O industrial Andrey Melnichenko é o principal acionista da empresa de fertilizantes EuroChem Group e da empresa de energia a carvão, SUEK.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O bilionário russo não escapou das sanções internacionais direcionadas aos influentes da Rússia, após a invasão da Ucrânia pelo presidente Putin.

Com uma fortuna avaliada em US$ 24,7 bilhões, estimada pela Forbes, o empresário entrou na mira internacional e teve seus bens e ativos financeiros congelados por determinação do Reino Unido e da União Europeia.

Mesmo assim, ele permanece como a 58ª pessoa mais rica do mundo em 2023.

Conheça mais da trajetória do bilionário dos fertilizantes, o russo Andrey Melnichenko.

Quem é Andrey Melnichenko

Andrey Melnichenko é um industrial bilionário e filantropo russo. Ele é um dos fundadores do MDM, além de ser o principal acionista da EuroChem Group, empresa de fertilizante, e do SUEK, grupo voltado para produção de energia proveniente do carvão.

Vida e carreira

Andrey Igorevich Melnichenko nasceu no dia 8 de março de 1972, na cidade de Gomel, antiga União Soviética, região onde se encontra hoje a Bielorrússia.

No final dos anos 80, Melnichenko ingressou na Faculdade de Física da Universidade Estadual Lomonosov de Moscou. Depois se transferiu para a Universidade Russa de Economia, onde se formou em finanças.

Sua carreira empresarial começou ainda em seu período de faculdade, no início da década de 1990, durante o período de privatizações na Rússia após o colapso da União Soviética. 

Aproveitando a política de câmbio implementada no país após o fim da URSS, Melnichenko abriu, junto de mais dois colegas, uma rede de casas de câmbio.

Foi na evolução deste negócio que ele se aventurou no setor bancário e foi cofundador do MDM Bank.

As instabilidades pós-queda da URSS e a entrada do capitalismo na região contribuíram para que o banco se tornasse uma das principais instituições financeiras privadas da Rússia. 

Até o início dos anos 2000, o MDM havia adquirido sete bancos regionais.

Andrey ocupou o posto de presidente do Conselho de Administração do MDM Bank de 1993 até 1997, função para a qual retornou entre 2001 e 2005.

Seu sucesso no setor bancário também lhe proporcionou o capital e as conexões necessárias para investir em outros setores.

O empresário diversificou seus ativos fazendo investimentos significativos em carvão, fertilizantes e energia. 

Um de seus principais empreendimentos é a SUEK (Siberian Coal Energy Company), uma das principais empresas de carvão do mundo. 

Ele também detém participações significativas na EuroChem, um importante player na indústria de fertilizantes, e na SGK, uma empresa de energia siberiana. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As empresas de Melnichenko, que empregam mais de 100 mil pessoas, investiram cerca de 23 bilhões de dólares na produção de fertilizantes e carvão nos últimos 15 anos.

Um dos braços de seus investimentos está no Brasil, com a EuroChem Group no estado do Pará.

Em março de 2022, Melnichenko foi sancionado pela UE e pelo Reino Unido e, posteriormente, pelos EUA em agosto de 2022, após a invasão Russa na Ucrânia.

Ele chegou a chamar as sanções de "absurdas e sem sentido".

Além de seus empreendimentos comerciais, Melnichenko também é conhecido por seu estilo de vida sofisticado. 

Ele é dono de um dos maiores e mais caros iates do mundo e  ganhou as manchetes quando seu iate SY A, foi congelado pelas autoridades italianas.

Segundo a Forbes, Melnichenko transferiu suas ações da Eurochem e da SUEK em 2022 para um fundo do qual afirma não poder se beneficiar enquanto estiver sob sanções.

Melnichenko ainda possui uma coleção de arte impressionista, incluindo peças de Claude Monet.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.