Resultado Magazine Luiza (MGLU3) 2020: Lucro Cai 76,7% no 1t20
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Resultado Magazine Luiza (MGLU3) 2020: Lucro Cai 76,7% no 1t20

A Magazine Luiza divulgou seus resultados referentes ao 1t20, confira os destaques e se vale a pena investir na MGLU3

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Atualizado em 26/05/2020
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Os resultados da Magazine Luiza (MGLU3) referente a suas operações do primeiro trimestre de 2020, foram divulgados no dia 25/05.

Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Magazine Luiza do 1t20 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 1t20 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a MGLU3 vale a pena investir.

Sobre a Magazine Luiza

A Magazine Luiza foi constituída em 1957, como uma loja de presentes, localizada em Franca-SP, posteriormente em 1992, a Magalu inaugurou suas lojas virtuais, sendo o primeiro e-commerce do país.

A partir de então, o foco da companhia foi a transformação digital, no ano de 2000, foi lançado o site “www.magazineluiza.com.br”, se tornando um dos maiores players do comércio eletrônico.

Através do crescimento orgânico, e pela transformação digital, a varejista conquistou posição de liderança no Brasil, atualmente, os principais negócios da companhia são:

  • Magazine Luiza – Varejo;
  • Luizacred;
  • Luizaseg;
  • Consórcio Luiza.

A plataforma Magazine Luiza conta com produtos de diversas categorias incluindo, fashion, cuidados pessoais, eletrônicos, móveis, farmácia, pet, comida, HIC e vídeo games.

Atualmente, o Magalu possui uma forte presença geográfica, com dezessete centros de distribuição estrategicamente localizados que atendem uma rede de mais de 1.150 lojas distribuídas em 18 estados.

Composição acionária da Magazine Luiza:

NomeONPNTotal
Ltd Administração E Participações S.A.53,40%0,00%53,40%
Outros40,70%0,00%40,70%
Wagner Garcia Participações S.A.3,20%0,00%3,20%
Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues1,20%0,00%1,20%
Ismael Borges Trajano0,40%0,00%0,40%
Fernando Henrique Borges Trajano0,30%0,00%0,30%
Fabrício Bittar Garcia0,20%0,00%0,20%
Ações Tesouraria0,20%0,00%0,20%
Flávia Bittar Garcia Faleiros0,20%0,00%0,20%
Administradores (conselho de Administração E Diretoria)0,10%0,00%0,10%
Franco Bittar Garcia0,10%0,00%0,10%
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Avaliação de Governança

A Magazine Luiza está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaMagazine Luiza S.A.
CódigoMGLU3
SubsetorComércio
Segmento de ListagemEletrodomésticos
Tag Along100%
Free Float41%
Principal AcionistaLtd Administração E Participações S.A.
Sitehttps://ri.magazineluiza.com.br/

A Magazine Luiza possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along acima de 80%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito da sua capacidade de geração de caixa ou de sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado da Magazine Luiza no 1t20

A Magazine Luiza apresentou um lucro líquido de R$ 30,4 milhões no 1t20, uma baixa de -76,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Magazine Luiza do primeiro trimestre de 2020:

Indicador1T204T19%1T19%
Lucro Líquido (R$)30,8 M168,0 M-81,7%132,1 M-76,7%
Margem Ebitda (%)6,4%7,9%-1,5 p.p.9,1%-2,7 p.p.
Margem Bruta (%)27,1%28,6%-1,5 p.p.28,0%-0,9 p.p.
Margem Líquida (%)0,6%2,6%-2,0 p.p.3,1%-2,5 p.p.

Resultados Operacionais da Magazine Luiza no 1t20

Confira os destaques dos resultados operacionais da Magazine Luiza, referente às suas operações do 1t20.

Crescimento acelerado do e-commerce

A Magazine Luiza encerrou o 1t20, com 1.157 lojas, sendo 910 convencionais, 195 virtuais, 51 quiosques e o e-commerce.

