A Lojas Renner divulgou os resultados das suas operações para o terceiro de trimestre de 2019, confira a Análise de Resultados do 3T19 da Lojas Renner (LREN3), os principais destaques do resultado da empresa e se vale a pena investir ou manter sua posição na empresa.
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Data da divulgação: 24 de outubro de 2019
Confira o calendário de divulgação de resultados do 3T19 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.
Sobre a Lojas Renner
A Lojas Renner, constituída em 1965, é a maior varejista de moda do Brasil, que através da sua rede de lojas, oferece produtos de moda e beleza em diferentes estilos.
- Camicado, empresa especializada em produtos para casa e decoração;
- Youcom, rede de lojas com especialidade em moda jovem e;
- Realiza CFI, que oferece apoio aos negócios do varejo através da oferta e gestão de produtos financeiros.
Assim, a Lojas Renner, conta com mais de 500 lojas distribuídas em todo o país, além de uma loja no Uruguai.
Avaliação de Governança
A Lojas Renner, foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa.
Empresa possui, as melhores práticas de governança corporativa e está listada na Bolsa de Valores no segmento Mercado Novo, grau mais elevado entre os diferentes níveis da B3.
Empresa | Lojas Renner S.A. |
Código | LREN3 |
Subsetor | Comércio |
Segmento de Listagem | Novo Mercado |
Tag Along | 100% ON |
Free Float | 64,3% |
Principal Acionista | Trowe Price Associates. Inc (14,69%) |
Site | www.lojasrenner.com.br |
Balanço Renner
Os resultados da Lojas Renner foram anunciados no dia 24 de outubro de 2019, para suas operações referentes ao terceiro trimestre de 2019.
O resultado trouxe, pela segunda vez consecutiva, variação negativa no lucro líquido da empresa, que totalizou, descontando os efeitos do IFRS 16, R$ 196,9 milhões.
Considerando o efeito da nova norma contábil, o lucro líquido da empresa foi de R$ 189,3 milhões.
A adoção da norma IFRS 16, a partir de 1º de janeiro de 2019, trouxe alterações na contabilização da parcela fixa dos aluguéis, enquadrados como arrendamento, exigindo o reconhecimento dos compromissos futuros, em contrapartida aos ativos referentes ao seu direito de uso.
As despesas com aluguéis, que até 2018 eram registradas como “Ocupação”, passaram a ser reconhecidas nas linhas de depreciação e despesas financeiras.
Além da queda no lucro, os principais destaque dos resultados foram:
- Aumento de 12,9% na receita líquida;
- Crescimento de 13% no Lucro Bruto;
- Perda de 1,9 ponto percentual na margem ebitda do varejo;
- Perda de 1,5 ponto percentual na margem líquida.
Resultados Operacionais Varejo
No terceiro trimestre de 2016 o volume de vendas em Mesmas Lojas seguiu o andamento positivo, com aumento de 8,3%, frente ao 3T18, devido ao aumento do fluxo de clientes nas lojas da rede.
Nos nove primeiros meses de 2019, a rede varejista Lojas Renner atingiu um crescimento de 14,5% na receita líquida e de 9,9% nas vendas em Mesmas Lojas.
Esse resultado reflete os constantes ganhos de participação no mercado da empresa ao longo do ano.
As vendas da Youcom tiveram aumento de 24% usando a mesma base de comparação, refletindo a aceitação da nova coleção pelos clientes e gestão corretas de estoque.
Nesse sentido, a Youcom apresentou alta de 3,2 pontos percentuais na Margem Bruta, resultado da gestão comercial e da boa qualidade de estoques
Por outro lado, o processo de ajuste de estoque da Camicado afetou o mix de produtos, gerando falta no sortimento adequado, o que impactou a competitividade do negócio.
Diante disso, a receita líquida da Camicado no terceiro trimestre de 2019 apresentou queda de 3,7% ante ao mesmo período de 2018.
Na mesma linha, houve queda de 2,2 pontos percentuais na margem bruta do negócio.
Por fim, a Lojas Renner apresentou, no 3T19 um aumento de 13% no lucro bruto se comparado ao mesmo período do ano passado, a margem bruta, no entanto, se manteve inalterável em 54,3%. .
Já no acumulado dos 9M19, houve queda de 0,6 ponto percentual na margem bruta da operação de varejo, refletindo o câmbio concentrado para os itens importados, sobretudo no primeiro trimestre de 2019.
Em relação ao Ebitda, as operações de varejo apresentaram queda de 1,2%, R$ 257, 1 milhões no terceiro trimestre de 2019 na comparação com o 3T 18.
Enquanto isso, a margem ebitda caiu de 15,2% no 3T18 para 13,3% no 3T19.
A queda na margem ebitda de Varejo foi consequência de itens não comparáveis que impactaram o resultado 1,2 p.p. Excluindo os efeitos, o ebitda de Varejo teria crescido 14,5%, com aumento de 0,2 p.p. na Margem.
Os itens não comparáveis se referem, sobretudo, à menor recuperação de créditos fiscais, ao aumento no provisionamento de participação nos resultados e à adoção de IFRS 16.
No final de setembro, a varejista somava 31,9 milhões de cartões emitidos, que representaram 44,3% das mercadorias vendidas no terceiro trimestre de 2019.
No mesmo período do ano passado, esse percentual era de 45,2%.
A menor participação dos cartões emitidos é consequência, principalmente, da maior cautela dos clientes quanto ao parcelamento de compras com juros.
