O que é Aporte Inicial 

Aporte Inicial, é a primeira contribuição dada para determinado objetivo. Por definição, um aporte é uma contribuição, que pode ser financeira ou em forma de ações para um determinado fim.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na prática, esse conceito é muito utilizado por instituições financeiras que oferecem Fundo de Previdência Privada.

Nesse contexto, o aporte inicial é a primeira quantia em dinheiro paga por uma pessoa que deseja investir em planos de previdência privada.

O aporte inicial é uma etapa para dar início ao investimento no fundo de previdência, que por natureza, trata-se de um investimento de médio e longo prazo.

Para que seja um investimento que atenda as expectativas do investidor, é muito importante que além do aporte inicial, ele tenha consistência na hora de realizar os aportes .

Isto é, não basta fazer um aporte inicial de R$300 e não dar continuidade. É preciso manter a consistência de repetir por muitas vezes esse aporte, para assim ter renda satisfatória para quando chegar a aposentadoria. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Aporte e Aplicação

O conceito de aporte inicial é bastante utilizado no âmbito dos fundos de previdência, contudo, é possível encontrar alguns especialistas que usam aporte inicial como sinônimo de primeira aplicação em um investimento. 

Aplicações financeiras é um termo genérico para descrever  quantias de dinheiro alocadas em investimentos dos mais diversos tipos, como Fundos de Investimento e Ações, assim como também podem ser os aportes. 

Dessa forma, em alguns contextos, aportes são sinônimos de aplicações, enquanto aporte inicial é bem mais utilizado por instituições que gerem fundos de previdência. 

Aportes na previdência privada  

A previdência privada, também conhecida como previdência complementar, é um investimento de longo prazo. O objetivo do investidor é ter uma fonte de renda para a aposentadoria. 

Para contratar uma previdência privada, é preciso buscar uma instituição financeira credenciada, como seguradoras e corretoras de valores. 

O próximo passo é pagar o valor do aporte inicial. Uma vez pago, o plano de previdência começa a ter validade. Há ainda instituições que não exigem o aporte inicial.

Não é necessário que o aporte inicial seja alto.  Como dito anteriormente, o importante é a consistência. Existem seguradoras  que o aporte inicial é de apenas R$25.

Para resgatar uma previdência complementar de alto retorno, os fatores mais determinantes são o tempo, a consistência e o valor dos aportes. 

Ao final do prazo estabelecido em contrato, o contratante tem a opção de resgatar todo valor ou em parcelas. Quanto maior o tempo de contribuição, maior o valor acumulado. 

Fundos de previdência são apenas uma das alternativas para se aposentar com tranquilidade. Outros investimentos no mercado financeiro, feitos a longo prazo, também podem garantir uma boa renda na aposentadoria. 

Nesse caso, o melhor caminho é buscar o investimento que esteja mais de acordo com seus objetivos e suas possibilidades,  para então, realizar a aplicação inicial.

Aqui,  a regra da consistência se mantém, porque no mercado financeiro, é importante também realizar aportes periodicamente.  

Aportes em fundos de Previdência  

Os fundos de previdência são fundos administrados por instituições financeiras, regulados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e que visam garantir rentabilidade no longo prazo. 

Uma pessoa que opta por investir em um fundo de previdência pode escolher fazer aportes periódicos (mensais, trimestrais, semestrais e até anuais) ou únicos (realizados de uma só vez na contratação do plano).

A maior parte das pessoas opta por poupar ao longo do tempo, ao invés de fazer uma parcela única. O investidor também pode realizar aportes extras, a qualquer momento. 

Por exemplo, quando o investidor que investe em fundos de previdência recebe férias, 13º salário, heranças e outras renda extraordinárias, ele pode realizar esses aportes extras.