A Magazine Luiza divulgou seu resultado do terceiro de trimestre de 2019, confira neste artigo os principais destaques dos resultados da Magazine Luiza e se vale a pena investir ou manter sua posição na empresa.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Data da divulgação do Resultado: 29 de outubro de 2019
Confira o calendário de divulgação de resultados do 3T19 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.
Sobre a Magazine Luiza
A Magazine Luiza é uma rede varejista fundada em Franca no interior de São Paulo em 1957 pelo casal Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato.
A rede comercializa milhares de produtos, principalmente eletrônicos e móveis em todo o Brasil.
Ao todo são 900 lojas físicas distribuídas em 17 estados do país, 22 mil funcionários, 12 centros de distribuição, além do e-commerce.
O marketplace da Magazine Luiza reúne 1.500 pequenos varejistas que têm oportunidade de se beneficiar do modelo de negócio digital mais integrado da empresa.
Para garantir a melhor experiência com a digitalização, o laboratório de desenvolvimento e inovação da Magazine Luiza, LuizaLabs, conta com mais de 400 profissionais trabalhando diariamente para desenvolver as melhores soluções para colocar a tecnologia a serviço da experiência da compra.
Avaliação de Governança
A Magazine Luiza possui as melhores práticas de governança corporativo e está listada na Bolsa de Valores no segmento Mercado Novo, nível mais alto da B3.
Empresa | Magazine Luiza S.A. |
Código | MGLU3 |
Subsetor | Comércio |
Segmento de Listagem | Novo Mercado |
Tag Along | 100% ON |
Free Float | 24,59% |
Principal Acionista | Ltd Administração E Participações S.A. |
Site | www.magazineluiza.com.br |
Balanço Magazine Luiza
A Magazine Luiza divulgou na última terça-feira, 29/10/2019, após o fechamento do mercado, seus resultados do terceiro trimestre de 2019.
No relatório divulgado aos acionistas, a varejista anunciou resultados positivos, impulsionados pelo ganho de participação no mercado e aumento das vendas, sobretudo no E-commerce, que cresceu 96%, atingindo 48% das vendas totais.
Os principais destaques do 3T19 foram:
- Crescimento de 19% no volume de vendas das lojas físicas (9% mesmas lojas);
- Crescimento de 96% no e-commerce, totalizando R$ 3,3 bilhões e 48% das vendas totais;
- Crescimento de 300% no marketplace, representando 26% do e-commerce total;
- Aumento de 47% das vendas totais, que totalizaram R$ 6,8 bilhões.
Resultados Operacionais
A Magazine Luiza, encerrou o terceiro trimestre de 2019 com um total de 1.039 lojas, das quais 855 são convencionais, 183 virtuais e o e-commerce.
No trimestre foram inauguradas 52 novas lojas.
Já no acumulado dos 12 meses, findos em setembro de 2019, o total de inaugurações foi de 126 lojas.
Do total das lojas da Magalu, 30% delas estão em processo de maturação.
As vendas totais do varejo da rede, cresceram no 3T19, 46,9, se comparado ao mesmo período do ano anterior, refletindo o crescimento de 19,45% das lojas físicas e de 96% no e-commerce.
A participação do Cartão Luiza nas vendas se manteve estável em 29% no período, contribuindo com a estratégia da rede de fidelização de seus clientes.
Nesse cenário, a Receita Bruta da Magazine Luiza no terceiro trimestre de 2019 foi de quase R$ 6 bilhões, representando um crescimento de 35% na comparação ano a ano.
O crescimento, segundo a Magalu, é reflexo do crescimento acelerado do e-commerce, incluindo a Netshoes, aumento das vendas nas mesmas lojas físicas e boa contribuição das novas lojas.
Na mesma linha, a Receita Líquida do 3T19 cresceu 32,5%, na mesma base de comparação, e totalizou R$ 4,9 bilhões.
O Lucro Bruto Ajustado, por sua vez, evoluiu 36,6%, totalizando R$ 1,6 bilhão no semestre.
Adicionamento a Margem Bruta chegou a 30,6% com crescimento de 0,9 ponto percentual.
Essa variação reflete, principalmente, as vendas de novas categorias, sobretudo, pela Netshoes que atingiu a margem bruta de 42,2%.
O resultado também foi impactado pela performance excelente do e-commerce, que cresceu mais de 300%.
O Ebitda Ajustado da Magalu, por sua vez, ficou em R$ 300,7 milhões, representando um acréscimo de 7% na métrica na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Esse crescimento é resultado, principalmente, do aumento das vendas e o resultado positivo do e-commerce, incluindo o marketplace.
Na contramão, a Margem Ebitda, apresentou decréscimo de 1,5 ponto percentual. A piora na margem é reflexo dos investimentos adicionais da varejista na melhoria do nível de serviço e da aquisição da Netshoes.
Nos nove primeiros meses de 2019 o Ebitda Ajustado foi de R$909,3 milhões, com margem de 6,7%.
