Os resultados da Restoque (LLIS3) referente a suas operações do terceiro trimestre de 2021, foram divulgados no dia 12/11.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Restoque do 3T21 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 3T21 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação LLIS3 vale a pena.

Sobre Restoque

A Restoque é uma empresa varejista brasileira fundada em 1982, com foco em venda de roupas, acessórios e cosméticos de alto padrão.

A Companhia opera no Brasil, na Itália e no Panamá e é listada na BM&F Bovespa.

A empresa possui 308 lojas dividido em cinco marcas: Le Lis Blanc Deaux (108 lojas), Dudalina (102 lojas), Rosa Chá (4 lojas), John John (55 lojas) e Bo.Bô (43 lojas). 

Composição Acionária da Restoque

  Acionista    ON    PN    Total  
Marcelo Faria de Lima26,90%    0,00%  26,90%  
Outros23,80%   0,00%  23,80% 
Marcio Da Rocha Camargo17,20%  0,00%  17,20%
Fundos Sob Gestão Da Warburg Pincus16,20%  0,00%  16,20%
Fundos Sob Gestão Da Advent International15,80%  0,00%  15,80%

Avaliação de Governança

A Restoque está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaRestoque Comércio e Confecções de Roupas S.A.
CódigoLLIS3
SubsetorComércio
Segmento de ListagemTecidos, Vestuário e Calçados
Tag Along100%
Free Float55,7% (ON)
Principal AcionistaMarcelo Faria de Lima
Sitehttps://www.restoque.com.br/ 

A empresa possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along  de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito da sua capacidade de geração de caixa ou de sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Restoque no 3T21

A Restoque apresentou prejuízo líquido de -R$ 49,1 milhões no 3T21, contra prejuízo de -R$ 112,1 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Restoque do terceiro trimestre de 2021:

Indicador3T212T21%3T20%
Lucro Líquido (R$)-R$ 49,1 M-R$ 3,7 M--R$ 112,1 M-
Margem Ebitda (%)13,7%12,4%1,3 p.p.-20,8%34,5 p.p.
Margem Bruta (%)56,8%52,6%4,2 p.p.41,7%15,1 p.p.
Margem Líquida (%)-21,8%-28,6%6,8 p.p.-79,0%57,2 p.p.

Resultados Operacionais da Restoque no 3T21

O terceiro trimestre é o período do ano em que ocorre a transição das coleções de inverno para as de verão.

Esse trimestre foi marcado pela retomada de vendas em patamares superiores ao período pré-pandemia.

O faturamento foi de R$ 278,6 milhões, crescimento de 54,9% em relação ao 3t20 e alta de 2,5% frente ao 3t19.

O canal B2B teve crescimento de 42,0% em relação ao 3t20 e incremento de 119,9% em relação ao 3t19.

O canal B2C teve crescimento de 57,1% em relação ao 3t20 e ficou em linha com o mesmo período de 2019, com SSS de +66% em relação ao 3t20.

Conforme destacado desde o segundo semestre de 2019, a Companhia adotou a estratégia de aumentar o aproveitamento das vendas a preço cheio, com redução do nível de sobras de estoque ao fim das coleções.

Nesse sentido, a base de lojas de outlets que operam sob a bandeira estoque foi reduzida nas zonas urbanas para concentrar a operação em shoppings de outlets nas rodovias do país, onde o consumidor busca especificamente produtos com descontos.

Consequentemente, foi reduzido o faturamento do canal de outlets e houve a priorização de faturamento em canais com vendas a preço cheio.

A estratégia vem se demonstrando acertada e as vendas no canal de outlets no 3t21 foram reduzidas em 45% em relação ao 3t19 e ficaram no mesmo patamar das vendas do 3t20.

Excluindo a participação das vendas no canal outlets, a Companhia faturou R$ 246,8 milhões, com crescimento de 66,4% contra o 3t20 e 15,3% em relação ao 3t19.

