Os resultados da Via Varejo (VVAR3) referente a suas operações do terceiro trimestre de 2020, foram divulgados no dia 11/11.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Via Varejo do 3t20 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 3t20 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação VVAR3 vale a pena

Sobre Via Varejo

A Via Varejo é uma empresa de comércio varejista brasileira fundada em 2010, responsável por administrar as redes de lojas das bandeiras Casas Bahia e Pontofrio e das suas respectivas lojas virtuais.

Além disso, o Grupo administra a fabricante de móveis Bartira, além de ser a controladora do site de e-commerce Extra.com.br.

A criação da empresa ocorreu após a associação da Casas Bahia, pertencente à família Klein, e do Pontofrio, propriedade do Grupo Pão de Açúcar.

Até junho de 2019, o Grupo Pão de Açúcar foi seu acionista controlador detendo participação de 39,36% no seu capital.

A empresa está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal, com aproximadamente 1 mil lojas e cerca de 45 mil colaboradores.

A sede administrativa da Via Varejo se situa no município de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo (SP), e posiciona-se como uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo.

Composição acionária da Via Varejo

AcionistaONPNTotal
Outros   87,50%0,00%87,50%
Jpmorgan Asset Management Holdings  Inc.  6,80%0,00%6,80%
Schroder Investment Management Brasil Ltda.5,30%0,00%5,30%
Ações Tesouraria0,40%0,00%0,40%

Avaliação de Governança

A empresa está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaVia Varejo S.A.   
CódigoVVAR3
SubsetorComércio  
Segmento de ListagemEletrodomésticos
Tag Along100%   
Free Float99,8% 
Principal AcionistaJpmorgan Asset Management Holdings Inc.
Sitehttps://ri.viavarejo.com.br/ 

A empresa possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito da sua capacidade de geração de caixa ou de sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Via Varejo no 3t20

A empresa apresentou um lucro líquido de R$ 590 milhões no 3t20, contra prejuízo de -R$ 383 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Via Varejo do terceiro trimestre de 2020:

Indicador3T202T20%3T19%
Lucro Líquido (R$)R$ 590 MR$ 65 M807,7%-R$ 383 M-
Margem Ebitda (%)15,3%10,5%4,8 p.p.3,9%11,4 p.p.
Margem Bruta (%)35,4%35,3%0,1 p.p.29,2%6,2 p.p.
Margem Líquida (%)7,6%1,2%6,4 p.p.-6,7%14,3 p.p.

Resultados Operacionais da Via Varejo no 3t20

A Via Varejo ganhou na fatia do mercado digital no 3T20, em levantamento realizado pela GfK, 8,8 p.p e também de acordo com o portal Compre&Confie com ganho de 4,7p.p.

E-commerce

O e-commerce cresceu robustos 219% quando comparado com o 3T19, o maior crescimento entre os grandes players do varejo.

O ganho de market-share do 1P é nítido e com a empresa seguindo o projeto de transformação da plataforma do marketplace (3P).

O 1P apresentou crescimento de 294% em comparação com o mesmo período do ano passado. Sinalizando o potencial do que estará por vir, o 3P atingiu crescimento importante e apresentou evolução de 83% no 3T20.

O e-commerce, cada vez mais protagonista, aumentou sua participação de 18% no GMV Total do 3T19 para 41% no 3T20.

No 3T20 os apps já participaram com 27% do GMV online contra 13% no 3T19. Vale destacar também, que o mobile alcançou 80% de participação no GMV online ante 69% no 3T19. 

Lojas Fisícas

Foi observada a evolução do número de lojas abertas em cada mês do trimestre, saindo de 80% no final de julho de 2020 para 100% em setembro de 2020.

Vale ressaltar que as lojas reabertas vêm apresentando performance de vendas superior aos níveis de faturamento pré-pandemia.

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Resultados Financeiros da Via Varejo no 3t20

A receita líquida de vendas da Via Varejo atingiu R$ 7,8 bilhões no 3t20, apresentando alta de 47,3% na comparação com o 3t19.

O Lucro Bruto da Via Varejo atingiu R$ 2,7 bilhões no 3t20, apresentando crescimento de 66,1% na comparação com o 3t19. 

