O que é analista de investimentos

O analista de investimentos é mais um dentre os diversos cargos que existem no mercado de trabalho, em especial na área financeira.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Nesse caso em especial, é realizado o trabalho da análise do mercado por profissionais especializados em analisar o mercado financeiro.

Basicamente ele é o especialista técnico da área de finanças que tem o objetivo de oferecer suporte técnico/financeiro para os investidores.

Com base nas informações que o analista de investimentos possui acerca do mercado como um todo, ele ajuda o investidor a tomar decisões de compra e venda de ações, auxiliando o investidor.

Vale destacar que, para que o analista de investimentos chegue a ajudar na decisão final de compra e venda de ações, ele deve sempre usar uma metodologia e segui-la à risca para não ocorrerem falhas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função do analista de investimentos

Você já sabe qual é a principal função do analista de investimentos: orientar. Porém, quais são os percalços que esse profissional passa para conseguir chegar ao ato de orientar o investidor?

Grande parte do tempo desse profissional é voltado especialmente para a análise. Ele está sempre acompanhando as principais tendências do mercado financeiro.

Sendo assim, o analista de investimentos, ao constatar que há uma grande possibilidade de um investimento do investidor se tornar bem sucedido, ele procura demonstrar à ele a viabilidade da chance.

Desta forma, o analista de investimentos acaba oferecendo grande ajuda na tomada de decisão final do investidor, fornecendo a ele ferramentas e conhecimentos técnicos sobre a carteira de clientes.

Dentro da área de atuação no mercado financeiro, o analista de investimentos realiza algumas tarefas importantes, tais como a produção de relatórios financeiros sobre o fluxo dos investimentos do empreendedor.

Vale ressaltar que, o analista de investimentos também precisa estar atento ao que anda acontecendo no cenário político e socioeconômico também.

Pois, mudanças políticas nos Estados Unidos podem acabar mudando o cenário financeiro no fim das contas, e isso acaba se tornando imprescindível.

Como e onde trabalha o analista de investimentos

Como o analista de investimentos acaba sendo um cargo muito alvejado por investidores das mais diferentes empresas, ele pode acabar trabalhando em diversos tipos de empresa.

É comum encontrar um analista de investimentos em corretoras de valores. Pois, para atrair novos investidores, é natural que tenha alguém para auxiliá-los no processo.

Com esse mesmo objetivo em mente, o analista de investimentos pode optar por trabalhar para consultorias financeiras ou bancos de investimentos financeiros. A ideia continua a mesma: orientar o cliente financeiramente.

Seja qual for o modelo de trabalho de um analista de investimentos, ele precisa ter um certificado específico na área para poder recomendar investimentos aos seus clientes.

Geralmente o certificado solicitado é o CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento) que capacita o profissional para a função.

Salário de um analista de investimentos

É muito complicado dizer atualmente a faixa salarial de um analista de investimento, pois isso depende de como está o mercado financeiro no momento e das competências do profissional.

Vale ressaltar que, até mesmo profissões que passam glamour para a sociedade, como jogador de futebol ou até mesmo ator, apresentam diferentes níveis salariais.

Existem aqueles que acabam conseguindo sua independência financeira na sua profissão, e outros que passam o resto da vida sofrendo para conseguir se dar bem.

É exatamente isso que acontece com o analista de investimentos. Esse profissional tem a sua faixa salarial definida em volta dos quatro mil reais mensais, porém não há como definir um valor fixo para isso.

Vale ressaltar que muitos analistas de investimentos colocam metas e objetivos em sua profissão, o que acaba aumentando a sua média salarial e demonstrando uma maior competência.