Os resultados da Tupy (TUPY3) referente a suas operações do terceiro de trimestre de 2019, foram divulgados no dia 11/11.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Tupy do 3T19 e se a TUPY3 vale a pena investir. 

Confira o calendário de divulgação de resultados do 3T19 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Data da divulgação: 11 de novembro de 2019.

Sobre a Tupy

Conheça um pouco sobre a Tupy: data de fundação, core business, mercados onde atua, principais clientes.

A Tupy é uma empresa do ramo de metalurgia fundada em 1938 na cidade de Joinville em Santa Catarina. 

 A empresa possui capacidade para produção de 848 mil toneladas por ano de peças em ferro fundido em seus parques fabris que estão localizados no Brasil na cidade de Joinville (SC) e Mauá (SP) e no México nas cidades de Saltillo e Ramo Arizpe. 

Cerca de 80% da produção da Tupy é exportada, sendo distribuída em aproximadamente 40 países, por meio de seus escritórios localizados em São Paulo, nos Estados Unidos e na Alemanha. 

Uma parte relevante da produção da empresa é constituída de componentes desenvolvidos sob encomenda para o setor automotivo, que inclui caminhões, ônibus, máquina agrícolas e de construção, carros de passeio, motores industriais e marítimos, entre outros. 

Esses componentes englobam blocos e cabeçotes de motor e peças para sistemas de freio, transmissão, direção, eixo e suspensão. Além disso, a empresa também produz conexões de ferro maleável, granalhas de aço e perfis contínuos de ferro, produtos que atendem a setores diversos da indústria. 

Em sua carteira a Tupy conta com clientes muito importantes do mercado automotivo mundial, incluindo Cummins, Ford, FCA, Mercedes-Benz, Perkins, VW/Audi, Iveco, MAN, John Deere, Komatsu, Kubota e Peugeot.

Para conseguir atender toda sua demanda, a empresa conta cerca de 11 mil funcionários. 

No Brasil, a empresa também é líder no segmento de conexões de ferro maleável.

Avaliação de Governança

A Tupy está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaTUPY S.A.
CódigoTUPY3
SubsetorMaterial de Transporte
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100% ON
Free Float99,79
Principal AcionistaBNDES Participações S.A. Bndespar (28,19%) 
Siteri.tupy.com.br

A Tupy possui as melhores práticas de governança do mercado segundo critérios da B3, por isso está na Bolsa no segmento de listagem Novo Mercado. 

Isso indica que empresa trabalha transparente e dedica esforços para manter alinhados os interesses de todos os stakeholders.

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Balanço da Tupy

A Tupy divulgou na última segunda-feira dia 11 de novembro os resultados para suas operações no terceiro trimestre de 2019. 

Os principais do balanço do 3T19 foram (vs 3T18) foram:

  • Crescimento de 1,8% nas receitas, que totalizaram R$ 1.339,1 milhões;
  • Crescimento nas vendas de produtos usinados e CGI (Compacted Graphite Iron) que representaram 26% e 22 % do volume no período respectivamente;
  • Maior Ebitda CVM e Ebitda Ajustado da história, totalizando R$ 188,7 milhões e R$ 206,6 milhões respectivamente;
  • Expansão de 0,2 p.p. na Margem Ebitda CVM e de 0,4 p.p. Na Margem Ebitda Ajustada.

Resultados Operacionais

No terceiro trimestre de 2019 o volume físico de vendas Tupy apresentou um recuo de 3,9% frente ao mesmo período do ano passado.

Esse resultado foi impactado pela queda nas vendas no segmento de Transporte, Infraestrutura & Agricultura além da alta de 9,6% no segmento Hidráulica no mercado interno e queda de 9,4% no mercado externo. 

A carteira do segmento de Transporte, Infraestrutura & Agricultura da Tupy no terceiro trimestre foi formada por 26% de produtos referenciados, parcial ou totalmente usinados frente a um percentual de 19% no 3T18. 

Já a distribuição dos produtos, por tipo de material, aponta para 22% de volume de vendas de produtos em ferro vermicular (CGI), sendo que, no 3T18, esse percentual foi de 13% (21% no 2T19). 

