O que é Aprendizado Organizacional 

Aprendizado organizacional é a estratégia de continuamente dividir conhecimento sobre as dinâmicas, demandas e rotinas corporativas, focando em atividades coletivas dentro e fora de uma empresa. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O aprendizado organizacional pode se dar de maneira formal (por exemplo, através de treinamentos) ou de forma informal (como através do exemplo de líderes e troca de experiências).

Assim, o aprendizado educacional é uma junção de conhecimentos formais e informais que permite que uma empresa seja mais organizada e atinja melhores resultados no mercado que atua. 

Além disso, permite que uma empresa tenha funcionários mais motivados e engajados, ao mesmo tempo que torna-se propícia à inovação e a uma cultura de compartilhamento. 

Defensores da cultura de aprendizado organizacional sugerem que líderes e gestores de um negócio ou uma área de uma empresa devem habilitar e ensinar os colaboradores sobre as vantagens do aprendizado organizacional. 

Por outro lado, os funcionários devem reunir, aprender a usar e compartilhar o conteúdo adquirido dentro e fora da companhia. Assim, ele poderá colaborar mais com a empresa que atua e destacar-se no mercado.  

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Aprendizado Organizacional Informal

A maior parte do que os funcionários de uma empresa aprendem ao longo do período que trabalham em uma companhia se dá de forma informal.

Líderes devem fomentar e instigar esse tipo de aprendizado, enquanto os funcionários devem estar atentos às oportunidades de adquirir conhecimento ao longo de sua jornada de trabalho.

O aprendizado informal pode se dar em ambientes inesperados, como salas de café ou happy hours.  

Empresas que aderiram ao home office ou alteraram seus escritórios de forma permanente após a pandemia devem estar atentas a possíveis perdas de conhecimento, uma vez que as pessoas não estão se encontrando de forma presencial.

Alguns exemplos de aprendizado organizacional informal são:

  • Experiência empírica do profissional: Ao longo de suas próprias experiências, o profissional pode compreender seus erros e acertos e criar estratégias para evitar que as falhas persistam no futuro. 
  • Aprendizagem com o líder: Um bom líder deve compartilhar conhecimentos com sua equipe (compartilhar notícias relevantes, incentivar leituras e dar exemplos de suas próprias experiências e atitudes).
  • Compartilhamento de informações: criação de fóruns e espaços para compartilhamento dos conhecimentos sobre processos internos da empresa e sobre atitudes que facilitam a rotina diária da empresa. 

Aprendizado Organizacional Formal

Além das estratégias de aprendizado organizacional informal, um gestor deve estar atento aos possíveis canais de aprendizado formal, assim como um funcionário deve buscar espaços para aprendizado contínuo.

O trabalho remoto também criou desafios neste sentido, pois, treinamentos e outras estratégias de aprendizado formal se tornaram mais difíceis e menos dinâmicas quando feitos online.

Por outro lado, a facilidade das tecnologias permitiram que os treinamentos pudessem chegar a muitas mais pessoas, uma vez que não há limites geográficos.

Entre as estratégias de aprendizado formal estão:

  • Benchmarking: Observar outras empresas ou outras áreas de uma mesma companhia, a fim de buscar boas práticas e avaliar quais seriam aplicáveis à organização.
  • Treinamentos sobre a cultura da empresa: dividir conhecimentos sobre a missão e os valores estabelecidos pelos líderes como chaves para empresa
  • Treinamentos práticos: fomentar tarefas que tragam para a prática atividades que foram vistas do ponto de vista teórico, a fim de assimilar o conhecimento
  • Treinamentos de processos: compartilhar informações sobre os processos da empresa, ou de alguns departamentos que se relacionam com a empresa como um todo

Aprendizado Organizacional e Coach 

O mercado de coaches tem crescido muito no Brasil e no mundo. Há coaches para todas as áreas do conhecimento, especialmente na área de finanças pessoais. 

Assim, também há muitos coaches que atuam diretamente em estratégias de aprendizado organizacional, que podem ser úteis para funcionários e líderes.

O Instituto Brasileiro de Coaching, por exemplo, trabalha com soluções na área de aprendizado organizacional.