O que é ANBID

A ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) é uma organização que foi criada com o objetivo de certificar e capacitar profissionais do mercado de capitais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Além disso, ela reforça a atuação das instituições financeiras no processo de desenvolvimento econômico do Brasil.

Por conta de tudo o que foi dito, a ANBID era considerada uma entidade de classe, ela buscava regulamentar as atividades que eram desempenhadas pelos profissionais do mercado financeiro.

A associação foi fundada em 1967, pouco tempo depois da regulamentação do mercado de capitais no país e sua sede ficava na cidade do Rio de Janeiro.

O seu foco no princípio era representar os bancos e seus investimentos. Porém, em 1990 a associação acabou mudando seu rumo e passou a representar todas as atividades ligadas às instituições financeiras do país.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância da ANBID

A ANBID de uma forma geral, sempre acabou representando de maneira fundamental todos os profissionais atuantes do mercado financeiro.

Além disso, ela acabava auxiliando quem tinha interesse em investir no setor. Sua meta era tornar ainda mais claro o fundamento de todas as operações do mercado financeiro.

Devido a isso, acabou ocorrendo um grande avanço na área do mercado financeiro, e até hoje a sua contribuição é bastante reconhecida e lembrada pelos investidores.

Entre as contribuições que ela ofereceu para o âmbito empresarial enquanto atuava, podemos destacar:

  • Maior incentivo à implementação de melhores práticas entre os associados envolvidos em trâmites no mercado financeiro;
  • Um maior fortalecimento na Comissão de Valores Imobiliários (CVM) como um órgão regulador do mercado financeiro;
  • Maior contribuição para ampliação do conhecimentos dos investidores financeiros;
  • Um oferecimento de informações relevantes sobre o mercado de capitais.

Vale ressaltar que, devido à existência dos Conselhos de Regulação e Melhores Práticas, as regras determinadas pela ANBID se mostravam imparciais.

Devido a isso, foi possível criar diferentes regulamentações que não apresentavam interferências, o que acabava garantindo uma abordagem ideal.

ANBID e sua atuação no mercado

Uma das principais atribuições da ANBID era atribuir diferentes certificações aos profissionais do âmbito empresarial por meio do CPA (Programa de Certificação Continuada).

O objetivo do projeto no fim das contas era aumentar a capacitação de profissionais da área do mercado de capitais que precisavam lidar com diferentes tipos de investidores.

Vale ressaltar que nessa época, o CPA possuía duas categorias diferentes, sendo uma delas o CPA-10.

Esse certificado acabava sendo voltado mais para os profissionais que desejavam atuar em agências bancárias e cooperativas de crédito.

Vale ressaltar que, nesse período, era necessário que eles trabalhassem diretamente com os seus clientes, mesmo se estivessem a distância.

A segunda categoria existente é a CPA-20 que servia primeiramente como uma espécie de upgrade da já comentada CPA-10.

Esse modelo de certificado era oferecido aos profissionais que vendiam produtos para seus clientes como investidores pautados em modelo de instituição.

Sendo assim, o profissional que era responsável por cuidar desse negócio oferecia um modelo empresarial mais elevado para seus clientes.

Motivos que levaram a ANBID a deixar de existir

A ANBID infelizmente passou a deixar de existir no mês de outubro de 2009. O seu término ocorreu por conta de uma evolução natural do mercado.

É importante destacar que com o seu fim, ocorreu a fusão com a ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro).

O resultado da junção das duas empresas se deu com a criação da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiros e de Capitais). A nova instituição mantém os mesmos objetivos da antiga.

Vale ressaltar que, o modelo de atuação e de organização da ANBIMA é muito parecido com o da ANBID e é baseado em alguns pilares empresariais que tornam a organização extremamente funcional para investidores.