O que é anticíclico

Anticíclico é um adjetivo utilizado na economia para descrever ações tomadas por parte do Governo que impedem ou tentam impedir o desenvolvimento excessivo de um ciclo econômico

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Ciclo Econômico

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para entender o que são as políticas anticíclicas, é preciso antes clarificar o que é um ciclo econômico. 

O ciclo econômico refere-se às flutuações da atividade econômica ao longo do tempo. Segundo Joseph Schumpeter, importante economista austríaco, o ciclo econômico se divide em quatro fases:

Expansão: A economia cresce, a demanda agregada aumenta, as empresas lucram e o desemprego diminui, com o aumento da produção de mercadorias e serviços. 

Boom: É o pico do ciclo de expansão, nesses picos, pode haver desequilíbrios econômicos, como aumento da inflação e necessidade da elevação da taxa de juros.

Contração: Nesta fase, há diminuição da atividade econômica e a taxa de desemprego aumenta. Há redução na velocidade de aumento da demanda agregada e reduz-se a produção de mercadorias e serviços. 

Recessão: É a fase de crise. O desemprego está a níveis altíssimos, a produção de mercadorias e serviços está estagnada ou em diminuição da demanda agregada. 

Crises

Entender os ciclos econômicos é importante para explicar a razão das crises econômicas. Diversas correntes na economia tentaram explicar a razão pela qual as crises existem e como prevê-las. 

Por exemplo, para os economistas neoclássicos, o ciclo econômico tende ao equilíbrio geral e as variáveis econômicas se ajustam naturalmente.

Já para os keynesianos, corrente de pensamento embasada no pensamento de John Mayard Keynes, não há tendência ao equil´íbrio e é preciso que o Governo aja para conter as tendências dos ciclos.

Ou seja, de acordo com os neoclássicos, no período de crise, não há nada que possa ser feito. Para os keynesianos, quando há recessão, o Governo deve agir para que reverta a tendência.

Quando o governo age para reverter uma tendência de recessão ou corrigir falhas do ciclo de expansão, ele está adotando uma política anticíclica. 

Instrumentos de política anticíclica 

Para tentar impedir o avanço de um ciclo, o Governo pode usar alguns instrumentos, entre eles: a política monetária e a política fiscal.

Política monetária

A política  monetária maneja duas variáveis importantes para a manutenção de um ciclo econômico: a taxa de juros (controlada pelo Banco Central) e a inflação

Quando a atividade econômica está em declínio, diminuir a taxa de juros é um esforço do Governo para que as pessoas tenham mais acesso ao crédito e ao consumo, e consequentemente, aumente a demanda agregada.

Já em épocas de alta na atividade econômica, o Governo pode aumentar a taxa de juros para combater a inflação

Política fiscal 

A política fiscal considera duas variáveis importantes: ampliação ou redução do gasto público e a redução ou aumento das alíquotas de imposto. 

Por gasto público, entende-se políticas em que o Governo gasta suas receitas em atividades que possam colaborar para a retomada da economia. Por exemplo, programas habitacionais ou investimentos em saúde e educação. 

Muitos economistas defendem que em épocas de crise, o gasto público é o único capaz e responsável por retomar o crescimento, quando outros agentes não se sentem confiantes em gastar e investir. 

Correntes mais liberais acreditam que o Estado não deve intervir desta forma e, portanto, deve restringir-se a controlar as variáveis monetárias. 

Quanto aos impostos, segue-se a mesma lógica: em épocas de recessão, o Governo pode reduzir a arrecadação para incentivar o consumo, e quando há crescimento, pode aumentá-la para reduzir a demanda e conter a inflação. 

Ciclos econômicos no mercado financeiro

O mercado financeiro é diretamente impactado pelas flutuações da economia. Em períodos de expansão, os preços de ações e commodities tendem a aumentar, enquanto em momentos de crises, despencam. 

Se você é um investidor que usa a análise fundamentalista, ter um bom entendimento do cenário macroeconômico é importante para ter sucesso nos investimentos.

Esteja sempre atento ao ciclo econômico vigente e verifique quais são as medidas tomadas pelo Governo para reverter (ou não) essa tendência.