Já as receitas do trimestre apresentaram alta de 1,8% na comparação com o mesmo período de 2018.

O melhor desempenho da métrica refletiu, sobretudo, o melhor mix de produtos da Tupy e receitas com serviços de engenharia além da desvalorização do real e repasse de aumentos nos custos com matérias-primas observados em 2018. 

No mercado doméstico, a empresa observou alta de 11,7% nas receitas, em decorrência do crescimento de 32,6% na receita nas aplicações para veículos comerciais e de 15,4% no segmento de hidráulica. 

Por outro lado, no mercado externo, houve redução de 0,3% na receita líquida refletindo os volumes para aplicações off-road. 

63,2% das receitas do terceiro trimestre tiveram origem na América do Norte, enquanto a América do Sul e Central representaram 19,7%, a Europa com 11,6% e os demais continentes com 5,5%. 

Desempenho da Receita no 3T19 por mercado de atuação

No mercado nacional as receitas de vendas de produtos para carros de passeios caíram 15,5% frente ao mesmo período do ano passado.

O resultado foi impactado pelo phase out de produtos, já contemplado no planejamento da Companhia, e pela redução de exportações indiretas.

Tabela: Receita da Tupy no 3T19 Por Segmento e Por Mercado de Atuação
Tabela: Receita da Tupy no 3T19 Por Segmento e Por Mercado de Atuação

Já as receitas provenientes de aplicações de veículos comerciais no Brasil apresentaram alta de 32,6% em relação ao 3T18, refletindo a melhor demanda por veículos comerciais no mercado doméstico, além do ganho de participação de mercado dos clientes da Companhia. 

Enquanto isso, as vendas para máquinas e veículos fora-de-estrada caíram 23,1% no período, refletindo, sobretudo, a queda da produção destes equipamentos no mercado nacional e redução de exportações indiretas. 

Por mim, em relação às receitas com vendas no segmento de Hidráulica no mercado internos, houve aumento de 15,4% frente ao 3T18. O melhor desempenho no segmento no mercado nacional refletiu o aumento de volume e realização de preços da companhia. 

Já no mercado internacional, as receitas do segmento de produtos para veículos de passeio apresentaram expansão de 3,0% frente ao 3T18.

O melhor desempenho nesse segmento foi gerado pelo cenário cambial favorável em decorrência da desvalorização do Real, além houve ramp up de produtos para estas aplicações. 

Em relação à receita com volume de produtos para veículos comerciais leves, houve alta de 5,8%, resultado impactado, sobretudo, pelo desvalorização do câmbio e pelo ramp up de produto e aumento da participação de produtos usinados (30% vs 26% no 3T18) e CGI (27% vs 16% no 3T18), ambos decorrentes do início de novos programas.

Adicionalmente as receitas com produtos para veículos comerciais médio e pesados cresceu 10,9%, refletindo, principalmente, o desempenho positivo do mercado norte-americano.

Já as receitas de vendas com aplicações para off-road no terceiro trimestre apresentaram queda de 14,9% frente ao 3T18. 

A queda das receitas no segmento refletiu a menor demanda em aplicações para setores como Óleo & Gás, Agricultura e Construção. No entanto, pode-se observar no período um aumento expressivo do percentual de produtos usinados, que atingiu 19% contra 11% exibidos no 3T18.

Por fim, as receitas do segmento de Hidráulica no mercado externo apresentaram expansão de 4,8% no 3T18, refletindo as melhores vendas de conexões e perfis, apesar do recuo nos volumes de vendas desses produtos. 

O menor volume vendido foi compensado pela desvalorização do câmbio. 

Já o Custo dos Produtos Vendidos (CPV) no 3T19 chegou ao patamar de R$ 1.095,8 milhões, o que indica uma alta de 0,9% frente ao observado no 3T18.

Enquanto isso, as despesas operacionais aumentaram em 10,6% totalizando R$ 101,9 milhões. O valor representou 7,6% da receita líquida no 3T18.

Enquanto isso o Lucro Bruto cresceu 6%, totalizando R$ 243,3 milhões com margem de 18,2% no trimestre, alta de 0,7 ponto percentual

O Ebitda Ajustado da Companhia no trimestre totalizou R$ 206,6 milhões, representando alta de 5% na comparação anual. A margem Ebitda, por sua vez, ficou em 15,4% com alta de 0,4 ponto percentual na mesma base de comparação.

