O que é Asset Light

Asset Light é um modelo ou estratégia de negócios utilizada por companhias e empresas na qual o objetivo fundamental é manter a menor quantidade de bens e ativos necessários para prosseguir com suas operações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Não há uma tradução única para Asset Light, mas o mais próximo seria algo como “leve em ativos”, pois a ideia principal é tornar a empresa mais leve, com poucos ativos e mais eficiente.

A ideia de reduzir os ativos de uma empresa pode parecer estranha, mas é uma estratégia antiga que se tornou comum com o advento de novos negócios digitais e a busca por novas estratégias de eficiência.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Asset Light

Um asset light efetivo requer primeiramente um diagnóstico inicial, pois esse modelo de negócio pressupõe a menor quantidade possível de bens e ativos, conservando todos aqueles necessários para a manutenção de suas operações.

Dessa forma, as empresas valorizam mais o acesso, o uso e a capacidade lucrativa dos bens necessários do que único e exclusivamente a posse de determinado bem.

Quais as vantagens do modelo Asset Light

O modelo Asset Light cria vantagens competitivas e pode fazer diferença no mercado ao maximizar a rentabilidade sobre os ativos e reduzir a demanda por investimentos. 

Trata-se de uma solução que prioriza a eficiência dos negócios, pois objetiva aumentar o valor de longo prazo da empresa, reduzir os custos operacionais e expandir seus recursos exclusivos.

 Nesse caso, o asset light pode auxiliar no crescimento mais rápido da empresa e a organização pode atingir um melhor retorno para seus investidores

Outra vantagem do Asset Light é sua flexibilidade, isto é, sua capacidade de se adaptar às exigências do mercado e de se mover mais rapidamente de acordo com as alterações nas demandas.

Essa flexibilidade inerente ao Asset Light proporciona também boas perspectivas de resultado para a empresa e, nesse sentido, pode ser uma boa escolha para um investidor que busca ações de empresas modernas.

Asset Light e terceirização

O principal meio pelo qual uma empresa asset light trabalha é a terceirização. Isso se deve ao fato de que terceirizar determinado serviço elimina uma série de custos operacionais e estruturais em sua empresa.

Nessa situação, a companhia adquire um produto ou um serviço pronto e funcionando, ao invés de arcar com custos de manutenção e treinamento do corpo de funcionários, podendo assim priorizar sua atividade-fim.

Asset Light e Asset Heavy

O Asset Light é um modelo de negócios que se opõe ao Asset Heavy. No segundo dos casos, a empresa aglutina uma grande quantidade de ativos fixos e próprios. 

Essa companhia, em geral, apresenta uma estrutura vertical, possuindo todos os meios de produção necessários à sua produção.

Tanto o uso de ativos leves quanto o uso de ativos pesados pode ser uma estratégia interessante para sua empresa, pois dependerá do seu setor e do seu mercado. Há casos em que um modelo de negócios baseado em ativos leves não funcionará bem, como por exemplo em refinarias. 

Exemplos de Asset Light

Vejamos alguns exemplos de Asset Light, em comparação com Asset Heavy. 

Quando as empresas de transporte por aplicativo entraram no mercado, disputaram com as companhias de táxi. O diferencial das primeiras frente às segundas foi terceirizar duas importantes peças do esquema: o carro e o motorista. 

Desta forma, elas não possuem frota de carros e nem ativos humanos, o que elimina alguns custos e permite oferecer um serviço mais barato ao cliente, diferentemente de uma companhia de táxi que possui uma grande frota de carros e de motoristas.

Um exemplo de empresa que vem aplicando o asset light com sucesso é a companhia agrícola SLC.

Outros exemplos famosos de Asset Light são as redes de fast-food, nas quais parte dos custos são repassados ao franqueado.

O meio principal pelo qual exploram novas rendas se dá através das franquias. Assim, a companhia não terá que arcar com os custos provenientes do terreno, da construção do estabelecimento e da contratação dos funcionários.