a receber, como duplicatas, títulos e juros a receber e adiantamentos a fornecedores.
  3. Estoques - todas as mercadorias e peças disponíveis para venda, como produtos já acabados, matéria-prima e mercadorias a caminho das lojas.
  4. Outros créditos - contas de curto prazo que não se enquadram nos grupos anteriores, como impostos a recuperar, adiantamentos a terceiros ou funcionários e aluguéis ativos a receber.
  5. Despesas antecipadas - aplicações de recursos em despesas cujos benefícios ocorrerão no próximo exercício, antecipação de comissões, juros passivos a vencer.

Exemplos de Ativo Realizável a Curto Prazo

Os exemplos de Ativos Realizáveis a Curto Prazo são inúmeros, pois em uma determinada empresa há uma série de bens e direitos disponíveis para conversão rápida, ou de alta liquidez.

Nesse sentido, é importante frisar que os Ativos Realizáveis a Curto Prazo estão presentes em muitos setores da empresa, o que o torna corriqueiro e significativo.

Não é difícil encontrar uma empresa que conta com uma conta bancária com valores, seja corrente ou poupança, aplicações financeiras com retorno de até doze meses, produtos prontos e matéria-prima.

Todos esses itens são exemplos de Ativos Realizáveis a Curto Prazo. Abaixo veremos o que esses ativos podem nos dizer quando precisamos analisar uma empresa.

Para que serve o Ativo Realizável a Curto Prazo

Por ser de curto prazo, esse tipo de ativo demonstra a situação atual de uma empresa, ou seja, as bases financeiras e contábeis que permitem o funcionamento e a manutenção da empresa.

Em outros termos, o Ativo Realizável a Curto Prazo nos auxilia a avaliar a capacidade de uma empresa em cumprir com suas obrigações financeiras que acontecem no período próximo ao analisado.

Por exemplo, se uma empresa tem a sua disposição uma conta bancária no vermelho, fica evidente que sua situação financeira está longe do desejável. O mesmo pode ser dito de um estoque reduzido.

Em razão disso, o Ativo Realizável a Curto Prazo pode ser muito útil para investidores pesquisarem a situação atual de uma empresa, pois quanto maior for o valor desse, melhor e mais segura está a empresa.

Por outro lado, vale ressaltar que uma análise mais efetiva de um potencial investimento requer outras variáveis, como a observação de outros tipos de ativos que compõem a empresa.