Os resultados da Via Varejo (VVAR3) referente a suas operações do segundo trimestre de 2020, foram divulgados no dia 12/08.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Via Varejo do 2t20 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 2t20 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação VVAR3 vale a pena.

Sobre Via Varejo

A Via Varejo é uma empresa de comércio varejista brasileira fundada em 2010, responsável por administrar as redes de lojas das bandeiras Casas Bahia e Pontofrio e das suas respectivas lojas virtuais.

Além disso, o Grupo administra a fabricante de móveis Bartira, além de ser a controladora do site de e-commerce Extra.com.br.

A criação da empresa ocorreu após a associação da Casas Bahia, pertencente à família Klein, e do Pontofrio, propriedade do Grupo Pão de Açúcar.

Até junho de 2019, o Grupo Pão de Açúcar foi seu acionista controlador detendo participação de 39,36% no seu capital.

A empresa está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal, com aproximadamente 1 mil lojas e cerca de 45 mil colaboradores.

A sede administrativa da Via Varejo se situa no município de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo (SP), e posiciona-se como uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo.

Composição acionária da Via Varejo

Acionista ON PN Total
Outros 87,50% 0,00% 87,50%
Jpmorgan Asset Management Holdings Inc. 6,80% 0,00% 6,80%
Schroder Investment Management Brasil Ltda. 5,30% 0,00% 5,30%
Ações Tesouraria 0,40% 0,00% 0,40%

Avaliação de Governança

A empresa está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

Empresa Via Varejo S.A.
Código VVAR3
Subsetor Comércio
Segmento de Listagem Eletrodomésticos
Tag Along 100%
Free Float 99,8%
Principal Acionista Jpmorgan Asset Management Holdings Inc.
Site http://ri.viavarejo.com.br/

A empresa possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito da sua capacidade de geração de caixa ou de sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Via Varejo no 2t20

A empresa apresentou um lucro líquido de R$ 65,0 milhões no 2t20, contra um prejuízo de R$ 154,0 milhões no mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Via Varejo do segundo trimestre de 2020:

Indicador 2t20 1t20 % 2t19 %
Lucro Líquido (R$) R$ 65,0 MR$ 13,0 M400,0% -R$ 154,0 -
Margem Ebitda (%) 10,5% 9,8% 0,7 p.p. 6,3% 4,2 p.p.
Margem Bruta (%) 35,3% 30,7% 4,6 p.p. 28,0% 7,3 p.p.
Margem Líquida (%) 1,2% 0,2% 1 p.p. -2,6% 3,8 p.p.

Resultados Operacionais da Via Varejo no 2t20

Os dados de market share mais que comprovam a arrancada e o crescimento sustentável da Via Varejo.

A Companhia atingiu sua maior posição histórica na fatia do mercado digital no 2T20 em levantamento realizado pela GfK com ganho de 12p.p e também de acordo com o portal Compre&Confie com ganho de 6,5p.p.

Importante ressaltar que mesmo após o grande salto em abril de 2020, foi mantido crescimentos expressivos e sustentáveis.

O ganho de market-share do 1P foi observado no trimestre e a empresa segue com o projeto de transformação da plataforma do marketplace (3P).

O 1P apresentou crescimento extraordinário de 311% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Já o 3P atingiu crescimento importante e apresentou evolução de 180% neste segundo trimestre.

O e-commerce, cada vez mais protagonista, aumentou sua participação de 27% no GMV Total do 1T20 para 70% no 2T20 frente aos 18,5% apresentados no 2T19.

Nas plataformas de 1P e 3P, a empresa segue com o crescimento no número de usuários ativos (MAU) nos aplicativos da Casas Bahia e Pontofrio.

Desde o início de junho de 2019, a base de usuários foi de 1,5 milhão de usuários ativos para 15 milhões ao final do 2T20.

No segundo trimestre, o share de visitas no app foi de 30% contra 14% no 2T19. Os apps já participam com 32% do GMV online.

Também foi observada a evolução do número de lojas abertas em cada mês do trimestre, saindo de 86 no final de abril de 2020 atingindo pico de 790 em junho de 2020.

Vale ressaltar que as lojas reabertas vêm apresentando performance de vendas superior aos níveis de faturamento pré-pandemia.

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Resultados Financeiros da Via Varejo no 2t20

A receita líquida de vendas da Via Varejo atingiu R$ 5,3 bilhões no 2t20, apresentando queda de 12,4% na comparação com o 2t19.

O Lucro Bruto da Via Varejo atingiu R$ 1,8 bilhão no 2t20, apresentando crescimento de 10,8% na comparação com o 2t19. 

