Esqueça o cofrinho. As contas digitais para crianças e adolescentes são a nova forma para ensinar os pequenos desde cedo sobre o valor do dinheiro e a importância de criar uma reserva financeira.

Depois de se popularizarem entre os adultos, os bancos digitais estão voltando seu olhar para um novo público: o de crianças e adolescentes.

Diversos lançamentos focam no público menor de idade, como o Yours Bank, Yellow (do C6 Bank), NextJoy (do banco Next) e a Conta Kids (do Banco Inter).

As contas digitais para jovens seguem o mesmo atrativo: abertura totalmente digital, controle por aplicativo e sem taxas. Com a diferença de que focam na educação financeira infantil.

Elas buscam ser uma ferramenta amigável para quem quer aprender a administrar o dinheiro e começar a investir.

“Acreditamos que educação financeira é coisa séria e quanto mais cedo as crianças e adolescentes tiverem contato com esse universo, saberão o valor do dinheiro, da importância de se poupar e planejar o futuro, e mais bem preparados chegarão a vida adulta”, diz Priscila Salles, CMO do Banco Inter.

Deixando de lado o famoso porquinho com as moedinhas, conheça as melhores contas digitais para crianças e adolescentes e como fazer para abrir a conta.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Conta Kids (Banco Inter) 

O Banco Inter oferece a Conta Kids para menores de 18 anos. A conta é gratuita e completa.

Permite que os jovens realizem transferências, pagamentos e saques, além de proporcionar o contato das crianças com investimentos e rentabilidade desde cedo.

A Conta Kids oferece a possibilidade de investimentos em renda fixa como CDB, LCI, LCA e poupança, além de acesso a fundos de investimento e previdência privada, realizados pelos pais.

O propósito da Conta Kids é auxiliar na Educação Financeira, apoiando os pais na orientação de seus filhos e nos primeiros passos no universo financeiro. 

"Percebemos que não havia um produto adequado para esse público, além de ser uma demanda recorrente de nossos clientes, que queriam uma opção segura para iniciar os filhos na educação financeira”, explica Priscila.

Recentemente, a Conta Kids do Banco Inter alcançou 1 milhão de clientes.

Para abrir a conta é preciso baixar o app do Banco Inter e fazer o cadastro com os dados da criança ou adolescente e também os do responsável pela conta.

Caso o responsável não for o pai ou a mãe da criança, será preciso enviar com a foto do documento de identificação do responsável algum documento que comprove a guarda.

Para abrir a Conta Kids, é necessário que o menor de idade tenha CPF e RG, serão pedidos também documentos do responsável.

NextJoy

Crianças e jovens de 3 a 17 anos podem conhecer mais sobre dinheiro através dos personagens da Disney.

A NextJoy é uma conta digital gratuita do Banco Next, pertencente ao Bradesco, em parceria com a Disney.

Com ferramentas de aprendizado como vídeos, trilhas sonoras, stories e linguagem pensada para cada faixa etária, a conta une pais e filhos em uma aventura pela educação financeira.

Para abrir uma conta NextJoy, o responsável pela criança deve ser um cliente Next.

Caso o(a) responsável ainda não tenha sua conta Next, basta baixar o app “banco next” na loja de aplicativos e realizar o processo de adesão.

Caso o responsável já possua conta next aberta, basta ir até o menu > “nextJoy” e iniciar a abertura da conta gratuita.

Além dos documentos da criança, será necessário o envio do documento dos pais ou responsáveis.

Yours Bank

Yours Bank vem com o propósito de ser o primeiro banco digital da criança, onde ensinam educação financeira e promovem a liberdade e autonomia para os pequenos.

É um banco digital para pais e filhos, que oferece controle e segurança para os pais e autonomia para os filhos lidarem com o dinheiro.

O responsável pode mandar dinheiro para o filho e acompanhar o extrato de gastos a qualquer hora e de qualquer lugar pelo aplicativo.

O filho terá uma conta digital gratuita com um cartão VISA para realizar compras.

Para abrir a conta Yours, basta baixar o aplicativo e realizar o cadastro do responsável e do dependente.

O cartão deve ser pedido posteriormente pelo usuário, no app YOURS BANK, em PEDIR CARTÃO. 

Como Começar Investir? Baixe Grátis o Livro Digital "Como Começar a Investir do Zero".

Yellow

Yellow é a conta gratuita do C6 Bank voltada para crianças e adolescentes. 

Possui cartão e aplicativos próprios e ferramentas básicas para dar os primeiros passos na vida financeira, mas está vinculada a de um adulto com uma conta ativa no C6 Bank.

O controle parental é um dos pontos fortes. O responsável pela conta acompanha diretamente os gastos e todas as compras feitas são comunicadas via SMS.

O adulto também pode conferir movimentações e extratos bancários sem dificuldade.

A contratação da conta C6 Yellow é feita pelo app do banco logado na conta dos pais ou responsáveis.

No menu, toque em "C6 Yellow" e preencha as informações sobre o seu filho. Este receberá um link para instalar o app C6 Yellow.

Depois de baixar o app Yellow, é preciso concluir o processo de abertura de conta com o envio de uma selfie.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Vale a pena abrir uma conta digital para seu filho?

Abrir uma conta digital para os filhos pode ser uma forma de auxiliar na educação financeira da criança e desenvolver um senso de responsabilidade e entendimento do valor do dinheiro desde cedo.

Mais do que simplesmente abrir uma conta, os pais e responsáveis devem acompanhar de perto e construir com a criança o uso que ela fará da conta.

A educação financeira vai além de aprender a economizar e até mesmo investir. 

É preciso mostrar como gastar de modo inteligente e a importância de pensar no longo prazo para conquistar objetivos maiores, com um futuro tranquilo e independente. 

O exemplo é super importante. Por isso, os pais podem ensinar os filhos incluindo aprendizados e conversas sobre dinheiro no dia-a-dia.

Uma simples ida ao supermercado pode ser uma aula de como analisar fatores como custo-benefício, por exemplo. 

Dar mesada também traz ensinamentos e responsabilidades. 

Por isso, só abrir uma conta não basta. É preciso se envolver, ensinar, mas também dar autonomia para que eles aprendam com os próprios erros.

Para te ajudar na conversa sobre a importância de administrar bem o dinheiro e planejar os investimentos, baixe grátis o e-book "Como Investir Começando do Zero" e saiba como dar os primeiros passos para um futuro financeiro melhor.