Os resultados da Magazine Luiza (MGLU3) referente a suas operações do quarto trimestre de 2019, foram divulgados no dia 12/02.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Magazine Luiza do 4T19 e se a MGLU3 vale a pena investir. 

Confira o calendário de divulgação de resultados do 4T19 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Data da divulgação: 12 de fevereiro de 2020.

Sobre a Magazine Luiza

Conheça um pouco sobre a Magazine Luiza: data de fundação, core business, mercados onde atua, principais clientes.

A Magazine Luiza é uma varejista de bens de consumo, principalmente eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, por meio de lojas físicas e virtuais ou por comércio eletrônico.

Atualmente a Magalu apresenta um total de 1.113 lojas e 17 centros de distribuição localizados em todas as regiões do País, além do comércio eletrônico.

Amplitude Geográfica - Magazine Luiza
Amplitude Geográfica - Magazine Luiza

Avaliação de Governança

A Magazine Luiza está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaMagazine Luiza S.A.
CódigoMGLU3 
SubsetorComércio
Segmento de ListagemEletrodomésticos
Tag Along100%
Free Float41%
Principal AcionistaLtd Administração E Participações S.A.
Sitehttps://ri.magazineluiza.com.br/

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Resultado da Magazine Luiza 4t19

Nos últimos anos, a Magazine Luiza através de sua revolução digital, veio conquistando cada vez mais participação de mercado.

Através da recente aquisição, da Netshoes, a companhia apresentou significativo crescimento no e-commerce, em 2019 o segmento de comércio eletrônico representou aproximadamente metade das vendas totais da companhia.

Os resultados do 4T19 vieram dentro das expectativas dos investidores, com destaque para:

  • Lucro líquido de R$ 168,0 milhões no 4T19;
  • Vendas totais aumentaram 51% no 4T19, atingindo R$ 9,0 bilhões;
  • Vendas do Marketplace cresceram 216%, sendo 27% do e-commerce;
  • O fluxo de caixa das operações foi de R$ 1,7 bilhão no 4T19;
  • Caixa operacional de R$ 1,8 bilhão no 4T19.

Resultados Operacionais do Magalu

Confira os resultados operacionais da Magazine Luiza pelas divisões: varejo e operações financeiras.

Varejo

No 4T19 a Magazine Luiza encerrou o ano com 1.113 lojas, sendo 912 convencionais, 195 virtuais, 5 quiosques (parceria com as Lojas Marisa) e o e-commerce.

No 4T19, a Companhia inaugurou 74 novas lojas. Nos últimos 12 meses, a Companhia abriu 159 novas lojas sendo 34 na Região Sul, 29 no Sudeste, 28 no Centro Oeste, 19 no Nordeste e 49 no Norte.

Número de Lojas - Magazine Luiza
Gráfico: Número de Lojas - Magazine Luiza

As vendas totais do varejo aumentaram 51,3% no 4T19, reflexo do crescimento de 26,1% das lojas físicas e 92,8% no e-commerce. 

Operações financeiras Luizacred

A base total de cartões da Luizacred atingiu 5,2 bilhões, apresentando crescimento de 22,8% na comparação com o 4T18.

A carteira do Cartão Luiza atingiu R$ 11,4 bilhões no 4T19, apresentando crescimento de 40,1% na comparação com o 4T18.

Logo, as carteiras CDC e empréstimo pessoal apresentaram retração no período, -47,9% e -43,5% respectivamente.

A despesa de Provisão para devedores duvidosos líquidos de recuperação, representou 2,3% da carteira total no 4T19, uma redução em relação ao patamar de 2,8% no 4T18.

O índice de eficiência operacional da Luizacred passou de 44% no 4T18 para 41% no 4T19, apresentando redução de -3 ponto percentual, um dos melhores patamares dos últimos anos. 

Assim, a receita de intermediação financeira atingiu R$ 416,4 milhões no 4T19, apresentando crescimento de 19,6%, influenciadas principalmente pelo crescimento do faturamento do Cartão Luiza dentro e fora do Magazine Luiza. 

Resultando em um lucro de R$ 34,8 milhões, com retorno sobre patrimônio líquido de 23,7%.

