O que é Ativo Diferido

O Ativo Diferido evidencia gastos com serviços e recursos aplicados de antemão e que, ao serem consumidos, beneficiarão posteriormente os resultados de exercícios de uma empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outros termos, o Ativo Diferido representa uma despesa feita antecipadamente, que ainda não foi efetivamente consumida e que é entendida como essencial e necessária.

No entanto, esse é um termo que, embora ainda utilizado no meio contábil e financeiro, deixou de existir com a edição da Lei nº 11.941/09, tornando-se Despesas Pré-Operacionais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Ativo Diferido

Ativos Diferidos consistem em quaisquer gastos ou despesas feitas antes e que são encarados como investimentos por propiciarem futuros retornos e por garantirem as condições de formação de uma empresa.

Dito de forma técnica, o ativo diferido pode ser avaliado pelo valor do capital aplicado, ou seja, o valor dos gastos realizados, retirado do saldo das contas que registrem a sua amortização.

A razão fundamental para esses gastos e despesas serem encarados como ativos diferidos é justamente o fato de ainda não terem sido consumidos e, em razão disso, não poderão ser contabilizados.

Sendo assim, até que sejam consumidos, os ativos diferidos seriam registrados separadamente em uma conta contábil cuja finalidade é exatamente essa.

Exemplos de Ativo Diferido

Ativos Diferidos podem ser de várias categorias. Vejamos alguns na lista abaixo:

  1. Despesas de organização
  2. Despesas com pesquisa, projetos e investigação - gastos necessários que são feitos antes do lançamento de um produto que surge com alguma inovação no mercado
  3. Gastos decorrentes de implantação de sistemas, reorganização ou reestruturação - são gastos que alteram a estrutura de funcionamento da empresa e que só trarão retornos futuramente.
  4. Despesas pré-operacionais - como seleção de funcionários, marketing para algum produto ou para a empresa, etc.

Para entendermos melhor o que é um ativo diferido, tomemos um exemplo.

Uma grande empresa de fornecimento de combustíveis está investindo seus esforços em desenvolver uma nova forma de energia limpa, renovável e barata para abastecer carros.

A perspectiva de conclusão do projeto ainda é incerta e poderá durar anos. Contudo, independentemente dos resultados almejados, a empresa deverá inicialmente contar com material humano, científico e um laboratório adequado.

Essas despesas iniciais, no caso de conclusão do projeto, poderão trazer vultosos retornos financeiros, todavia, ainda são despesas pagas tão logo se inicie projeto. Chamamos esses gastos e despesas de ativos diferidos.

Extinção do Ativo Diferido

Desde 2008, de acordo com a Medida Provisória nº 449/08, alterada pela Lei nº 11.941/09, o ativo diferido foi extinto, dando origem à despesa pré-operacional, e reorganizando a categoria.

Agora, a composição do ativo está entre ativo circulante e ativo não circulante, isto é, resumidamente, entre ativo realizável a curto prazo e ativo de liquidez de longo prazo, respectivamente.

Desse modo, ainda que seja comum encontrarmos referências ao ativo diferido no meio financeiro e contábil, esse está oficialmente abolido.

Para que serve o Ativo Diferido

O registro de um ativo como diferido, primeiramente, evita um desequilíbrio na contabilidade da empresa, pois registra aquilo que é um “investimento” da empresa, e não somente um gasto.

Isso significa que caso o ativo diferido fosse contabilizado como uma despesa comum ou ordinária, poderia ser identificado como um gasto muito grande que desequilibrou as contas da empresa.

Além disso, no caso de investidores, um ativo diferido poderá fornecer dados importantes sobre os projetos, o potencial de determinada empresa e influenciará na divulgação de resultados.

Retomemos o caso da empresa de fornecimento de combustível. O projeto de desenvolvimento de uma nova energia poderá gerar grandes inovações no mercado e, se concretizado, trará retornos financeiros positivos.

Um investidor atento, portanto, saberá que as perspectivas de crescimento dessa empresa são altas e fará um diagnóstico mais autêntico dessa empresa.