O que é Aquisição Hostil 

Aquisição é um termo que significa ato, processo ou efeito de tomar posse de algo. No mundo das finanças, geralmente, é utilizado para se referir ao processo de transferência de posse de empresas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por consequência, aquisição hostil é quando uma empresa é adquirida por outra, sem que haja consentimento do conselho administrativo da empresa comprada.

Essa operação se dá apenas para empresas de capital aberto, porque se dá através da transação de ações.

A compra de empresas por meio da aquisição hostil não é a única forma de adquirir uma empresa. Existem outros métodos, menos tensos, para realizar a compra de uma empresa, como fusões ou aquisições amigáveis. 

O investidor que opta por comprar ações, deve estar atento às tentativas de aquisição hostil nas empresas que investem e até mesmo de outras empresas.

Isso ocorre, porque a tentativa de aquisição hostil pode alterar o preço das ações da empresa que sofre o ataque, bem como das empresas de setores próximos ou relacionados.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Aquisição Hostil empresarial  

Uma vez que a empresa esteja na Bolsa de Valores, seus papéis são negociados todos os dias e milhares de pessoas podem ser suas acionistas.

Quando uma empresa decide adquirir uma outra, sem consentimento, ela pode usar diversas táticas, como um ataque ao amanhecer.

Nesse caso, a compradora compra uma participação substancial da empresa alvo, assim que os mercados abrem, de forma que a empresa perde o controle antes mesmo de perceber o que está acontecendo.

O conselho administrativo da empresa comprada pode reagir através de uma pílula de veneno (ou poison pill, no inglês).

Aquisição Hostil e pílula de veneno

Quando uma empresa sofre uma tentativa de aquisição hostil, ela pode reagir usando uma estratégia conhecida como pílula de veneno.

As pílulas de veneno  são estratégias que tornam a empresa menos atrativa para aquele que decide tentar adquiri-la de forma não acordada previamente. 

As pílulas de veneno permitem que os acionistas que já possuíam ações antes da do ataque tenham o direito de comprar ações adicionais com desconto, o que dilui a participação acionária da nova parte hostil.

As pílulas de veneno também podem aumentar significativamente o custo de aquisição e criam desincentivos para tentar impedir que a aquisição hostil se dê. 

Quando um conselho administrativo reage com uma pílula de veneno, ele pode estar tentando impedir a compra não desejada da empresa, mas também, pode querer apenas aumentar o valor da empresa e fazer uma melhor negociação. 

Exemplos de Aquisição Hostil

Em 2011, uma empresa estadunidense de alimentos embalados chamada Conagra tentou realizar uma aquisição amigável da Ralcorp, também fabricante de vários produtos alimentícios.

As primeiras negociações foram rejeitadas e a Conagra decidiu realizar uma aquisição hostil a Ralcorp. A empresa-alvo respondeu usando a estratégia da pílula de veneno.

Por sua vez, a empresa compradora respondeu oferecendo 94 dólares por ação, o que era significamente maior do que 75 dólares - que era o valor por ação quando se deu o início da tentativa de aquisição. 

Inicialmente, a Ralcorp rejeitou o negócio, que depois se realizou. A empresa foi adquirida por uma aquisição amigável por um preço de 90,4 dólares cada ação. 

Em 2012, também nos Estados Unidos, a Netflix sofreu uma tentativa de aquisição hostil. Depois que um investidor adquiriu uma participação de 10%, a empresa lançou uma estratégia que pode ser considerada uma pílula de veneno. 

A empresa decidiu que, qualquer nova aquisição de mais de 10% da companhia (ou fusão ou transferência de mais de 50% dos ativos) permitiria aos acionistas existentes comprar duas ações pelo preço de uma.

Esse é um exemplo de que a pílula de veneno foi utilizada a fim de reduzir a participação acionária de possíveis novos acionistas.