Resultados de Produtos Financeiros
No terceiro trimestre de 2019, a receita líquida de produtos financeiros totalizou R$ 286,7 milhões, representando uma alta de 27% ante ao mesmo período do ano anterior.
O crescimento no resultado do negócio foi gerado, principalmente, pelas maiores receitas geradas a partir do “Meu Cartão, cuja carteira aumentou 47%.
As perdas líquidas no trimestre também cresceram, passando de R$ 68 milhões no 3T18 para R$ 101,4 milhões no 3T19.
O resultado é consequência, sobretudo, do aumento do provisionamento do Private Label, como consequência das transações que passaram a ser contabilizadas na Realize CFI.
O ebitda de Produtos Financeiros totalizou R$ 103,3 milhões, representando um aumento de 19,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Paralelamente a margem ebitda do negócio cresceu 3,7 pontos percentuais e chegou ao patamar de 28,7%.
Contas a Receber de Clientes
No terceiro trimestre houve um aumento de 26,7% no Contas a Receber, gerado, principalmente, pela maior utilização do Meu Cartão.
Inadimplência
No 3T19, a carteira total de Produtos Financeiros, incluindo Cartão Renner, Meu Cartão e Saque Rápido, cresceu 27,5% na comparação ano a ano.
O resultado foi impulsionado, principalmente pelo cartão Cobranded.
No período, houve redução no percentual de vencidos, que passou de 21% no 3T18 para 20,6% no 3T19, gerado, em sua maior parte, pelo crescimento da carteira “Meu Cartão”.
Por outro lado, o percentual de perda subiu para 3,6%, ante a 3,1% observado no terceiro trimestre de 2018.
A alta de 0,5 ponto percentual foi causada pelo maior nível de provisionamento no Private Label.
Resultados Financeiros
O lucro líquido das Lojas Renner no terceiro trimestre de 2019 totalizou R$ 189,3 milhões (R$ 196,9 milhões descontando o efeito o IFRS 16), representando queda de 2,6% (+1,4 sem o IFRS 16) na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O ebitda, que representa o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização cresceu 37,2%, e totalizou R$ 466,3 milhões
Já ebitda total ajustado do período foi de R$ 360,4 milhões (R$ 371,9 milhões sem o efeito do IFRS 16), representando alta de 3,9% ( 7,2% sem o IFRS 16) na comparação anual.
A margem ebitda, por sua vez, apresentou queda de 1,6 ponto percentual (1,0 p.p. descontando o efeito do IFRS 16) e chegou ao patamar de 18,7% (19,3% sem o IFRS 16) no terceiro trimestre de 2019.
Confira abaixo mais Resultados da Lojas Renner do 3T19:
- Planilha com os fundamentos da Lojas Renner;
- Press Release - Resultados 3T19;
Endividamento
Em 30 de setembro de 2019 o endividamento da companhia era de 0,35x o ebitda ajustado total.
A métrica apresentou uma melhora se comparada ao mesmo período ano anterior.
Em 30 de setembro de 2019 o endividamento da Lojas Renner era de 0,49 o ebitda ajustado total.
Principais Indicadores
Veja abaixo os principais indicadores da empresa analisada.
Indicador | 06/2019 | 09/2019 |
Preço/Lucro (P/L) | 36,3 | 39,0 |
Preço/Valor Patrimonial (PVPA) | 9,1 | 9,4 |
Dividendo (DY) % | 1,2 | 1,1 |
Valor de Mercado $ | 37,4 bilhões | 40 bilhões |
Lucro por Ação (LPA) $ | 1,2991 | 1,2928 |
Rent. Patr. Líq. (ROE) % | 25,1 | 24,0 |
Margem Líquida % | 11,5 | 11,1 |
Data Divulgação | 31/07/2019 | 24/10/2019 |
* Indicadores com base na data de 25/10/2019
Teleconferência de Resultados Lojas Renner
Participe da teleconferência de Resultados da Lojas Renner do 3T19. Veja a transmissão ao vivo com o link abaixo:
Data | 25.10.2019 |
Horário | 13h00 (horário de Brasília) |
Pré-registro | Registre-se aqui (evite fila na conexão telefônica) |
Telefone | Acessos em Português: +55 11 3127-4971 +55 11 3728-5971 Acesso em Inglês: +1 516-300-1066 +1 929-378-3440 Replay: +55 11 3127-4999 Senha Português: 62013528 |
Senha | Renner |
Observação | A teleconferência será realizada somente em português, com tradução simultânea para o inglês. Acesso ao webcast pelo site de RI e pelo aplicativo MZiQ. |
Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Lojas Renner.
Conclusão
O balanço da Lojas Renner trouxe pela segunda vez seguida queda variação anual do lucro líquido da companhia.
No terceiro trimestre de 2019 a métrica totalizou R$ 189,3 milhões, queda de 2,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O resultado refletiu os efeitos de itens não recorrentes:
- adoção da nova norma de contabilidade;
- IFRS 16, além da alta nas provisões do Programa de Participação nos Resultados (R$ 14,3 milhões);
- ganho de R$ 17,4 milhões referente à decisão judicial transitada em julgado, relativa à dedução fiscal do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT.
Sem os efeitos dos itens não comparáveis o lucro líquido teria crescido 24,6% segundo a companhia, com ganho 1,0 ponto percentual na margem líquida.
Escrito em conjunto por Eduardo Voglino e Marcelo Fayh (Analista CNPI).
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Resultados da Lojas Renner 3T19
Confira abaixo os Resultados da Lojas Renner do 3T19 na íntegra.
Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.