O que é análise técnica

A análise técnica consiste em uma modalidade utilizada com frequência no mercado de capitais para analisar oportunidades de negociação de ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para isso ser realizado, é necessário analisar as tendências estatísticas coletadas da negociação envolvida, como volume dos preços, etc.

Em outras palavras, a análise técnica tem a função de determinar por meio de gráficos qual o melhor momento para comprar ativos financeiros.

Ou seja, enquanto a análise fundamentalista se baseia em fundamentos do universo da contabilidade, a análise técnica trata justamente de dados mais técnicos, ou estatísticos.

É algo que ajuda muito os investidores financeiros no momento de realizar a compra de ativos financeiros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Início da análise técnica

A análise técnica surgiu através dos estudos do economista Charles Dow, no final do século XIX, surgindo dessa forma, a teoria de Dow.

Vários estudiosos acabaram contribuindo para o desenvolvimento da teoria de Dow para hoje em dia ela já engloba centenas de padrões de sinais novos.

Os analistas mais técnicos acreditam que uma atividade de negociação anterior de um título financeiro e as mudanças no preço dele podem ser bons indicadores do movimento futuro dos preços.

Fundamentos da análise técnica

A análise técnica possui alguns fundamentos que são de suma importância para negociação de ações no mercado financeiro. Seus principais fundamentos são:

  • Avaliar os dados financeiros a partir de transações, como preço e volume;
  • Busca realizar um uso assertivo dos gráficos financeiros e buscar diferentes padrões;
  • Tenta eliminar fatores emocionais envolvidos e presentes no mercado financeiro;
  • Analisa as principais tendências do mercado financeiro, determinando os movimentos dos preços.

Esses são os principais fundamentos presentes em uma análise técnica. Eles são imprescindíveis para o bom andamento da negociação de ativos.

Modo que a análise técnica é usada

A análise técnica tenta prever os preços dos ativos financeiros por meio de dados estatísticos extraídos da moeda, títulos, oferta e demanda, entre outros.

Porém, alguns investidores acabam encarando a análise técnica somente como um meio existente para prever o valor de oferta e demanda em determinados títulos.

Importância da análise técnica

Quando nos referimos ao mercado financeiro, acaba sendo englobado também os desejos e expectativas das pessoas em relação aos gráficos dos ativos financeiros.

Esses gráficos são utilizados para prever o movimento do mercado financeiro e definir como estava e como estará durante o próximo período temporal.

Ele é importante, pois acaba resumindo na tela informações pertinentes aos ativos financeiros do investidor no mercado financeiro.

Se um investidor tiver interesse em realizar algum investimento, ele pode se valer da análise técnica, por exemplo, antes de realizar o investimento de fato, garantindo maior sucesso no negócio.

A análise técnica é composta de gráficos e indicadores financeiros, e tudo isso acaba ajudando o investidor sobre qual é, afinal, o melhor momento para compra.

A partir das informações obtidas, o investidor consegue comprar com um pouco mais de segurança as suas ações no mercado financeiro.

Para muitos investidores, a análise técnica em completude com a análise fundamentalista acaba dando uma assertividade muito maior nos investimentos financeiros envolvidos.

Vale a pena usar a análise técnica

A análise técnica, caso seja usada com o propósito que foi criada, ou seja, o de analisar ações do mercado financeiro. Pode acabar definindo papel fundamental para o investidor.

Porém, para a sua assertividade, é necessário se aprofundar nos estudos sobre o tema, buscando sempre averiguar a eficácia da análise técnica sobre ações financeiras envolvidas.

Quando o assunto a se considerar é o preço das ações, a análise técnica tende a promover um debate bem interessante, por conta da análise de dados estatísticos que ela realiza.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é análise técnica, consulte o artigo completo sobre análise técnica.