Os resultados da Magazine Luiza (MGLU3) referente a suas operações do quarto trimestre de 2019, foram divulgados no dia 12/02.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Magazine Luiza do 4T19 e se a MGLU3 vale a pena investir.
Confira o calendário de divulgação de resultados do 4T19 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.
Data da divulgação: 12 de fevereiro de 2020.
Sobre a Magazine Luiza
Conheça um pouco sobre a Magazine Luiza: data de fundação, core business, mercados onde atua, principais clientes.
A Magazine Luiza é uma varejista de bens de consumo, principalmente eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, por meio de lojas físicas e virtuais ou por comércio eletrônico.
Atualmente a Magalu apresenta um total de 1.113 lojas e 17 centros de distribuição localizados em todas as regiões do País, além do comércio eletrônico.
Avaliação de Governança
A Magazine Luiza está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.
Empresa | Magazine Luiza S.A. |
Código | MGLU3 |
Subsetor | Comércio |
Segmento de Listagem | Eletrodomésticos |
Tag Along | 100% |
Free Float | 41% |
Principal Acionista | Ltd Administração E Participações S.A. |
Site | https://ri.magazineluiza.com.br/ |
→ Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
Resultado da Magazine Luiza 4t19
Nos últimos anos, a Magazine Luiza através de sua revolução digital, veio conquistando cada vez mais participação de mercado.
Através da recente aquisição, da Netshoes, a companhia apresentou significativo crescimento no e-commerce, em 2019 o segmento de comércio eletrônico representou aproximadamente metade das vendas totais da companhia.
Os resultados do 4T19 vieram dentro das expectativas dos investidores, com destaque para:
- Lucro líquido de R$ 168,0 milhões no 4T19;
- Vendas totais aumentaram 51% no 4T19, atingindo R$ 9,0 bilhões;
- Vendas do Marketplace cresceram 216%, sendo 27% do e-commerce;
- O fluxo de caixa das operações foi de R$ 1,7 bilhão no 4T19;
- Caixa operacional de R$ 1,8 bilhão no 4T19.
Resultados Operacionais do Magalu
Confira os resultados operacionais da Magazine Luiza pelas divisões: varejo e operações financeiras.
Varejo
No 4T19 a Magazine Luiza encerrou o ano com 1.113 lojas, sendo 912 convencionais, 195 virtuais, 5 quiosques (parceria com as Lojas Marisa) e o e-commerce.
No 4T19, a Companhia inaugurou 74 novas lojas. Nos últimos 12 meses, a Companhia abriu 159 novas lojas sendo 34 na Região Sul, 29 no Sudeste, 28 no Centro Oeste, 19 no Nordeste e 49 no Norte.
As vendas totais do varejo aumentaram 51,3% no 4T19, reflexo do crescimento de 26,1% das lojas físicas e 92,8% no e-commerce.
Operações financeiras Luizacred
A base total de cartões da Luizacred atingiu 5,2 bilhões, apresentando crescimento de 22,8% na comparação com o 4T18.
A carteira do Cartão Luiza atingiu R$ 11,4 bilhões no 4T19, apresentando crescimento de 40,1% na comparação com o 4T18.
Logo, as carteiras CDC e empréstimo pessoal apresentaram retração no período, -47,9% e -43,5% respectivamente.
A despesa de Provisão para devedores duvidosos líquidos de recuperação, representou 2,3% da carteira total no 4T19, uma redução em relação ao patamar de 2,8% no 4T18.
O índice de eficiência operacional da Luizacred passou de 44% no 4T18 para 41% no 4T19, apresentando redução de -3 ponto percentual, um dos melhores patamares dos últimos anos.
Assim, a receita de intermediação financeira atingiu R$ 416,4 milhões no 4T19, apresentando crescimento de 19,6%, influenciadas principalmente pelo crescimento do faturamento do Cartão Luiza dentro e fora do Magazine Luiza.
Resultando em um lucro de R$ 34,8 milhões, com retorno sobre patrimônio líquido de 23,7%.
