Educador Alerta para as Armadilhas dos Resultados Trimestrais
|

Educador Alerta para as Armadilhas dos Resultados Trimestrais

Aprender a ler os resultados trimestrais direto na fonte, livra você do risco provocado pelo “destaque seletivo” de informações.

Por
Atualizado em 28/10/2019
Avalie esse texto

Se você tem investimentos em ações é importante considerar alguns cuidados ao ler os resultados trimestrais das empresas.

Entendo que a maioria das pessoas não gosta de ler balanços e demonstrações financeiras das empresas onde investem, pois realmente não é a coisa mais agradável e divertida que possamos fazer com o nosso tempo.

Os balanços estão repletos de números e palavras difíceis de entender, mas felizmente muitas empresas estão caprichando mais na qualidade dos relatórios que produzem, principalmente aquelas que possuem muitos investidores pessoa física.

Elas estão utilizando mais gráficos, infográficos e comentários sobre seus números com mais linguagem acessível para os iniciantes.

É fácil perceber o envolvimento de profissionais que entendem de comunicação, publicidade e marketing ajudando na produção de todo material de comunicação com os investidores.

Aqui temos o ponto onde você deve ter cuidado.

Armadilhas dos Resultados Financeiros

Todas as informações técnicas dos resultados financeiros aparecem nas tabelas dos balanços e demonstrações com centenas de números pequenos e monótonos, exatamente como a normas exigem. 

O problema é que a empresa que escolhe quais dessas informações serão destacadas nos gráficos, infográficos, vídeos e textos com detalhes acessíveis e de fácil entendimento. 

Com isso, é natural que a empresa destaque as informações que ela considera que os investidores devam prestar mais atenção. 

Os pontos negativos ou desfavoráveis nos resultados das empresas acabam merecendo pouco destaque, embora eles estejam misturados com os demais números e tabelas.

As empresas escolhem o que merece sua atenção.

Frequentemente os pequenos investidores prestam mais atenção no que foi destacado e deixam os detalhes em segundo plano.

Os detalhes muitas vezes escondem detalhes importantes.

Veja que esse tipo de comunicação é comum nas propagandas e no processo de venda de qualquer produto ou serviço.

O Risco de Sair na Hora Errada

Quem vende, sempre gasta mais tempo e energia destacando os pontos positivos e fortes do produto.

É papel de quem compra olhar com atenção e procurar os pontos negativos e fracos do produto. 

Isso reforça ainda a importância de o investidor buscar o conhecimento necessário para que possa avaliar os números que as empresas apresentam.

Seria muito bom se todas as empresas fornecessem aos seus investidores dados completos, sempre atualizado, com o histórico gráfico de todos os trimestres dos últimos anos de seus indicadores mais importantes.

Por exemplo, o lucro líquido de um único trimestre não nos diz muito, mas um gráfico com o histórico de 20 trimestres dos últimos 5 anos, nos permite observar tendências de alta, baixa ou estabilização dos lucros.

Resultado Trimestral destacado do 2ª trimestre de 2014  da Engie Brasil, abaixo do esperado.

EGIE3 - Resultado Trimestral 2T14
EGIE3 – Resultado Trimestral 2T14

Empresa continuou em tendência de crescimento após o resultado ruim. Observe como o preço da ação acompanha os lucros da empresa.

Gráfico EGIE3: Lucro Empresa vs Preço da Ação
Gráfico EGIE3: Lucro Empresa vs Preço da Ação

A linha laranja representa o lucro da empresa e a linha azul o preço da ação.

Existem diversos números nos resultados de uma empresa que precisam ser avaliados no contexto dos resultados anteriores para que possamos identificar tendências.

Fica a critério do investidor organizar os dados passados ou até assinar alguma ferramenta de análise fundamentalista que forneça o histórico completo de balanços e demonstrações financeiras.

Como falei, as empresas destacam as informações que elas consideram mais importantes. Nem sempre o que elas acham importante destacar é o que você acha importante saber.

Banner will be placed here

Aqui no The Capital Advisor (TheCap) existem análises realizadas por profissionais que leram os resultados recentes e destacaram pontos que eles consideram relevantes.

Veja aqui a lista de divulgação dos resultados trimestrais.

Muitas vezes os analistas podem chamar a sua atenção para pontos que não foram destacados nos resultados.

Pode ser o ponto de partida para que você se motive a ler o resultado por inteiro, na busca do que você considera importante.

Nada é Melhor do que Ir Direto na Fonte

Eu acredito que nada é melhor do que ir direto na fonte. 

Para isso você deve se qualificar através de livros sobre análise fundamentalista e cursos para selecionar ações na bolsa de valores.

Esses materiais normalmente ensinam a utilizar as ferramentas que facilitam a leitura e o entendimento dos resultados.

Como tudo que é novo, temos que investir um pouco de tempo para aprender a “linguagem dos resultados”, mas felizmente só precisamos aprender uma única vez para depois colher os resultados pelo resto da vida.

Disclaimer
Declaro que as informações contidas neste artigo são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre o mercado, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.

Avalie esse texto

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais