O que é Arpu - Average Revenue Per User 

Arpu - Average Revenue Per User, expressão em inglês, pode ser traduzido para português como receita líquida média por usuário. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Arpu é um indicador-chave de desempenho (também conhecido como KPI), importante para calcular o valor da receita que cada cliente gera para empresa em determindo período. 

Para ser calculada, basta dividir a receita média global gerada pela empresa em um período pela média do número de clientes que adquiriram o produto (no mesmo intervalo de tempo).  

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que é KPI

Key Performance Indicator também pode ser conhecido como: Indicador-Chave de Desempenho e Key Success Indicator. São indicadores importantes para um negócio e o seu objetivo. 

Esse tipo de indicador deve ser valioso para o negócio e auxiliar membros da diretoria e outros funcionários a tomarem decisões inteligentes.

Com os avanços tecnológicos, há cada vez mais formas de obter informações e dados. Cabe às empresas analisarem quais são os dados relevantes e sistematizá-los em forma de informação valiosa.

Em síntese, é uma dessas formas de sistematizar informações e torná-las relevantes para o processo de decisão. Existem diversos KPIs relativamente comuns, como por exemplo:

  • indicadores de produtividade (relacionados a produtividade hora trabalhador)
  • indicadores de capacidade (ex: quantidade de produtos que uma máquina pode fazer)
  • valor do ticket médio 
  • Indicadores estratégicos (como o ARPU)

Para que serve a Arpu - Average Revenue Per User 

A principal função da ARPU é medir o desempenho da empresa sobre cada cliente. a média de gastos dos clientes e comparar a performance de venda dos serviços e produtos.

Ele proporciona uma visão granular em uma base por usuário ou unidade, sendo assim, é possível rastrear as fontes de receitas e potenciais de crescimento. 

No Brasil as empresas de capital aberto oferecem aos acionistas esse tipo de informação. Como investidor, este pode ser um indicador importante para saber sobre a saúde financeira da empresa.

Especialmente os investidores que fazem uso da análise fundamentalista podem utilizar este KPI para verificar a sustentabilidade da empresa no longo prazo.

Exemplo de ARPU

O ARPU surgiu inicialmente como um indicador importante para empresas que ofereciam serviços de assinatura, como empresas de telefonia móvel, internet e entretenimento (como a Telefônica, por exemplo). 

Considere uma empresa de telefonia. Em dezembro de 2020, a receita do período foi de 1 milhão de reais, e a empresa possuía 10 mil assinantes, estável ao longo de todo período.

Para calcular o ARPU, é preciso dividir as receitas pelo número de assinantes. Sendo assim, R$1.000.000/10.000 assinantes. Obtem-se então ARPU = R$100.

No mês seguinte, janeiro de 2021, a empresa decidiu oferecer conteúdo adicional a seus usuários como parte da assinatura. 

Ela incluiu serviços de streaming de música, assinaturas de revistas e antivírus. A receita do período (Jan/2021) foi de R$1,5 milhão, mas a base de clientes manteve-se a mesma (10 mil assinantes). 

Sendo assim, o ARPU aumentou, pois R$1.500.000/10.000 assinantes, tem-se então ARPU = R$150.

Esse pode ser um indicador de que as medidas de inclusão de serviços foram bem sucedidas e que aumentou o ticket médio gasto por cada cliente.

Indicadores relacionados 

Verificar se os custos aumentaram e se as margens de lucro continuam satisfatórias também são fatores importantes para a tomada de decisão, mas essas são informações que esse índice não permite avaliar. 

Existem dois outros índices que podem colaborar na tomada de decisão. São eles: 

ARPPU (Average Revenue Per Paying User): calculado pela mesma fórmula do ARPU, mas considera-se apenas as unidades pagantes (excluí usuários que não efetuaram nenhum pagamento). 

AMPU (Average Margin Per User - Margem Média por Usuário): Calculado a partir da média de clientes dividido pela média das margens.