Gráfico evolução número de lojas da Magazine Luiza 1t20
Gráfico evolução número de lojas da Magazine Luiza 1t20.

As vendas nas lojas virtuais alcançaram R$ 269,9 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 11,4% na comparação com o 1t19.

As vendas nas lojas convencionais alcançaram R$ 3,3 bilhões no 1t20, apresentando crescimento de 6,4% na comparação com o 1t19.

As vendas nas lojas físicas alcançaram R$ 3,5 bilhões no 1t20, apresentando crescimento de 6,7% na comparação com o 1t19.

As vendas do e-commerce da Magalu alcançaram R$ 2,8 bilhões no 1t20, apresentando crescimento de 47,5% na comparação com o 1t19.

As vendas do marketplace da Magalu alcançaram R$ 1,2 bilhões no 1t20, apresentando crescimento de 184,8% na comparação com o 1t19.

As vendas totais alcançaram R$ 7,2 bilhões no 1t20, apresentando crescimento de 34,0% na comparação com o 1t19. 

Contínuo crescimento da LuizaCred

A LuizaCred é a financeira da Magazine Luiza, responsável pelo financiamento de parte representativa das vendas da empresa.

No 1t20, o faturamento total da LuizaCred totalizou R$ 7,0 bilhões, apresentando crescimento de 22,1% na comparação com o 1t19.

A carteira de crédito direto ao consumidor alcançou R$ 79,0 milhões no 1t20, apresentando retração de -63,6% na comparação com o 1t19.

A carteira de empréstimo pessoal totalizou R$ 15,0 milhões no 1t20, apresentando retração de -49,7% na comparação com o 1t19.

O destaque ficou para carteira do Cartão Luiza, visto que alcançou R$ 11,4 bilhões no 1t20, apresentando crescimento de 33,6% na comparação com o 1t19.

Desta forma, como a carteira do Cartão Luiza representa mais de 90% da carteira de crédito total da LuizaCred, compensou a retração das outras modalidades de crédito, impulsionando a melhora no período.

Logo, carteira de crédito total da LuizaCred alcançou R$ 11,5 bilhões no 1t20, apresentando crescimento de 31,0% na comparação com o 1t19.

As receitas da intermediação financeira da LuizaCred alcançaram R$ 397,6 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 8,7% na comparação com o 1t19.

As despesas da intermediação financeira da LuizaCred alcançaram R$ 356,0 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 7,0% na comparação com o 1t19.

O crescimento das despesas foi impactado em maior parte pela Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa, visto que apresentou crescimento de 11,4% na comparação com o 1t19.

O resultado líquido da LuizaCred totalizou R$ 9,6 milhões no 1t20, revertendo o prejuízo líquido de R$ 0,9 milhão na comparação com o 1t19.

Logo, o resultado da equivalência patrimonial foi R$ 2,4 milhões no 1t20, composto pelo desempenho de R$ 4,8 milhões da LuizaCred, e um prejuízo de R$ 2,3 milhões da LuizaSeg.

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Resultados Financeiros da Magazine Luiza no 1t20

A receita líquida de vendas da Magazine Luiza atingiu R$ 5,2 bilhões no 1t20, apresentando alta de 20,9% na comparação com o 1t19.

O Lucro Bruto da Magazine Luiza atingiu R$ 1,4 bilhão no 1t20, apresentando crescimento de 17,3% na comparação com o 1t19. 

O custo dos bens e serviços vendidos totalizou R$ 3,8 bilhões no 1t20, apresentando crescimento de 22,3% na comparação com o 1t19.

O Ebitda da Magazine Luiza atingiu R$ 332,6 milhões no 1t20, apresentando retração de -15,9% na comparação com o 1t19.

A margem Ebitda da Magazine Luiza totalizou 6,4% no 1t20, apresentando retração de -2,7 pontos percentuais na comparação com o 1t19. 