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Resultados Financeiros da Restoque no 3T21

A receita líquida da Restoque atingiu R$ 225,1 milhões no 3T21, apresentando alta de 58,7% na comparação com o 3T20. 

O lucro bruto da Restoque atingiu R$ 127,9 milhões no 3T21, apresentando crescimento de 116,3% na comparação com o 3T20.  

O custo dos produtos vendidos totalizou R$ 97,1 milhões no 3T21, apresentando crescimento de 17,5% na comparação com o 3T20. 

O Ebitda da Restoque atingiu R$ 25,9 milhões no 3T21, apresentando retração de -16,1% na comparação com o 3T20. 

A margem Ebitda da Restoque totalizou 13,7% no 3T21, apresentando crescimento de 34,5 pontos percentuais na comparação com o 3T20.  

O resultado financeiro da Restoque totalizou um prejuízo de R$ 43,8 milhões no 3T21, versus um prejuízo de R$ 30,0 milhões quando comparado ao 3T20. 

No 3T21, as despesas gerais e administrativas cresceram 40,2 em relação ao 3T20. 

A margem bruta da Restoque atingiu 56,8% no 3T21, apresentando crescimento de 15,1 pontos percentuais na comparação com o 3T20. 

O prejuízo líquido da Restoque atingiu -R$ 49,1 milhões no 3T21, contra prejuízo de -R$ 3,7 milhões na comparação com o 2T21 e prejuízo de -R$ 112,1 milhões na comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Gráfico: Histórico de lucros trimestrais da Restoque. Fonte: GuiaInvest 

A margem líquida da Restoque atingiu -21,8% no 3T21, apresentando crescimento de 57,2 pontos percentuais na comparação com o 3T20. 

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da Restoque

Os indicadores de endividamento da Restoque estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 1.268,4%, abaixo da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Restoque:

ráfico: Histórico Endividamento Restoque. Fonte: GuiaInvest

A dívida líquida da Restoque em setembro de 2021, totalizou R$ 1,5 bilhão, apresentando crescimento de R$ 96,9 milhões na comparação com setembro de 2020.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 95,5% da sua dívida no longo prazo e 4,5% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas da Restoque

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da Restoque para iniciar a sua análise dos fundamentos da LLIS3.

Indicador06/202109/2021Evolução
Preço/Lucro (P/L)-0,5-0,3-40,0%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)1,61,1-31,3%
Price Sales Ratio (PSR)0,40,2-50,0%
Valor de Mercado (R$)R$ 291,9 MR$ 147,3 M-49,5%
Ebitda (R$)R$ 11,6 MR$ 25,9 M123,3%
Lucro por Ação (LPA) $-8,0331-7,1186-11,4%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %-302,3%-367,0%-64,7 p.p.
Margem Líquida %-78,1%-61,9%16,2 p.p.
Liquidez Corrente1,41,2-0,2 p.p.
Data Divulgação13/08/2112/11/21-

* Indicadores com base na data de 12/11/2021.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

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Teleconferência de Resultados Restoque 3T21

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da Restoque do 3T21, quando estiver disponível.

Documentos e arquivos dos Resultados da Restoque do 3T21.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Restoque.

LLIS3 Vale a Pena?

A Companhia atua no segmento de moda, atingindo tanto o público masculino quanto o público feminino, além de roupas para crianças.

A Restoque também atua no mercado online por meio do site Estoque, que vende os produtos de todas as marcas do Grupo Restoque, inclusive outlet.

Sendo assim, com o desenvolvimento de novas coleções e estratégias de marketing, a Restoque, vem se esforçando no aumento das vendas online, aumentando assim o posicionamento de suas diferentes marcas no setor de vestuários e calçados.

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Press Release da Restoque 3T21

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Restoque do 3T21 na íntegra. 

  Demonstrativos Financeiros Do Resultado Da Restoque Do 3T21 by Matheus Rodrigues on Scribd

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.