Resultados Financeiros
Devido ao crescimento do Ebitda, da diluição de despesas financeiras os benefícios do Juros sobre Capital Próprio, o Lucro Líquido Ajustado da Magazine Luiza no terceiro trimestre de 2019 totalizou R$ 136,3 milhões, o que representa o um crescimento de 12,7% na comparação com 3T18.
A Margem Líquida do período foi de 2,8%, representando uma variação de 0,5 ponto percentual na comparação com o 3T18.
No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o Lucro Líquido ajustado somou R$366,8 milhões com margem líquida de 2,7%, representando queda de 9,1% e 1 ponto percentual respectivamente.
Endividamento
Entre setembro de 2018 e setembro de 2019 a Magazine Luiza apresentou uma redução de caixa de R$ 699,8 milhões, passando de R$ 1.313,9 milhões em 2018, para R$ 614,1 em 2019.
A queda na posição de caixa foi causada pelo pagamento da aquisição da Netshoes, concluída em junho de 2019 e pelos novos aportes de capital feitos para liquidação de dívidas.
A posição total de Caixa da Magalu no final do terceiro trimestre de 2019 era de R$ 1,8 bilhão, considerando caixas e aplicações financeiras de R$ 0,5 bilhão e mais R$ 1,3 bilhão em recebíveis de cartão de crédito.
Principais Indicadores
Veja abaixo os principais indicadores da Magazine Luiza.
Indicador | 06/2019 | 09/2019 |
Preço/Lucro (P/L) | 48,5 | 59,8 |
Preço/Valor Patrimonial (PVPA) | 12,9 | 17,7 |
Dividendo (DY) % | 0,5 | 0,3 |
Valor de Mercado $ | 40,2 bilhões | 56,4 bilhões |
Lucro por Ação (LPA) $ | 0,5430 | 0,6188 |
Rent. Patr. Líq. (ROE) % | 26,6 | 29,5 |
Margem Líquida % | 4,9 | 5,2 |
Data Divulgação | 12/08/2019 | 29/10/2019 |
* Indicadores com base na data de 29/10/2019
Teleconferência de Resultados Magazine Luiza
Participe da teleconferência de Resultados da Magazine Luiza do 3T19. Veja a transmissão ao vivo com o link abaixo:
Data | 30.10.2019 |
Horário | 11h30 (horário de Brasília) |
Pré-registro | Registre-se aqui (evite fila na conexão telefônica) |
Telefone | Acesso Brasil: +55 (11) 3193-1080 / (11) 2820-4080 Acesso Exterior: +1 646 828-8246 / +1 646 291-8939 (tradução simultânea) |
Senha | Magazine Luiza |
Observação | A teleconferência será realizada somente em português, com tradução simultânea para o inglês. Acesso ao webcast pelo site de RI e pelo aplicativo MZiQ. |
Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Magazine Luiza.
Conclusão
Os resultados da Magazine Luiza para o terceiro trimestre de 2019 foram bastante positivos.
O desempenho foi impactado, sobretudo, pela performance excepcional do marketplace que cresceu 300% no período.
Adicionalmente, o e-commerce cresceu 96%, atingindo R$ 3,3 bilhões, enquanto as vendas em lojas físicas cresceram 19%. Diante disso, as vendas totais da companhia aumentaram 47% e chegaram a R$ 6,8 bilhão.
Nesse cenário, o Lucro Ajustado da companhia varejista no trimestre foi de R$ 136,3 milhões, alta de 12,7% na comparação anual.
Em termos líquidos, o Lucro da Magazine Luiza no período foi de R$ 235,1 milhões, com margem de 4,8%, alta de 96,7% e 1,5 ponto percentual, respectivamente.
Já o Ebitda, que mede a geração operacional de caixa da rede, ficou em R$ 300,7 milhões, alta de 7% na comparação anual. Houve queda na Margem Ebitda, que passou de 7,7% no 3T19 para 6,2% no 3T19.
O resultado foi gerado, principalmente, pelos investimentos adicionais da Magalu na melhoria do nível de serviço e da aquisição da Netshoes.
Em termos líquidos, o Ebitda foi de R$ 501,2 milhões, um salto de 79,7% em relação ao 3T18. A Margem, em termos líquidos, foi de 10,3%, aumento de 2,7 ponto percentual.
Escrito em conjunto por Eduardo Voglino e Marcelo Fayh (Analista CNPI).
→ Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
Resultados da Magazine Luiza 3T19
Confira abaixo os Resultados da Magazine Luiza do 3T19 na íntegra.
Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.
O QUE LER AGORA...
- Notícias
TIM (TIMS3) Amplia Cobertura 5G para 57 Novas Cidades no Brasil
- Notícias
FMI Revisa Projeção Fiscal para o Brasil e Prevê Déficit até 2026
- Notícias
Ibovespa Cai -0,17% com NY e Frigoríficos; MRFG3 -6,45%
- Notícias
Tesla (TSLA34) Solicita Aprovação de Pacote Salarial de US$ 55,8 Bi para Elon Musk pelos Acionistas