O que é APIMEC

A APIMEC é a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Ela é responsável por garantir e regular a certificação dos profissionais do ramo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A empresa se credenciou para atender aos dispositivos da nova instrução da Comissão de Valores Mobiliários, assumindo, a partir de outubro de 2010 o status de auto-regulador da atividade de analista de valores mobiliários. 

Ela também garante representação política institucional frente ao governo, entidades representativas congêneres do mercado e em âmbito internacional, frente a outras confederações de profissionais.

A associação atua no desenvolvimento de estudos e pesquisas que buscam o desenvolvimento do mercado de capitais e a capacitação de profissionais. 

Ela surgiu em junho de 1988, com a finalidade de congregar todas as APIMECs Regionais - Distrito Federal, Minas Gerais, Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

APIMEC Regional e APIMEC  Nacional

A APIMEC Nacional é unificadora das APIMECs regionais. Ela elabora suas atividades no âmbito federal relacionadas à certificação dos profissionais, à representação política institucional no governo e no mercado.

A APIMEC Nacional também promove a cada dois anos o congresso geral da categoria e anualmente o Prêmio Apimec.

O prêmio distingue profissionais e empresas que mais se destacaram no período nas categorias analista, companhia aberta, imprensa, relações com investidores e especial.

Já as APIMEC Regionais, por sua vez, dedicam-se ao treinamento dos profissionais, através de cursos e seminários; à elaboração de trabalhos técnicos; à promoção de reuniões com empresas e ao relacionamento com todos os associados.

Membros da APIMEC

Entre os analistas e profissionais de investimento do mercado de capitais estão geralmente: pessoas formadas em administração de empresas, economia, ciências contábeis, engenharia ou direito.

São pessoas que trabalham em instituições financeiras, asset management companies, seguradoras, fundos de pensão e empresas de consultoria. Há, por exemplo, analistas de valores mobiliários e administradores de portfólio. 

A associação é dirigida por um Conselho Diretor, sendo que o presidente e o vice são eleitos diretamente pelos associados das Regionais e os conselheiros são os seis presidentes das Regionais. 

Certificações da APIMEC

A APIMEC desenvolve diversos tipos de certificações, a fim de elevar os padrões dos profissionais de investimento brasileiros a níveis internacionais. Entre elas estão: 

  • CNPI - Certificado Nacional do Profissional de Investimento
  • CNPI-T - Certificado Nacional do Profissional de Investimento - para analistas técnico
  • CNPI-P- Certificado Nacional do Profissional de Investimento para analista pleno (fundamentalista e técnico) 
  • CIIA - Certified International Investment Analyst
  • CGRPPS - Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social

Os exames CNPI são oferecidos pela Apimec, ao longo de todo ano, e são realizados nos Centros de Testes da FGV em diversas cidades brasileiras. 

Esses exames custam de R$417 à R$615 reais e são divulgados por meios da página de certificações da FGV

Já os exames CIIA são feitos pela Association of Certified International Investment Analysts (ACIIA), que compreende associações de profissionais de investimento de 34 países. Para obtê-lo, é necessário possuir o CNPI. 

Certificação da Apimec e Áreas de Conhecimento

Os participantes deste programa devem possuir ou devem buscar desenvolver experiência profissional e conhecimento técnico nas seguintes áreas:

  • Administração de Recursos
  • Consultoria
  • Análise e Pesquisa Financeira
  • Investment Banking
  • Finanças Corporativas
  • Administração de Riquezas
  • Relações com Investidores
  • Vendas e Operações nos Mercados Financeiros e de Capitais

APIMEC no Exterior

Apimec Nacional é sócia fundadora e membro do Board da ACIIA - Association of Certified International Investment Analysts - entidade internacional que se dedica à certificação de profissionais em todo o mundo. 

Ela também é membro do ICIA - International Council of Investment Association, entidade que congrega Federações de profissionais de investimento de todo o mundo (APIMEC, AIMR, ASAF, EFFAS E IASSA).