Para conter a escalada mais recente da inflação no Brasil, o Banco Central elevou na quarta-feira, 5, a Selic, de 2,75% para 3,50% ao ano.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse foi o segundo aumento consecutivo de 0,75 ponto porcentual, em um movimento iniciado em março deste ano.

Ao anunciar a decisão, o BC também sinalizou a intenção de promover novo aumento no próximo mês, para 4,25% ao ano.

A alta de juros ocorre apesar das dificuldades do Brasil para reativar a atividade econômica.

Por trás da decisão do BC está o receio de que a inflação brasileira possa acelerar, em especial no próximo ano - que passou a ser a principal referência da instituição em sua decisão sobre os juros.

As projeções da autoridade monetária, atualizadas ontem, indicam que o IPCA - o índice oficial de inflação - encerrará 2021 com alta de 5,1%.

Esse porcentual já está bem acima da meta de inflação perseguida pelo BC para este ano, de 3,75%, embora exista uma margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual (inflação entre 2,25% e 5,25%).

Já a expectativa do BC para o IPCA em 2022 é de 3,4% - valor muito próximo da meta para o ano que vem, de 3,50%. Para evitar que o índice de preços se "descole" da meta em 2022, o BC decidiu elevar os juros.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Commodities

Ao justificar a decisão, o BC lembrou em comunicado que, "com exceção do petróleo, os preços internacionais das commodities (matérias-primas) continuaram em elevação, com impacto sobre as projeções de preços de alimentos e bens industriais".

"Além disso, a transição para patamares mais elevados de bandeira tarifária deve manter a inflação pressionada no curto prazo", acrescentou o BC, em referência ao mecanismo que eleva o valor da conta de energia elétrica para famílias e empresas.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

O BC também alertou para o chamado "risco fiscal", ligado às dificuldades do governo em equilibrar receitas e despesas, em especial em meio ao combate aos efeitos da covid-19.

Para a instituição, "novos prolongamentos das políticas fiscais de resposta à pandemia que piorem a trajetória fiscal do País", assim como frustrações em relação às reformas econômicas, podem gerar mais inflação no futuro.

Nova Alta

O resultado foi que, além de elevar a Selic a 3,50% ao ano, o BC sinalizou novo aumento de 0,75 ponto porcentual no próximo mês, para 4,25% ao ano.

A alta de juros ocorre a despeito de a autarquia reconhecer o impacto da segunda onda da covid-19 sobre o Brasil.

"Em relação à atividade econômica brasileira, indicadores recentes mostram uma evolução mais positiva do que o esperado, apesar da intensidade da segunda onda da pandemia estar maior do que o antecipado", registrou o BC ontem.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

"A incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia ainda permanece acima da usual." Para o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, a comunicação do BC reforça a perspectiva de pelo menos mais dois aumentos seguidos de 0,75 ponto porcentual da Selic, com a taxa atingindo o patamar de 5,00% ao ano.

"Em linhas gerais, o BC mostrou-se austero com o avanço da inflação, e a perspectiva é de que isso continue assim. Mas ele manteve a sinalização de normalização 'parcial' do juro", afirmou Sanchez, a respeito da sinalização do BC de que ainda manterá algum estímulo à economia, em meio à crise provocada pela pandemia.

Na prática, a leitura é de que a Selic subirá, mas ainda permanecerá em níveis mais baixos que no passado, em função da fraqueza da economia.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.