Resultados Financeiros
As vendas totais incluindo o marketplace atingiu R$ 8,9 bilhões no 4T19, apresentando crescimento de 51,3% na comparação com o 4T18.
Logo, o faturamento total do Cartão Luiza atingiu R$ 8,1 bilhões no 4T19, apresentando crescimento de 30,3% na comparação com o 4T18.
No 4T19, a companhia realizou R$ 130,8 milhões em investimentos, sendo em maior parte direcionado em novas lojas e em tecnologia.
A receita líquida atingiu R$ 6,3 bilhões no 4T19, apresentando crescimento de 38,5% na comparação com o 4T18.
O lucro bruto atingiu R$ 1,8 bilhão no 4T19, apresentando crescimento de 40,8% na comparação com o 4T18.
O lucro operacional (Ebit) atingiu R$ 323,6 milhões, apresentando retração de -14,9% na comparação com o 4T18.
A margem bruta atingiu 28,6% no 4T19, apresentando crescimento de 0,5 ponto percentual na comparação com o 4T18.
O Ebitda atingiu R$ 499,1 milhões no 4T19, apresentando crescimento de 41,2% na comparação com o 4T18.
A margem ebitda atingiu 7,8% no 4T19, apresentando crescimento de 0,1 ponto percentual na comparação com o 4T18.
O lucro líquido atingiu R$ 168,0 milhões no 4T19, apresentando retração de -11,4% na comparação com o 4T18.
A margem líquida atingiu 2,6% no 4T19, apresentando retração de -1,5 ponto percentual na comparação com o 4T18.
Endividamento da Magazine Luiza
A Magazine Luiza apresentou redução do seu endividamento nos últimos anos, em dezembro a companhia apresentou endividamento bruto de R$ 392,9 milhões.
Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Magazine Luiza:
Principais Indicadores Fundamentalistas
Veja abaixo os principais indicadores do Magazine Luiza para iniciar a sua análise fundamentalista da MGLU3.
Indicador | 09/2019 | 12/2019 |
Preço/Lucro (P/L) | 63,6 | 83,8 |
Preço/Valor Patrimonial (PVPA) | 18,8 | 10,2 |
Dividend Yield (DY) % | 0,3% | 0,3% |
Valor de Mercado $ | 60,0 B | 77,3 B |
Lucro por Ação (LPA) $ | 0,5807 | 0,5688 |
Rent. Patr. Líq. (ROE) % | 29,5% | 12,2% |
Margem Líquida % | 5,2% | 4,6% |
Data Divulgação | 29/10/19 | 17/02/20 |
* Indicadores com base na data de 22/02/2020
→ Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
Teleconferência de Resultados Magazine Luiza 4t19
Ouça a Transmissão da Teleconferência da Magazine Luiza do 4T19. abaixo:
Documentos e arquivos dos Resultados da Magazine Luiza do 4T19.
Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Magazine Luiza.
MGLU3 Vale a Pena?
Os resultados do 4T19 da Magazine Luiza vieram dentro das expectativas do mercado, atingindo um lucro líquido de R$ 168,0 milhões.
O destaque do período ficou para sua receita líquida, no qual apresentou avanço de 38,5% totalizando R$ 6,3 bilhões.
Porém, mesmo com o expressivo aumento em suas vendas, a companhia reportou um lucro líquido menor, apresentando retração de -1,0 ponto percentual em sua margem líquida ajustada, e retração de -6,4% em seu lucro líquido ajustado na comparação anual.
Esta retração foi impactado pelo aumento dos tributos e provisões de estoque, dessa forma, a companhia apresentou menor crescimento real no período.
A Magalu, segue firme com seu plano de transformação digital, a companhia fechou o ano de 2019 com mais de 15 mil sellers.
No entanto, o preço de sua ações está bastante precificado pelo mercado, necessitando de um crescimento mais acelerado para a continuidade do crescimento das ações MGLU3 no longo prazo.
Resultados da Magazine Luiza 4T19
Confira abaixo os Resultados da Magazine Luiza do 4T19 na íntegra.
Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.