Resultado Magazine Luiza (MGLU3) 2020: Lucro Cai 12,4% no 3t20
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Resultado Magazine Luiza (MGLU3) 2020: Lucro Cai 12,4% no 3t20

Magazine Luiza divulgou seus resultados referentes ao 3t20, confira os destaques e se vale a pena investir na MGLU3.

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Atualizado em 10/11/2020

Os resultados da Magazine Luiza (MGLU3) referente a suas operações do terceiro trimestre de 2020, foram divulgados no dia 09/11.

Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Magazine Luiza do 3t20 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 3t20 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação MGLU3 vale a pena.

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Sobre Magazine Luiza

A Magazine Luiza é uma das maiores empresas varejistas do país, e pioneira do e-commerce brasileiro.

A companhia foi constituída em 1957 na cidade de Franca-SP. A partir de então, o seu crescimento ocorreu via aquisições estratégicas, e pelo ciclo da transformação digital.

A estrutura operacional da Magalu é composta por 1.113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados, estando presente em todas as regiões do país.

Atualmente a Magazine Luiza é um dos maiores players do comércio eletrônico, além de estar presente estrategicamente nas principais regiões do país. 

Veja aqui a análise de mercado da Magazine Luiza, o que a empresa faz, seus diferenciais competitivos e principais concorrentes. 

Composição acionária da Magazine Luiza

AcionistaONPNTotal
Ltd Administração E Participações S.A.53,4%0,0%53,4%
Outros41,2%0,0%41,2%
Wagner Garcia Participações S.A.3,2%0,0%3,2%

* Foram considerados os acionistas com participação acima de 1%

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Avaliação de Governança

A Magazine Luiza está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaMagazine Luiza S.A.
CódigoMGLU3
SubsetorComércio
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float41% (ON)
Principal AcionistaLTD Administração e Participações S.A. (5.338%)
Siteri.magazineluiza.com.br

A Magazine Luiza possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito da sua capacidade de geração de caixa ou de sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Magazine Luiza no 3t20

A Magazine Luiza apresentou um lucro líquido de R$ 205,9 milhões no 3t20, uma baixa de -12,4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Magazine Luiza do terceiro trimestre de 2020:

Indicador3T202T20%3T19%
Lucro Líquido (R$)205,9 M-64,6 M-416,9%235,1 M-12,4%
Margem Ebitda (%)6,6%2,6%4,0 p.p.10,3%-3,7 p.p.
Margem Bruta (%)26,2%25,8%0,4 p.p.29,3%-3,1 p.p.
Margem Líquida (%)2,5%-1,1%3,6 p.p.4,8%-2,3 p.p.

Resultados Operacionais da Magazine Luiza no 3t20

Confira os destaques dos resultados operacionais da Magazine Luiza, referente às suas operações do 3t20:

Varejo

As vendas totais da Magazine Luiza incluindo o marketplace totalizou R$ 12,3 bilhões no 3t20, apresentando crescimento de 81,2% na comparação com o 3t19.

As vendas nas mesmas lojas da Magazine Luiza apresentou crescimento no trimestre de 7,2%, versus um crescimento de 9,4% quando comparado com o mesmo período de 2019.

As vendas nas lojas físicas da Magazine Luiza apresentou um crescimento de 18,3% no 3t20, versus um crescimento de 19,0% quando comparado com o mesmo período de 2019.

As vendas do e-commerce total da Magazine Luiza apresentou um crescimento de 148,5% no 3t20, versus um crescimento de 96,0% quando comparado com o mesmo período de 2019.

No 3t20, a participação do e-commerce nas vendas totais da Magazine Luiza totalizou 66,3% no 3t20, apresentando crescimento de 17,9 pontos percentuais na comparação com o 3t19.

A área de vendas da Magazine Luiza alcançou 656,1 mil metros quadrados no 3t20, apresentando crescimento de 7,2% na comparação com o 3t19.

Gráfico da Evolução das Lojas da Magalu
*Fonte: Release Magazine Luiza.

LuizaCred

A base totais de cartões LuizaCred totalizou 4,9 bilhão no 3t20, apresentando crescimento de 1,9% na comparação com o 3t19.

O faturamento do cartão Magazine Luiza alcançou 1,5 bilhão no 3t20, apresentando retração de -6,2% na comparação com o 3t19.

A carteira de crédito total da LuizaCred totalizou R$ 10,8 bilhões no 3t20, apresentando crescimento de 5,2% na comparação com o 3t19. 

