O que é Ativo Não Circulante

Ativo Não Circulante é um termo utilizado na contabilidade e no mercado financeiro para designar todos ativos de uso de uma empresa que não são facilmente ou imediatamente liquidados.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Portanto, o Ativo Não Circulante refere-se ao conjunto de ativos, bens e direitos, que permanecerão por um prazo extenso no balanço patrimonial por serem transformados em recursos a longo prazo.

Dessa maneira, por mais que esse ativo tenha algum valor de mercado e possa converter-se em dinheiro, o fato de demorar algum tempo para isso o qualifica como um ativo de baixa liquidez, portanto, não circulante.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do Ativo Não Circulante

O Ativo Não Circulante apresenta duas características fundamentais. A primeira delas é a baixa liquidez, ou seja, ele não será rapidamente e facilmente convertido em unidade monetária.

Já a segunda de suas características é a durabilidade e a conservação de longo prazo do ativo, se mantendo na empresa em um tempo além do exercício social.

Por serem de natureza duradoura, em geral, não são destinados aos clientes e servem para garantir o funcionamento normal e a manutenção geral de determinada empresa.

O Ativo Não Circulante se opõe a outra categoria de ativo, o Ativo Circulante. Esse segundo aglutina tanto recursos monetários quanto bens e direitos que podem ser transformados rapidamente em dinheiro.

Exemplos de Ativo Não Circulante

Conforme a Lei nº 11.941/2009, em seu artigo 178, existem quatro subcategorias de Ativo Não Circulante: a) Ativo realizável a longo prazo; b) Investimentos; c) Imobilizável; d) Intangível. Vejamos cada um deles.

  1. Ativo realizável a longo prazo: são todos os bens e direitos que certa empresa receberá assim que se encerrar o período do balanço patrimonial, ou seja, doze meses.
  2. Investimentos: são todos os investimentos que, em geral, servem para manutenção ou para gerar lucros futuros para a empresa, como ações, commodities e moedas.
  3. Imobilizável: são os bens tangíveis utilizados nas atividades e operações normais da empresa, como máquinas, móveis e equipamentos de informática.
  4. Intangíveis: são ativos não monetários e sem substância física, destinados à valorização de longo prazo da empresa, como marcas, softwares, licenças e direitos autorais.

Com isso, temos como exemplos de Ativo Não Circulante desde prédios, edifícios, máquinas até ações, softwares e patentes. O que esses itens têm em comum? O grau de liquidez e a conservação.

Suponha que uma empresa de fabricação de automóveis conte com um galpão, peças fragmentadas, equipamentos de manutenção do espaço, licenças e uma marca de certo renome no mercado.

Além disso, ela ainda tem disponível alguns carros prontos para venda, valores em caixa, valores a serem recebidos de seus clientes, créditos tributários e isenções.

No caso desta empresa de automóveis, podemos afirmar que os primeiros itens irão compor o balanço patrimonial como Ativos Não Circulantes, pois servem para o funcionamento da empresa e serão vendidos posteriormente.

Por outro lado, os segundos itens compõem os ativos circulantes do patrimônio da empresa, haja vista que serão convertidos em meios monetários em um período curto.

Para que serve o Ativo Não Circulante

Por ser qualificado como um ativo, evidentemente, trata-se de uma peça relevante de uma empresa, possuindo valor econômico e sendo equivalente ao lado positivo do balanço patrimonial.

Em geral, os ativos não circulantes de uma empresa fornecerão pistas significativas sobre o estágio de evolução e crescimento da empresa, principalmente no que se refere aos ativos tangíveis e intangíveis.

Uma empresa que, por exemplo, apresente uma maior quantidade de ativos intangíveis, como empresas de tecnologia, poderá manifestar um potencial de mercado e um crescimento maior de longo prazo.

Isso porque, em geral, os ativos intangíveis não depreciam ao longo do tempo, ao contrário, eles amortizam o valor aplicado inicialmente e crescem conforme transcorre o tempo.

No entanto, uma empresa também necessita de uma quantidade mínima de ativos tangíveis para seu funcionamento e, nesse sentido, uma análise realista de seus ativos poderá também apontar riscos e seguranças.