GLOSSARIO
Arpu - Average Revenue Per User
ARPU calcula o valor da receita que cada cliente gera para empresa em determinado período. Veja exemplos.
O que é Arpu - Average Revenue Per User
Arpu - Average Revenue Per User, expressão em inglês, pode ser traduzido para português como receita líquida média por usuário.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
O Arpu é um indicador-chave de desempenho (também conhecido como KPI), importante para calcular o valor da receita que cada cliente gera para empresa em determindo período.
Para ser calculada, basta dividir a receita média global gerada pela empresa em um período pela média do número de clientes que adquiriram o produto (no mesmo intervalo de tempo).
→ Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.
O que é KPI
Key Performance Indicator também pode ser conhecido como: Indicador-Chave de Desempenho e Key Success Indicator. São indicadores importantes para um negócio e o seu objetivo.
Esse tipo de indicador deve ser valioso para o negócio e auxiliar membros da diretoria e outros funcionários a tomarem decisões inteligentes.
Com os avanços tecnológicos, há cada vez mais formas de obter informações e dados. Cabe às empresas analisarem quais são os dados relevantes e sistematizá-los em forma de informação valiosa.
Em síntese, é uma dessas formas de sistematizar informações e torná-las relevantes para o processo de decisão. Existem diversos KPIs relativamente comuns, como por exemplo:
- indicadores de produtividade (relacionados a produtividade hora trabalhador)
- indicadores de capacidade (ex: quantidade de produtos que uma máquina pode fazer)
- valor do ticket médio
- Indicadores estratégicos (como o ARPU)
Para que serve a Arpu - Average Revenue Per User
A principal função da ARPU é medir o desempenho da empresa sobre cada cliente. a média de gastos dos clientes e comparar a performance de venda dos serviços e produtos.
Ele proporciona uma visão granular em uma base por usuário ou unidade, sendo assim, é possível rastrear as fontes de receitas e potenciais de crescimento.
No Brasil as empresas de capital aberto oferecem aos acionistas esse tipo de informação. Como investidor, este pode ser um indicador importante para saber sobre a saúde financeira da empresa.
Especialmente os investidores que fazem uso da análise fundamentalista podem utilizar este KPI para verificar a sustentabilidade da empresa no longo prazo.
Exemplo de ARPU
O ARPU surgiu inicialmente como um indicador importante para empresas que ofereciam serviços de assinatura, como empresas de telefonia móvel, internet e entretenimento (como a Telefônica, por exemplo).
Considere uma empresa de telefonia. Em dezembro de 2020, a receita do período foi de 1 milhão de reais, e a empresa possuía 10 mil assinantes, estável ao longo de todo período.
Para calcular o ARPU, é preciso dividir as receitas pelo número de assinantes. Sendo assim, R$1.000.000/10.000 assinantes. Obtem-se então ARPU = R$100.
No mês seguinte, janeiro de 2021, a empresa decidiu oferecer conteúdo adicional a seus usuários como parte da assinatura.
Ela incluiu serviços de streaming de música, assinaturas de revistas e antivírus. A receita do período (Jan/2021) foi de R$1,5 milhão, mas a base de clientes manteve-se a mesma (10 mil assinantes).
Sendo assim, o ARPU aumentou, pois R$1.500.000/10.000 assinantes, tem-se então ARPU = R$150.
Esse pode ser um indicador de que as medidas de inclusão de serviços foram bem sucedidas e que aumentou o ticket médio gasto por cada cliente.
Indicadores relacionados
Verificar se os custos aumentaram e se as margens de lucro continuam satisfatórias também são fatores importantes para a tomada de decisão, mas essas são informações que esse índice não permite avaliar.
Existem dois outros índices que podem colaborar na tomada de decisão. São eles:
ARPPU (Average Revenue Per Paying User): calculado pela mesma fórmula do ARPU, mas considera-se apenas as unidades pagantes (excluí usuários que não efetuaram nenhum pagamento).
AMPU (Average Margin Per User - Margem Média por Usuário): Calculado a partir da média de clientes dividido pela média das margens.
O QUE LER AGORA...
- Notícias
Ibovespa Sobe +0,33% com Apoio do Petróleo; MRFG3 +12,80%
- Notícias
Lucro da Azul (AZUL4) Salta 74,5% e Soma R$ 403,3 Mi no 4T23; Ações caem
- Finanças Pessoais
Ao Construir seu Futuro Financeiro, Siga o Conselho de Richard Thaler
- Finanças Pessoais
5 Coisas para Alcançar a Liberdade Financeira e Largar o Emprego aos 29 Anos