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Resultados Financeiros da Magazine Luiza no 3t20

A receita líquida de vendas da Magazine Luiza atingiu R$ 8,3 bilhões no 3t20, apresentando alta de 70,8% na comparação com o 3t19.

O Lucro Bruto da Magazine Luiza atingiu R$ 2,1 bilhões no 3t20, apresentando crescimento de 52,9% na comparação com o 3t19. 

O custo dos serviços prestados totalizou R$ 6,1 bilhões no 3t20, apresentando crescimento de 78,2% na comparação com o 3t19.

O Ebitda da Magazine Luiza atingiu R$ 546,1 milhões no 3t20, apresentando crescimento de 9,0% na comparação com o 3t19.

A margem Ebitda da Magazine Luiza totalizou 6,6% no 3t20, apresentando retração de -3,7 pontos percentuais na comparação com o 3t19. 

O resultado financeiro da Magazine Luiza totalizou um prejuízo de R$ 102,7 milhões no 3t20, apresentando crescimento de 160,1% quando comparado ao 3t19.

No 3t20, as despesas gerais e administrativas cresceram 16,2% em relação ao 3t19.

A Margem bruta da Magazine Luiza atingiu 26,2% no 3t20, apresentando retração de -3,1 pontos percentuais na comparação com o 3t19. 

O lucro líquido da Magazine Luiza atingiu R$ 205,9 milhões no 3t20, apresentando retração de -416,9% na comparação com o 3t19 e baixa de -12,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico dos Lucros Trimestrais da Magalu
Gráfico: Histórico de lucros trimestrais da Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest.

A Margem líquida da Magazine Luiza atingiu 2,5% no 3t20, apresentando retração de -2,3 pontos percentuais na comparação com o 3t19.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da Magazine Luiza

Os indicadores de endividamento da Magazine Luiza estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 22,7%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Magazine Luiza:

Gráfico do Endividamento da Magalu
Gráfico: Histórico Endividamento Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest.

A dívida bruta da Magazine Luiza em setembro d 2020, totalizou R$ 1,6 bilhão, apresentando crescimento de R$ 826,7 milhões na comparação com dezembro de 2020.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 1% da sua dívida no longo prazo e 99% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas da Magazine Luiza

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da Magazine Luiza para iniciar a sua análise dos fundamentos da MGLU3.

Indicador06/202009/2020Evolução
Preço/Lucro (P/L)314,4424,535,0%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)15,619,625,6%
Dividend Yield (DY) %0,2%0,2%0,0%
Payout %48,0%96,9% 48,9 p.p.
Price Sales Ratio (PSR)5,35,77,5%
Valor de Mercado (R$)116,1 B144,4 B 24,4%
Ebit (R$)843,3 M882,8 M4,7%
Ebitda (R$)1,4 B1,5 B7,1%
Lucro por Ação (LPA) $0,05700,0525-7,9%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %5,0%4,6%-0,4 p.p.
Margem Líquida %1,7%1,3%-0,4 p.p.
Liquidez Corrente1,41,3-0,1 p.p.
Data Divulgação17/08/2009/11/20

* Indicadores com base na data de 09/11/2020.  Fonte: GuiaInvest.

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

Você pode assinar a ferramenta com preço promocional e ainda receber gratuitamente o PDF “13 Ações do Corona Opportunity”, que são empresas de setores variados, com o Score mais alto de cada setor.

Teleconferência de Resultados Magazine Luiza 3t20

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da Magazine Luiza do 3t20, que acontecerá no dia 10 de novembro às 11h00 (Horário de Brasília).

Documentos e arquivos dos Resultados da Magazine Luiza do 3t20

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Magazine Luiza.

MGLU3 Vale a Pena?

A Magazine Luiza registrou um lucro líquido de R$ 205,9 milhões no 3t20, apresentando uma retração de -12,4% na comparação anual.

A empresa encerrou o 3t20 com uma posição de caixa de R$ 1,9 bilhão, apresentando crescimento de 436,7% na comparação com o 3t19.

O destaque do trimestre ficou para as vendas digitais da empresa, que apresentou aumento de 148%, considerando a Netshoes na base de comparação.

As despesas financeiras também foram maiores no trimestre, totalizando um prejuízo de R$ 102,7 milhões, apresentando crescimento de 160,1% na comparação com o mesmo período de 2019.

Mesmo com o mesmo resultado líquido reportado no trimestre, a Magalu continua apresentando bons fundamentos, continuando a ser uma das empresas líderes do setor de varejo brasileiro.

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Análise de Ações

DFP da Magazine Luiza 3t20

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Magazine Luiza do 3t20 na íntegra. 

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.

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