O que é ANCORD

A ANCORD - Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras, é uma entidade que busca representar várias instituições financeiras e consequentemente profissionais do mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Sendo assim, a instituição acaba se tornando uma entidade de classe.

A sua principal finalidade é regular o mercado financeiro e fornecer conhecimentos para profissionais da área e o público em geral.

Por conta disso, a instituição acaba fornecendo cursos, treinamentos e até mesmo certificações para os profissionais que desejam investir ou atuar nessa área.

Na sua tentativa incessante de melhorar o mercado financeiro, a instituição acaba oferecendo a certificação de Agente Autônomo de Investimentos ANCORD.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da ANCORD

A associação ANCORD tem uma história de quase 50 anos ao todo. O projeto deu seu passo inicial no ano de 1972.

O presidente da BOVESPA na época, Raymundo Magliano, acabou oferecendo uma proposta ao conselho que consistia na criação de uma entidade.

Essa entidade seria responsável por representar a classe das corretoras de negócios. Sendo assim, elas acabariam por ficar mais independentes do governo.

Naquele mesmo ano a proposta acabou sendo aprovada e posteriormente, acabou sendo criada a ASCESP - Associação das Sociedades Corretoras de Câmbio do Estado de São Paulo.

Após a associação atuar por mais de uma década com esse nome, em 1982 acabou mudando sua nomenclatura para ANCOR.

Depois de mais alguns anos, a empresa acabou incorporando a CITEC - Centro de Instrução Técnica da BOVESPA. Sendo assim, a entidade passou a representar também as corretoras de mercadorias.

A sigla da corretora permanece nos dias de hoje inalterada, porém, significando outra coisa: Associação Nacional das Corretoras.

Durante o ano de 1992 passou a significar Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias.

No ano de 2004 a instituição passou também a aceitar como associados empresas dedicadas à distribuição e mediação de títulos imobiliários. A partir de 2007 então, a associação passou a aceitar também bancos de câmbio.

Durante o ano de 2011 ocorreu a mudança mais recente na instituição, pois acabou sendo integrada a ela a ADEVAL (Associação das Empresas Distribuidoras de Valores).

Função da ANCORD

Um dos principais papéis da ANCORD é regulamentar a atuação financeira das instituições que ela representa e promover a qualificação dos profissionais na área.

Por conta disso, a instituição acaba sendo bastante conhecida no mercado financeiro por seus cursos e treinamentos que oferece para os investidores.

Considerando o que foi dito, quem deseja ser um corretor da Bolsa de Valores, pode buscar se tornar um Agente Autônomo de Investimentos por meio da Certificação ANCORD.

Atualmente a prova é aplicada pela FGV e é feita de maneira online em mais de 150 localidades diferentes.

A prova busca realizar uma qualificação técnica dos candidatos e é composta por 80 questões de múltipla escolha que devem ser resolvidas em 2h30min.

Entre os temas abordados na prova, estão a atividade do Agente Autônomo de Investimento, código de conduta profissional, entre outros preceitos.

Para realizar a prova que oferece a Certificação de Agente Autônomo de Investimentos da ANCORD, é necessário, portanto, realizar a inscrição para a prova e pagar a taxa de inscrição.

Vale ressaltar que, a instituição também oferece cursos para o público em geral, que abordam temas mais amplos do mercado financeiro.

Em relação a ANCORD, ela acaba a regulação das pessoas jurídicas e físicas que acaba representando, e os seus associados devem seguir o código de conduta à risca.

Qualquer infração cometida pelos associados pode ser denunciada à associação que tomará as medidas cabíveis referentes ao ato infracional do investidor.

O objetivo principal da instituição, no fim das contas, é manter a ética no mercado financeiro e exibir transparência aos que participam desse meio.