A Magazine Luiza divulgou seu resultado do terceiro de trimestre de 2019, confira neste artigo os principais destaques dos resultados da Magazine Luiza e se vale a pena investir ou manter sua posição na empresa. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Data da divulgação do Resultado: 29 de outubro de 2019

Confira o calendário de divulgação de resultados do 3T19 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Sobre a Magazine Luiza

A Magazine Luiza é uma rede varejista fundada em Franca no interior de São Paulo em 1957 pelo casal Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato

Primeira loja da Magazine Luiza, em 1957.

A rede comercializa milhares de produtos, principalmente eletrônicos e móveis em todo o Brasil.

Ao todo são 900 lojas físicas distribuídas em 17 estados do país, 22 mil funcionários, 12 centros de distribuição, além do e-commerce. 

O marketplace da Magazine Luiza reúne 1.500 pequenos varejistas que têm oportunidade de se beneficiar do modelo de negócio digital mais integrado da empresa. 

Para garantir a melhor experiência com a digitalização, o laboratório de desenvolvimento e inovação da Magazine Luiza, LuizaLabs, conta com mais de 400 profissionais trabalhando diariamente para desenvolver as melhores soluções para colocar a tecnologia a serviço da experiência da compra. 

Avaliação de Governança

A Magazine Luiza possui as melhores práticas de governança corporativo e está listada na Bolsa de Valores no segmento Mercado Novo, nível mais alto da B3.

EmpresaMagazine Luiza S.A.
CódigoMGLU3
SubsetorComércio
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100% ON
Free Float24,59%
Principal AcionistaLtd Administração E Participações S.A. 
Sitewww.magazineluiza.com.br

Balanço Magazine Luiza

A Magazine Luiza divulgou na última terça-feira, 29/10/2019, após o fechamento do mercado, seus resultados do terceiro trimestre de 2019

No relatório divulgado aos acionistas, a varejista anunciou resultados positivos, impulsionados pelo ganho de participação no mercado e aumento das vendas, sobretudo no E-commerce, que cresceu 96%, atingindo 48% das vendas totais. 

Os principais destaques do 3T19 foram:

  • Crescimento de 19% no volume de vendas das lojas físicas (9% mesmas lojas);
  • Crescimento de 96% no e-commerce, totalizando R$ 3,3 bilhões e 48% das vendas totais;
  • Crescimento de 300% no marketplace, representando 26% do e-commerce total;
  • Aumento de 47% das vendas totais, que totalizaram R$ 6,8 bilhões.

Resultados Operacionais

A Magazine Luiza, encerrou o terceiro trimestre de 2019 com um total de 1.039 lojas, das quais 855 são convencionais, 183 virtuais e o e-commerce. 

Gráfico: Evolução do Número de Lojas (em quantidade) da Magazine Luiza
Gráfico: Evolução do Número de Lojas (em quantidade) da Magazine Luiza

No trimestre foram inauguradas 52 novas lojas.

Já no acumulado dos 12 meses, findos em setembro de 2019, o total de inaugurações foi de 126 lojas.

Do total das lojas da Magalu, 30% delas estão em processo de maturação. 

As vendas totais do varejo da rede, cresceram no 3T19, 46,9, se comparado ao mesmo período do ano anterior, refletindo o crescimento de 19,45% das lojas físicas e de 96% no e-commerce. 

Gráfico: Evolução das Vendas Totais (em %) da Magazine Luiza
Gráfico: Evolução das Vendas Totais (em %) da Magazine Luiza.

A participação do Cartão Luiza nas vendas se manteve estável em 29% no período, contribuindo com a estratégia da rede de fidelização de seus clientes. 

Nesse cenário, a Receita Bruta da Magazine Luiza no terceiro trimestre de 2019 foi de quase R$ 6 bilhões, representando um crescimento de 35% na comparação ano a ano. 

O crescimento, segundo a Magalu, é reflexo do crescimento acelerado do e-commerce, incluindo a Netshoes, aumento das vendas nas mesmas lojas físicas e boa contribuição das novas lojas. 

Na mesma linha, a Receita Líquida do 3T19 cresceu 32,5%, na mesma base de comparação, e totalizou R$ 4,9 bilhões. 

O Lucro Bruto Ajustado, por sua vez, evoluiu 36,6%, totalizando R$ 1,6 bilhão no semestre. 

Adicionamento a Margem Bruta chegou a 30,6% com crescimento de 0,9 ponto percentual.

Essa variação reflete, principalmente, as vendas de novas categorias, sobretudo, pela Netshoes que atingiu a margem bruta de 42,2%. 

O resultado também foi impactado pela performance excelente do e-commerce, que cresceu mais de 300%. 

O Ebitda Ajustado da Magalu, por sua vez, ficou em R$ 300,7 milhões, representando um acréscimo de 7% na métrica na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico: Evolução Do Ebitda (em %) da Receita Líquida) da Magazine Luiza
Gráfico: Evolução Do Ebitda (em %) da Receita Líquida) da Magazine Luiza.

