O que é Ativo Imobilizado

Ativo Imobilizado é um termo utilizado para representar os bens e direitos de uma empresa destinados e essenciais à manutenção de suas atividades, bem como para a produção de bens ou serviços.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Também conhecido como ativo fixo, trata-se de um bem tangível, ou seja, palpável e que será utilizado por um período razoável, como veículos, máquinas e o próprio edifício em que a empresa está estabelecida.

Em termos contábeis, os ativos imobilizados são colocados no balanço patrimonial, especificamente no setor destinado aos ativos não circulantes, ou realizáveis de longo prazo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do Ativo Imobilizado

Os ativos imobilizados de uma empresa compõem, no balanço patrimonial, o conjunto de ativos não circulantes. Relembremos, primeiramente, quais são as particularidades desses.

Os ativos não circulantes se caracterizam, fundamentalmente, por necessitar de um prazo maior para a realização. Nesse sentido, são aqueles que se mantêm na empresa em um tempo além do exercício social.

Existem quatro diferentes tipos: a) realizável a longo prazo; b) investimentos; c) imobilizado; d) intangível.

Diferentemente dos outros, de acordo com a NBC TG (27), o ativo imobilizado é tangível, isto é, materializado, e são destinados a manutenção e funcionamento normal das atividades da empresa.

Contudo, para ser um ativo imobilizado, conforme o artigo 313 do Regulamento do Imposto de Renda, é necessário que o item cumpra dois aspectos: a) valor unitário superior a R $1.200,00; e b) prazo de vida útil superior a um ano.

Em resumo, um ativo imobilizado caracteriza-se por ser essencial ao funcionamento da empresa, logo que dificilmente será vendido pela empresa, e por ser tangível.

Exemplos de Ativo Imobilizado

Vejamos uma lista de bens que podem ser considerados ativos fixos:

  1. Edifícios
  2. Equipamentos de TI
  3. Móveis
  4. Terrenos
  5. Maquinário
  6. Veículos
  7. Construções em andamento

Agora, pensemos em um exemplo referente a uma empresa de confecção de sapatos.

Essa empresa tem um portfólio variado de sapatos que são comercializados em uma loja da fábrica, que está registrada em um shopping da mesma cidade. Aqui temos três importantes informações: portfólio, fábrica e loja da fábrica.

O portfólio, como dissemos, é variado, tendo desde sapatos casuais e simples até sapatos com um design específico e patenteado.

A fábrica, localizada em um galpão da zona leste da cidade, conta com um número grande de funcionários, máquinas de costura, de montagem de cordões, lixadeira e outras.

Por fim, a loja da fábrica, localizada em uma sala do shopping center da cidade, conta com estoque, decoração e móveis de loja e vendedores.

Sendo assim, são considerados ativos imobilizados os seguintes itens: o galpão da fábrica, as máquinas destinadas à confecção dos sapatos, a sala localizada no shopping center, a decoração e os móveis da loja.

Vejamos ainda porque os estoques e o sapato com patente não são ativos imobilizados. No que se refere ao estoque, a rápida rotatividade não permite que ele seja enquadrado como ativo fixo.

Já o sapato patenteado pode ser considerado um ativo intangível, pois não tem substância física.

Por que o Ativo Imobilizado importa ao investidor?

Uma das possíveis formas de analisar uma empresa é mediante a evolução do seu ativo imobilizado, ou seja, a partir do crescimento de bens fixos. 

Com isso, estamos demonstrando que as informações contábeis também são úteis para avaliar um investimento de longo prazo e adquirir ações de uma empresa.

Nesse sentido, tanto para gestores de empresa quanto para investidores, uma análise evolutiva dos ativos imobilizados pode fornecer dados de suma importância para uma melhor tomada de decisão.

Por exemplo, se ao divulgar os resultados da empresa notamos que a composição do ativo fixo é grande e crescente, podemos deduzir que a empresa está pensando nos retornos de longo prazo.