O que é Anuidade

A anuidade, também conhecida como taxa de anuidade, é uma cobrança feita por bancos ou outras instituições financeiras pelo uso do cartão de crédito. 

Como Saber a Hora de Entrar e Sair dos Investimentos? GI Wealth faz Gestão para Investimentos Superior a R$ 300 mil.

As instituições financeiras alegam que a cobrança do valor é necessária devido aos benefícios oferecidos pelo cartão, como acúmulo de pontos, acesso a salas VIP, seguros e assistências oferecidas pelas bandeiras.

O Banco Central permite a cobrança da anuidade conforme sua resolução 3919, que estabelece que ela pode ser feita a cada ciclo de 12 meses.

A resolução também estabelece que a anuidade deve estar claramente divulgada na tabela geral de tarifas do banco e informada ao cliente no momento da contratação do cartão de crédito.

Ela pode ser cobrada mensal ou anualmente. Geralmente é cobrada automaticamente, na fatura do cartão, logo a partir do primeiro mês de uso. 

Não há regras fixas para a frequência dessa cobrança (mensal ou anual), por isso, o ideal é consultar a instituição financeira emissora através do serviço de atendimento e perguntar por essas informações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Cartão de Crédito 

O cartão de crédito é aliado na hora de planejar as finanças pessoais, mas sem controle financeiro, pode se tornar um vilão. 

Evitar gastos desnecessários é importante para que a fatura do cartão não vire uma bola de neve sem que o usuário perceba. 

Se a sua demanda pelo cartão de crédito se enquadra em uma categoria em que você não precise pagar a anuidade, busque por opções que em que seja possível evitar essa taxa.

Principalmente depois da revolução dos bancos digitais, surgiram diversos cartões de crédito que permitem que não seja pago a anuidade. 

Gratuidade da Anuidade

Com o surgimento de vários bancos digitais nos últimos anos, há uma vasta opção de cartões de crédito sem anuidade, sendo que muitos podem ser pedidos diretamente por aplicativos de celular. 

Alguns opções são: 

Contudo, não são apenas os novos bancos digitais que oferecem opções de cartões de crédito sem anuidade.  Bancos tradicionais também possuem opções, entre eles:

Quanto custa a anuidade 

O valor da anuidade varia conforme o banco emissor, a bandeira e a categoria do cartão, e consequentemente, os benefícios oferecidos em cada uma delas. 

Sendo assim, a variação vai de zero (os cartões sem anuidade já apresentados) e pode chegar até mais de 1400 reais, como o American Express The Platinum Card

Benefícios

Os benefícios variam também conforme o banco emissor, a bandeira e a categoria do cartão. Por exemplo, no caso do American Express The Platinum Card, há benefícios como:

  • Salas VIP nos principais aeroportos do Brasil e do mundo, além de seguros e assistências em viagem.
  • Programa Membership Rewards com pontos que nunca expiram.
  • Programa Menu com mesa VIP, descontos especiais no valor da conta, reserva pelo aplicativo em restaurantes selecionados.

Contudo, não é preciso pagar tanto para ter benefícios da anuidade. Muitos cartões mais simples possuem programas de milhas (como Smiles, da Gol) ou troca de pontos por produtos, como MasterCard Surpreenda.

Negociar a anuidade

Se você já possui um cartão de crédito e não deseja emitir um novo, você ainda pode negociar o valor da anuidade do seu cartão atual. 

Para negociar a anuidade, antes de tudo, verifique as condições do contrato realizado ao emitir o cartão de crédito. Esteja atento, porque essa taxa muda todos os anos. 

Uma vez ciente dos seus direitos de contrato e das mudanças recentes, você pode ligar para o banco e negociar a taxa. Geralmente, o telefone da central aparece no verso do cartão. 

Lembre-se de ser educado, permanecer calmo e escutar as propostas que o atendente fizer, mas manter-se firme no objetivo de reduzir a tarifa ou zerá-la. Clientes com histórico positivo, pontuais no pagamento do cartão e que gastam com frequência geralmente conseguem isenção.