Esse crescimento é resultado, principalmente, do aumento das vendas e o resultado positivo do e-commerce, incluindo o marketplace

Na contramão, a Margem Ebitda, apresentou decréscimo de 1,5 ponto percentual. A piora na margem é reflexo dos investimentos adicionais da varejista na melhoria do nível de serviço e da aquisição da Netshoes

Nos nove primeiros meses de 2019 o Ebitda Ajustado foi de R$909,3 milhões, com margem de 6,7%.

Resultados Financeiros

Devido ao crescimento do Ebitda, da diluição de despesas financeiras os benefícios do Juros sobre Capital Próprio, o Lucro Líquido Ajustado da Magazine Luiza no terceiro trimestre de 2019 totalizou R$ 136,3 milhões, o que representa o um crescimento de 12,7% na comparação com 3T18. 

Tabela com os Principais Números Operacionais e Financeiros da Magazine Luiza
Tabela com os Principais Números Operacionais e Financeiros da Magazine Luiza.

A Margem Líquida do período foi de 2,8%, representando uma variação de 0,5 ponto percentual na comparação com o 3T18.

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o Lucro Líquido ajustado somou R$366,8 milhões com margem líquida de 2,7%, representando queda de 9,1% e 1 ponto percentual respectivamente. 

Endividamento

Entre setembro de 2018 e setembro de 2019 a Magazine Luiza apresentou uma redução de caixa de R$ 699,8 milhões, passando de R$ 1.313,9 milhões em 2018, para R$ 614,1 em 2019.

A queda na posição de caixa foi causada pelo pagamento da aquisição da Netshoes, concluída em junho de 2019 e pelos novos aportes de capital feitos para liquidação de dívidas. 

A posição total de Caixa da Magalu no final do terceiro trimestre de 2019 era de R$ 1,8 bilhão, considerando caixas e aplicações financeiras de R$ 0,5 bilhão e mais R$ 1,3 bilhão em recebíveis de cartão de crédito. 

Principais Indicadores

Veja abaixo os principais indicadores da Magazine Luiza.

Indicador06/201909/2019
Preço/Lucro (P/L)48,559,8
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)12,917,7
Dividendo (DY) %0,50,3
Valor de Mercado $40,2 bilhões56,4 bilhões
Lucro por Ação (LPA) $ 0,54300,6188
Rent. Patr. Líq. (ROE) %26,629,5
Margem Líquida %4,95,2
Data Divulgação 12/08/2019 29/10/2019

* Indicadores com base na data de 29/10/2019

Teleconferência de Resultados Magazine Luiza

Participe da teleconferência de Resultados da Magazine Luiza do 3T19. Veja a transmissão ao vivo com o link abaixo:

Data30.10.2019
Horário11h30 (horário de Brasília)
Pré-registroRegistre-se aqui
(evite fila na conexão telefônica)
Telefone Acesso Brasil: +55 (11) 3193-1080 / (11) 2820-4080
Acesso Exterior: +1 646 828-8246 / +1 646 291-8939
(tradução simultânea)
Senha Magazine Luiza
Observação A teleconferência será realizada somente em português, com tradução simultânea para o inglês.
Acesso ao webcast pelo site de RI e pelo aplicativo MZiQ.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Magazine Luiza.

Conclusão

Os resultados da Magazine Luiza para o terceiro trimestre de 2019 foram bastante positivos.

O desempenho foi impactado, sobretudo, pela performance excepcional do marketplace que cresceu 300% no período. 

Adicionalmente, o e-commerce cresceu 96%, atingindo R$ 3,3 bilhões, enquanto as vendas em lojas físicas cresceram 19%. Diante disso, as vendas totais da companhia aumentaram 47% e chegaram a R$ 6,8 bilhão. 

Nesse cenário, o Lucro Ajustado da companhia varejista no trimestre foi de R$ 136,3 milhões, alta de 12,7% na comparação anual. 

Em termos líquidos, o Lucro da Magazine Luiza no período foi de R$ 235,1 milhões, com margem de 4,8%, alta de 96,7% e 1,5 ponto percentual, respectivamente. 

Já o Ebitda, que mede a geração operacional de caixa da rede, ficou em R$ 300,7 milhões, alta de 7% na comparação anual. Houve queda na Margem Ebitda, que passou de 7,7% no 3T19 para 6,2% no 3T19. 

O resultado foi gerado, principalmente, pelos investimentos adicionais da Magalu na melhoria do nível de serviço e da aquisição da Netshoes

Em termos líquidos, o Ebitda foi de R$ 501,2 milhões, um salto de 79,7% em relação ao 3T18. A Margem, em termos líquidos, foi de 10,3%, aumento de 2,7 ponto percentual. 

Escrito em conjunto por Eduardo Voglino e Marcelo Fayh (Analista CNPI).

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Resultados da Magazine Luiza 3T19

Confira abaixo os Resultados da Magazine Luiza do 3T19 na íntegra.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.