O custo dos serviços prestados totalizou R$ 3,3 bilhões no 2t20, apresentando retração de 21,5% na comparação com o 2t19.

O Ebitda da Via Varejo atingiu R$ 555 milhões no 2t20, apresentando crescimento de 45,7% na comparação com o 2t19.

A margem Ebitda da Via Varejo totalizou 10,5% no 2t20, apresentando crescimento de 4,2 ponto percentual na comparação com o 2t19. 

O resultado financeiro da Via Varejo totalizou um prejuízo de R$ 323 milhões no 2t20, apresentando crescimento de 17,0% quando comparado ao 2t19.

No 2t20, as despesas gerais e administrativas recuaram 9,1% em relação ao 2t19.

A Margem bruta da Via Varejo atingiu 35,3% no 2t20, apresentando crescimento de 7,3 ponto percentual na comparação com o 2t19. 

O lucro líquido da Via Varejo atingiu R$ 65,0 milhões no 2t20, apresentando crescimento de 400% na comparação com o 1t20 e prejuízo de -R$ 154,0 milhões na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico lucros trimestral VVAR3 2t20
Gráfico: Histórico de lucros trimestrais da Via Varejo. Fonte: GuiaInvest.

A Margem líquida da Via Varejo atingiu 1,2% no 2t20, apresentando crescimento de 3,8 ponto percentual na comparação com o 2t19.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da Via Varejo

Os indicadores de endividamento da Via Varejo estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida líquida / patrimônio líquido de 165,2%, abaixo da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Via Varejo:

Gráfico endividamento trimestral VVAR3 2t20
Gráfico: Histórico Endividamento Via Varejo. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta da Via Varejo em junho de 2020, totalizou R$ 4,5 bilhões, apresentando crescimento de R$ 3,5 bilhões na comparação com junho de 2019.

A companhia apresentou uma estrutura de capital preocupante no trimestre, mantendo 8,5% da sua dívida no longo prazo e 91,5% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Principais Indicadores Fundamentalistas

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas do Via Varejo para iniciar a sua análise dos fundamentos da VVAR3.

Indicador 03/2020 06/2020 Evolução
Preço/Lucro (P/L) -6,1 -21,1 245,9%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA) 13,2 4,8 -63,6%
Price Sales Ratio (PSR) 0,3 1,0 233,3%
Valor de Mercado (R$) R$ 8,4 B R$ 24,4 B 190,5%
Ebit (R$) R$ 562,0 M R$ 497,0 M -11,6%
Ebitda (R$) R$ 563,0 M R$ 555,0 M -1,4%
Lucro por Ação (LPA) $ -0,8630 -0,7259 -15,9%
Rent. Patr. Líq. (ROE) % -215,0% -23,0% 192 p.p. 
Margem Líquida % 0,2% 1,2 119,8 p.p. 
Liquidez Corrente 0,8 1,2  0,4 p.p. 
Data Divulgação 26/05/20 13/08/20 -

* Indicadores com base na data de 12/08/2020.  Fonte: GuiaInvest

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Teleconferência de Resultados Via Varejo 2t20

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da Via Varejo do 2t20.

Documentos e arquivos dos Resultados da Via Varejo do 2t20

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Via Varejo.

VVAR3 Vale a Pena?

A Via Varejo anunciou lucro líquido de R$ 65,0 milhões no 2T20, representando um crescimento de 400,0% em relação ao primeiro trimestre de 2020, revertendo o prejuízo de R$ 154,0 milhões anunciados no segundo trimestre de 2019.

Tal resultado reflete o desempenho da operação com excelente performance do e-commerce, além da desalavancagem operacional por conta da queda de receita, custos fixos vinculados ao fechamento de lojas na pandemia e aumento da despesa financeira.

A receita líquida atingiu R$ 5,3 bilhões neste trimestre, 16,7% menor que o 1T20, que foi de R$ 6,3 bilhões. No mesmo período do ano anterior, a receita líquida havia atingido o valor de R$ 6,0 bilhões.

O resultado corresponde a uma margem bruta de 35,3% contra 30,7% no primeiro trimestre de 2020 e 28,0% no mesmo período do ano passado.

Já a margem líquida ficou em 1,2% no 2T20 contra 0,2% no trimestre ligeiramente anterior.

Neste período, a ação da Via Varejo oscilou 180,9% contra 27,4% do Ibovespa, enquanto o valor de mercado atingiu R$ 24,4 bilhões contra R$ 8,1 bilhões no 2T19.

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DFP da Via Varejo 2t20

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Via Varejo do 2t20 na íntegra. 

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.