O resultado financeiro da Magazine Luiza totalizou um prejuízo de R$ 94,4 milhões no 1t20, apresentando retração de -4,6% quando comparado ao 1t19.

No 1t20, as despesas gerais e administrativas cresceram 53,8% em relação ao 1t19.

A Margem bruta da Magazine Luiza atingiu 27,1% no 1t20, apresentando retração de -0,9 ponto percentual na comparação com o 1t19. 

O lucro líquido da Magazine Luiza atingiu R$ 30,8 milhões no 1t20, apresentando retração de -76,7% na comparação com o 1t19. 

Gráfico: Histórico de lucros trimestrais da Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest.

A Margem líquida da Magazine Luiza atingiu 0,6% no 1t20, apresentando retração de -2,5 pontos percentuais na comparação com o 1t19.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da Magazine Luiza

Os indicadores de endividamento da Magazine Luiza estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 11,3%, abaixo da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Magazine Luiza:

Gráfico histórico de endividamento Magazine Luiza (MGLU3) 1t20
Gráfico: Histórico Endividamento Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta da Magazine Luiza em março de 2020, totalizou R$ 403,3 milhões, apresentando queda de R$ 445,5 milhões na comparação com dezembro de 2020.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo a totalidade da sua dívida no longo prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Principais Indicadores Fundamentalistas

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas do Magazine Luiza para iniciar a sua análise dos fundamentos da MGLU3.

Indicador12/201903/2020Evolução
Preço/Lucro (P/L)83,977,0-8,2%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)10,28,4-17,7%
Dividend Yield (DY) %0,3%0,4%0,1 p.p.
Price Sales Ratio (PSR)3,93,0-23,0%
Valor de Mercado (R$)77,3 B63,1 B-18,4%
Ebit (R$)1,28 B1,15 B-10,1%
Ebitda (R$)1,78 B1,72 B-3,4%
Lucro por Ação (LPA) $0,56880,5067-10,9%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %12,2%10,9%-1,3 p.p.
Margem Líquida %4,64,0%-0,6 p.p.
Liquidez Corrente1,61,812,5%
Data Divulgação17/02/1025/05/20

* Indicadores com base na data de 25/05/2020.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

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Teleconferência de Resultados Magazine Luiza 1t20

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da Magazine Luiza do 1t20.

Documentos e arquivos dos Resultados da Magazine Luiza do 1t20

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Magazine Luiza.

MGLU3 Vale a Pena?

A Magazine Luiza reportou lucro líquido de R$ 30,8 milhões no 1t20, versus um lucro líquido de R$ 132,1 milhões no 1t19.

O destaque ficou para o crescimento acelerado do seu marketplace, visto que apresentou crescimento de 184,8% no período, contribuindo para a melhora da receita bruta no período.

Porém, o fechamento temporário das lojas físicas influenciou a queda de 84% no faturamento das lojas físicas, devido aos impactos da pandemia de coronavírus.

O resultado líquido ajustado da companhia atingiu prejuízo de R$ 8,0 milhões, descontando as receitas não-recorrentes de R$ 38,8 milhões.

O caixa gerado nas operações atingiu R$ 233,7 milhões no 1t20, apresentando retração de -32,7% na comparação com o 1t19.

A posição de caixa total alcançou R$ 4,6 bilhões, considerando caixa e aplicações financeiras e R$ 2,6 bilhões mais R$ 2,0, bilhões em recebíveis de cartão de crédito.

Em seu balanço, a companhia afirmou que o próximo passo é investir em sua malha logística, expandindo suas entregas em até 24 horas.

Diante do crescimento acelerado do e-commerce, visto que representa 70% do seu faturamento total, a Magazine Luiza apresenta potencial de driblar a crise, favorecendo seu crescimento no longo prazo.

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Análise de Ações

DFP da Magazine Luiza 1t20

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Magazine Luiza do 1t20 na íntegra. 

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.

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