O que é Argumento da Falácia

Argumento da Falácia, também conhecido como falácia da falácia ou argumentum ad logicam (em latim) é uma uma forma de argumentar. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Usamos o argumento da falácia quando tiramos uma conclusão errada do fato de um argumento ser falacioso.

Uma falácia é um raciocínio errado com aparência de verdadeiro. 

A repetição dos termos torna um pouco complicado a compreensão desse argumento, mas de forma simplificada, isso ocorre quando: 

  • A pessoa A diz um determinado raciocínio falacioso (falso, incorreto)
  • A pessoa B assume que a conclusão do raciocínio é falsa, por consequência
  • Contudo, a conclusão do raciocínio falacioso da pessoa A é verdadeira 
  • A pessoa B comete o argumento da falácia 

Uma falácia é um argumento inválido, mas disso não se segue que sua conclusão tenha que ser falsa, pois verdade e validade são coisas diferentes.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Exemplos de Argumento da Falácia

Vejamos alguns exemplos para ilustrar melhor o argumento da falácia.

  • Júlia diz que está na Bahia. 
  • Carla assume que já que Julia está na Bahia, com certeza, ela está em Salvador
  • Carla usou um pressuposto incorreto, baseado em uma generalização (falácia)
  • Contudo, Júlia realmente está em Salvador.
  • Assumir que Júlia não está em Salvador apenas porque Carla está errada é cometer a falácia da falácia ou argumento da falácia 

Outro exemplo:

  • Laura diz que as ações se uma empresa irão cair, partindo do pressuposto que vão cair porque já subiram demais (falácia do apostador) 
  • Devido a pandemia do Covid-19, as ações da empresa realmente caíram
  • As ações da empresa caíram, mas não devido ao pressuposto de Laura 
  • A argumentação de Laura está incorreta, mas a conclusão foi verdadeira 
  • Assumir que as ações não caíram, porque Laura estava errada é comenter a falácia da falácia

Argumento da Falácia e Economia Comportamental

A Economia Comportamental é uma disciplina inaugurada ao longo do século XX,  que incorpora economia, psicologia, neurociência e outras ciências sociais.

Ela surge a partir da crítica à ideia de que os agentes econômicos são, por natureza, tomadores de decisões racionais, ponderados, centrados e capazes de processar absolutamente todas as informações relevantes.

Para economia comportamental, isso não é verdadeiro:  nem sempre os agentes econômicos tomam as decisões mais racionais. Fatores emocionais e o comportamento dos outros podem impactar suas ações.

A partir desta perspectiva, diversos estudiosos buscam entender quais são os viéses que influenciam as tomadas de decisões nas finanças pessoais e no comportamento do mercado.

Nesse contexto, o Argumento da Falácia é um desses vieses: um agente pode tomar uma decisão, pensando que está certo, e na verdade, está errado. Lembre-se que falácia é aquilo que tem aparência de correto, mas está errado. 

Por isso, é importante verificar se ao tomar uma decisão econômica, o investidor está tomando-a embasada na razão e  na verdade.

Argumento da Falácia no mercado financeiro 

No blogs e sites do mercado financeiro, é possível encontrar muitos materiais que buscam prever cenários, analisar contextos e prover explicações sobre diversos temas. 

A internet trouxe muitos benefícios. Podemos aprender  e compartilhar informação como nunca havíamos podido antes. Contudo, essa velocidade também trouxe como consequência que alguns conteúdos não tenham argumentos bem embasados.

Essa velocidade também nos deixa com pouco tempo para refletir e pensar. Diversas razões nos levam a desconsiderar todo um argumento, muitas delas pouco sensatas.

Quando lemos sugestões de especialistas ou outros conteúdos sobre o mercado financeiro, é sempre importante a reflexão e a razão, a fim de perceber argumentos falaciosos.

Por outro lado, também é importante estar atento para não incorrer na falácia da falácia e desconsiderar conclusões verdadeiras e úteis para as decisões financeiras e de investimentos. 

Tal como a Economia Comportamental explica, os seres humanos não conseguem ser sempre racionais. Contudo, investir tempo para refletir ao interpretar fatos e tomar decisões racionais é um passo importante para alcançar a independência financeira.