O que é análise vertical

Em relação ao mundo do empreendedorismo, alguns conceitos são extremamente importantes para estruturar um modelo de negócio já existente.

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A análise vertical, por exemplo, permite definir os resultados do balanço de uma empresa em relação a outros balanços financeiros.

Sendo assim, ela acaba sendo extremamente importante para os investidores do mercado financeiro que buscam melhorias na empresa.

Vale ressaltar que, a análise vertical é um relatório de contabilidade que analisa valores de um mesmo período, porém de valores diferentes.

Ela tem a finalidade de indicar a porcentagem de participação dos indicadores em relação ao resultado obtido pela empresa no fim de um determinado período.

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Qual a função da análise vertical

A análise vertical separa cada conta a partir de sua origem financeira. Sendo assim, acaba possibilitando a comparação com padrões do mercado entre outros percentuais do negócio.

No final da análise vertical, em sua última linha, é onde encontramos o valor final da receita prevista pelo investidor.

Ou seja, caso o valor final seja positivo, isso significa que a empresa mais ganhou do que gastou, o que significa que no fim das contas ela acabou obtendo um lucro em cima do valor original.

Diferenças da análise vertical para a horizontal

A análise financeira pode ser feita de duas formas diferentes, entre as quais são: a horizontal e a vertical.

Como dito anteriormente, a análise financeira vertical tem o objetivo de comparar os rendimentos da empresa com os do mercado de atuação da mesma.

Enquanto isso, na análise horizontal os montantes são comparados pelos investidores linha por linha e acabam não fazendo parte da porcentagem de outro item.

Por isso, o objetivo principal da análise vertical é calcular as principais variações financeiras com o decorrer do tempo, comparando-as com as contas do próprio negócio.

Meios para calcular a análise vertical

Também conhecida como análise de estrutura, a análise de demonstrativos financeiros ocorre de cima para baixo ou de baixo para cima.

Ele tem a função de identificar pontualmente cada componente expresso pelo gráfico financeiro. Permitindo fazer uma comparação entre outros períodos.

O cálculo consiste basicamente em dividir a receita da região pela receita total e multiplicar por 100, de acordo com a seguinte fórmula:

  • Percentual da Base = Valor do item / Valor da Base do Cálculo x 100.

Vamos exemplificar da seguinte forma. Imagine que a Receita Bruta com Vendas dá um total de R$ 25.000. A partir desses dados temos as seguintes despesas:

  • Encargos com vendas - R$ 5.750 = 23% do total;
  • Custo médio das vendas - R$ 7.500 = 30% do total;
  • Pessoal - R$ 3.000 = 12% do total.

Ou seja, esses números representam 65% do valor total das receitas da empresa. O lucro líquido no fim das contas acaba ficando entre 9% do valor da receita total.

Importância da análise vertical

Ao serem comparados os resultados da empresa, é possível identificar pela equipe financeira dados anormais que acabam causando um desequilíbrio nas contas.

Dentre as suas grandes vantagens, destaca-se a comparação prática entre os relatórios financeiros da empresa em estudo.

Esses dados financeiros são usados para determinar evoluções ou disfunções que a empresa pode acabar sofrendo com o passar do tempo. Entre esses dados podemos citar:

  • De onde que vem a força de venda da empresa em estudo, o que acaba englobando todos os serviços e produtos da mesma;
  • O potencial de crescimento da empresa em estudo a partir de um determinado local estratégico;
  • Como é possível diminuir os custos e passar a aumentar os rendimentos de uma empresa usando a análise vertical.

Sendo assim, fica claro que a análise vertical oferece diversas vantagens ao investidor e oferece um meio para ele alcançar a sua tão almejada independência financeira.