Resultados Financeiros

As vendas totais incluindo o marketplace atingiu R$ 8,9 bilhões no 4T19, apresentando crescimento de 51,3% na comparação com o 4T18.

Logo, o faturamento total do Cartão Luiza atingiu R$ 8,1 bilhões no 4T19, apresentando crescimento de 30,3% na comparação com o 4T18.

Faturamento do Cartão Luiza - Magazine Luiza
Gráfico: Faturamento do Cartão Luiza - Magazine Luiza

No 4T19, a companhia realizou R$ 130,8 milhões em investimentos, sendo em maior parte direcionado em novas lojas e em tecnologia.

A receita líquida atingiu R$ 6,3 bilhões no 4T19, apresentando crescimento de 38,5% na comparação com o 4T18.

O lucro bruto atingiu R$ 1,8 bilhão no 4T19, apresentando crescimento de 40,8% na comparação com o 4T18.

O lucro operacional (Ebit) atingiu R$ 323,6 milhões, apresentando retração de -14,9% na comparação com o 4T18. 

A margem bruta atingiu 28,6% no 4T19, apresentando crescimento de 0,5 ponto percentual na comparação com o 4T18.

O Ebitda atingiu R$ 499,1 milhões no 4T19, apresentando crescimento de 41,2% na comparação com o 4T18.

A margem ebitda atingiu 7,8% no 4T19, apresentando crescimento de 0,1 ponto percentual na comparação com o 4T18.

O lucro líquido atingiu R$ 168,0 milhões no 4T19, apresentando retração de -11,4% na comparação com o 4T18.

Histórico de Lucros 3 Meses. Fonte: GuiaInvest.
Gráfico: Histórico de Lucros 3 Meses. Fonte: GuiaInvest.

A margem líquida atingiu 2,6% no 4T19, apresentando retração de -1,5 ponto percentual na comparação com o 4T18. 

Endividamento da Magazine Luiza

A Magazine Luiza apresentou redução do seu endividamento nos últimos anos, em dezembro a companhia apresentou endividamento bruto de R$ 392,9 milhões.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Magazine Luiza:

Histórico Endividamento Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest.
Gráfico: Histórico Endividamento Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest.

Principais Indicadores Fundamentalistas

Veja abaixo os principais indicadores do Magazine Luiza para iniciar a sua análise fundamentalista da MGLU3.

Indicador09/201912/2019
Preço/Lucro (P/L)63,683,8
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)18,810,2
Dividend Yield (DY) % 0,3% 0,3%
Valor de Mercado $60,0 B77,3 B
Lucro por Ação (LPA) $0,58070,5688
Rent. Patr. Líq. (ROE) %29,5%12,2%
Margem Líquida %5,2%4,6%
Data Divulgação29/10/1917/02/20

* Indicadores com base na data de 22/02/2020

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Teleconferência de Resultados Magazine Luiza 4t19

Ouça a Transmissão da Teleconferência da Magazine Luiza do 4T19. abaixo:

Documentos e arquivos dos Resultados da Magazine Luiza do 4T19

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Magazine Luiza.

MGLU3 Vale a Pena?

Os resultados do 4T19 da Magazine Luiza vieram dentro das expectativas do mercado, atingindo um lucro líquido de R$ 168,0 milhões.

O destaque do período ficou para sua receita líquida, no qual apresentou avanço de 38,5% totalizando R$ 6,3 bilhões.

Porém, mesmo com o expressivo aumento em suas vendas, a companhia reportou um lucro líquido menor, apresentando retração de -1,0 ponto percentual em sua margem líquida ajustada, e retração de -6,4% em seu lucro líquido ajustado na comparação anual.

Esta retração foi impactado pelo aumento dos tributos e provisões de estoque, dessa forma, a companhia apresentou menor crescimento real no período.

A Magalu, segue firme com seu plano de transformação digital, a companhia fechou o ano de 2019 com mais de 15 mil sellers.

No entanto, o preço de sua ações está bastante precificado pelo mercado, necessitando de um crescimento mais acelerado para a continuidade do crescimento das ações MGLU3 no longo prazo.

Resultados da Magazine Luiza 4T19

Confira abaixo os Resultados da Magazine Luiza do 4T19 na íntegra.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.