O que é Assimetria de Informações

Assimetria de Informações é um termo criado na microeconomia que se refere a uma falha de mercado decorrente da falta de informação de uma das partes envolvidas em uma negociação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outros termos, quando há uma negociação ocorrendo, o ideal seria que as partes envolvidas tivessem informações semelhantes. No entanto, quando uma delas tem mais informação qualitativa ou quantitativa, dizemos que há uma assimetria de informação.

A falha pode ser proveniente da privação de informação por uma das partes, da falta de transparência dos dados necessários à negociação ou mesmo da desigualdade de know-how entre as partes.

Em resumo, a Assimetria de Informações ocorre quando nem todos os fatos são conhecidos pelas partes, gerando uma quantidade e uma qualidade incompleta de informação.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A importância da informação

A informação é uma das peças principais para a tomada de decisão estratégica, seja para empresas ou para investidores. A partir das informações obtidas, após um diagnóstico inicial, podemos desenvolver estratégias mais vantajosas.

A informação se tornou tão valiosa atualmente que vemos multiplicarem portais de notícias, jornais, blogs e outros veículos alternativos de informação.

Além disso, vemos também o surgimento de empresas focadas em utilizar dados e informações para fornecer consultorias especializadas em diversos segmentos, até eleições.

Portanto, fica claro que maiores informações trazem melhores decisões.

O surgimento da Teoria da Assimetria de Informações

Desenvolvida no seio da microeconomia, a teoria dos mercados de informação assimétrica postula que há assimetria no acesso à informação entre compradores e vendedores em diversas transações.

Embora essa teoria concorde que o livre mercado é a alternativa econômica mais eficiente, ela identifica uma possível falha de mercado, ou seja, a disparidade de informações nas transações de diferentes ramos.

Inclusive, essa teoria chegou a ganhar o Prêmio Nobel de Economia de 2001 com as contribuições de Joseph Stiglitz, Michael Spence e George Akerlof.

O exemplo mais célebre dessa teoria é o da venda de um carro usado. O vendedor possui muito mais informações sobre o funcionamento e as deficiências do carro do que o comprador. 

Nesse caso, a falta de informação pode prejudicar muito o comprador, que pode compensá-la exigindo um valor abaixo do mercado.

Impactos da Assimetria de Informações

A situação mencionada acima deixa bem claro como a Assimetria de Informações pode prejudicar uma das partes, nesse caso o comprador, envolvidas em determinada transação. 

Mas não são só os compradores que podem ser lesados. Os seguros de saúde estão colocados em um cenário oposto, pois o segurado terá mais informação do que a seguradora, que cobrará sempre um valor médio por seu plano.

Assimetria de Informações e Investimento

Em razão do que mencionamos acima, a assimetria de Informações é um fenômeno comum nos mais variados negócios e setores, inclusive no mercado financeiro.

Qualquer investidor experiente já lidou com alguma situação que remeta à Assimetria de Informações. Embora essas falhas sejam recorrentes, há dicas básicas de como evitá-las.

A primeira é sempre procurar veículos confiáveis e atualizados de informação, para que você se mantenha sempre atento às alterações do mercado. Em nosso portal, publicamos diariamente notícias que poderão ser úteis para qualquer investidor.

Aliada a outras técnicas importantes, a identificação de um cenário de Assimetria de Informações pode ser muito útil para investir. Em um artigo sobre vieses comportamentais e decisões, você encontrará mais dicas.

Por fim, vale salientar que, de acordo com o artigo 27-D da Lei 6.385/1976, os ganhos obtidos a partir de informações privilegiadas são considerados crime no Brasil, pois fere diretamente as regras do jogo.

Não serão em todos os casos de Assimetria de Informações que encontraremos o delito de “insider trading”, mas é sempre bom ficar atento.