O custo dos serviços prestados totalizou R$ 5,0 bilhões no 3t20, apresentando crescimento de 25,4% na comparação com o 3t19.

O Ebitda da Via Varejo atingiu R$ 1,1 bilhão no 3t20, apresentando crescimento de 443,6% na comparação com o 3t19.

A margem Ebitda da Via Varejo totalizou 15,3% no 3t20, apresentando crescimento de 11,4 ponto percentual na comparação com o 3t19. 

O resultado financeiro da Via Varejo totalizou um prejuízo de -R$ 107 milhões no 3t20, apresentando crescimento de 55,4% quando comparado ao 3t19.

No 3t20, as despesas gerais e administrativas cresceram 13,4% em relação ao 3t19.

A Margem bruta da Via Varejo atingiu 35,4% no 3t20, apresentando crescimento de 6,1 ponto percentual na comparação com o 3t19. 

O lucro líquido da Via Varejo atingiu R$ 590 milhões no 3t20, apresentando crescimento de 807,7% na comparação com o 2t20 e prejuízo de -R$ 383 milhões na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico: Histórico de lucros trimestrais da Via Varejo. Fonte: GuiaInvest.

A Margem líquida da Via Varejo atingiu 7,6% no 3t20, apresentando crescimento de 14,3 ponto percentual na comparação com o 3t19.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da Via Varejo

Os indicadores de endividamento da Via Varejo estão fora da normalidade, apresentando uma dívida líquida / patrimônio líquido de 106,8%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Via Varejo:

Gráfico: Histórico Endividamento Via Varejo. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta da Via Varejo em setembro de 2020, totalizou R$ 4,5 bilhões, apresentando crescimento de R$ 2,4 bilhões na comparação com setembro de 2019.

A companhia apresentou uma estrutura de capital preocupante no trimestre, mantendo 53,7% da sua dívida no longo prazo e 46,3% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas da Via Varejo

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da Via Varejo para iniciar a sua análise dos fundamentos da VVAR3.

Indicador06/202009/2020Evolução
Preço/Lucro (P/L)-21,1-149606,2%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)4,84,92,1%
Price Sales Ratio (PSR)1,01,00,0%
Valor de Mercado (R$)R$ 24,5 BR$ 27,7 B13,1%
Ebit (R$)R$ 497 MR$ 1,1 B175,0%
Ebitda (R$)R$ 555 MR$ 1,1 B120,0%
Lucro por Ação (LPA) $-0,7257-0,1165-83,9%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %-23,0%-3,3% 19,7 p.p. 
Margem Líquida %-4,6%-0,7% 3,9 p.p. 
Liquidez Corrente1,21,2 0 p.p. 
Data Divulgação12/08/2011/11/20-

* Indicadores com base na data de 11/10/2020.  Fonte: GuiaInvest

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Teleconferência de Resultados Via Varejo 3t20

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da Via Varejo do 3t20.

Documentos e arquivos dos Resultados da Via Varejo do 3t20

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Via Varejo.

VVAR3 Vale a Pena?

A Via Varejo divulgou lucro líquido de R$ 590,0 milhões no terceiro trimestre de 2020, aumento de 807,7% em relação ao segundo trimestre de 2020.

No mesmo período do ano passado, o resultado havia sido negativo em R$ 383,0 milhões.

A receita líquida somou R$ 7,8 bilhões no terceiro trimestre de 2020, uma variação de 48,0% em relação ao trimestre ligeiramente anterior e crescimento de 37,3% em relação ao 3T19.

O resultado corresponde a uma margem bruta de 35,4% contra 35,3% no 2T20 e 29,2% no mesmo período do ano passado.

Já a margem líquida ficou em 7,6% no terceiro trimestre de 2020 contra 1,2% no trimestre ligeiramente anterior.

Neste período, as ações da Via Varejo oscilaram 13,3% contra -0,5% do Ibovespa, enquanto que o valor de mercado atingiu R$ 27,7 bilhões contra R$ 12,6 bilhões no 3T19.

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DFP da Via Varejo 3t20

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Via Varejo do 3t20 na íntegra. 

Demonstrativos Financeiros do Resultado da Via Varejo do 3t20 by Matheus Rodrigues on Scribd

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.