Gráfico: Evolução do Ebitda e da Margem Ebitda da Tupy
Gráfico: Evolução do Ebitda e da Margem Ebitda da Tupy

Finalmente o lucro líquido da Tupy totalizou R$ 66,481 milhões no terceiro trimestre de 2019, representando um recuo de 25% frente ao mesmo período do ano anterior.

Gráfico: Histórico de Lucros trimestrais da Tupy
Gráfico: Histórico de Lucros trimestrais da Tupy.

Resultados Financeiros

No terceiro trimestre de 2019 a Tupy apresentou um resultado financeiro de líquido de R$ 8 milhões, o que representa uma expressiva melhora ante ao prejuízo de R$ 19,23 milhões reportado no mesmo período do ano passado. 

Endividamento da Tupy

A Tupy encerrou o 3T19 com um endividamento líquido de R$ 898,8 milhões, assim a relação entre dívida líquida e EBITDA Ajustado correspondeu a 1,29, nos últimos 12 meses apresentando uma melhora frente ao endividamento de 1,34x o Ebitda Ajustado reportado no 3T18.

Do total das obrigações 98,5% estão em moeda estrangeira, sendo 2% no curto prazo e 98% no longo prazo. O restante do endividamento, 1,5% está em moeda nacional, sendo que 42,7% estão concentradas no curto prazo e 57,3% no longo prazo. 

Adicionalmente, 44,4% do caixa da companhia são denominados em reais e 55,6% em moeda estrangeira. 

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Tupy:

Gráfico: Histórico Endividamento Tupy
Gráfico: Histórico Endividamento Tupy.

Principais Indicadores Fundamentalistas

Veja abaixo os principais indicadores do Tupy para iniciar a sua análise fundamentalista da TUPY3.

Indicador06/201909/2019
Preço/Lucro (P/L)9,89,1
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)1,41,1
Dividendos (DY) %8,38,2
Valor de Mercado $3 B2,6 B
Lucro por Ação (LPA) $2,12541,9718
Rent. Patr. Líq. (ROE) %13,912,2
Margem Líquida %5,85,4
Data Divulgação14/08/1911/11/19

* Indicadores com base na data de 14/11/2019

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Teleconferência de Resultados Tupy 3T19

Ouça a Transmissão da Teleconferência da Tupy do 3T19. abaixo:

[smart_track_player url="https://soundcloud.com/the-capital-advisor/teleconferencia-resultados-tupy-2019-3t19" social_twitter="true" social_facebook="true" social_linkedin="true" social_email="true" ]

Documentos e arquivos dos Resultados da Tupy do 3T19

  • Press Release 3T19;
  • ITR 3º Trimestre 2019;
  • Apresentação 3T19.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Tupy.

TUPY3 Vale a Pena?

No terceiro trimestre de 2019, a Tupy registrou um lucro líquido de R$ 66,481 milhões, esse resultado indica uma queda de 25% comparado ao lucro líquido de R$ 88,637 milhões reportado no mesmo período do ano passado

No acumulado de janeiro a setembro de 2019, o lucro líquido da companhia foi de R$ 206,371 milhões, representando alta de 6,5% na comparação anual. 

Por outro lado, a receita da companhia cresceu 1,8% na mesma comparação, totalizando R$ 1,339 milhões.

No mercado interno houve aumento de 11,7% na receita, totalizando R$ 252,719 milhões, enquanto no mercado externo a receita caiu 0,3 p.p., totalizando R$ 1,086 bilhões

O desempenho positivo da receita líquida da companhia foi impactado pelo melhor mix de produtos, aumento das receitas com serviços de engenharia e repasse dos custos de matéria-prima, além da desvalorização do real. 

O Ebitda, que representa o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, cresceu 5% frente ao 3T18 totalizando R$ 206,598 milhões

Escrito em conjunto por Eduardo Voglino e Marcelo Fayh (Analista CNPI).

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Resultados da Tupy 3T19

Confira abaixo os Resultados da Tupy do 3T19 na íntegra. 

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.