Os resultados da Magazine Luiza (MGLU3) referente a suas operações do segundo trimestre de 2022, foram divulgados no dia 11/08.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Magazine Luiza do 2T22 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 2T22 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação MGLU3 vale a pena.

Sobre Magazine Luiza

A Magazine Luiza é uma das maiores empresas varejistas do país, e pioneira do e-commerce brasileiro.

A companhia foi constituída em 1957 na cidade de Franca-SP. A partir de então, o seu crescimento ocorreu via aquisições estratégicas, e pelo ciclo da transformação digital.

A estrutura operacional da Magalu é composta por 1.113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados, estando presente em todas as regiões do país.

Atualmente a Magazine Luiza é um dos maiores players do comércio eletrônico, além de estar presente estrategicamente nas principais regiões do país. 

Veja aqui a análise de mercado da Magazine Luiza, o que a empresa faz, seus diferenciais competitivos e principais concorrentes. 

Composição Acionária da Magazine Luiza

AcionistaONPNTotal
Ltd Administração E Participações S.A.53,4%0,0%53,4%
Outros41,2%0,0%41,2%
Wagner Garcia Participações S.A.3,2%0,0%3,2%

Avaliação de Governança

A Magazine Luiza está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaMagazine Luiza S.A.
CódigoMGLU3
SubsetorComércio
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float41% (ON)
Principal AcionistaLTD Administração e Participações S.A. (5.338%)
Siteri.magazineluiza.com.br

A Magazine Luiza possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Magazine Luiza no 2T22

A Magazine Luiza apresentou um prejuízo líquido de R$ 135,0 milhões no 2T22, baixa de -241,4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Magazine Luiza do segundo trimestre de 2022:

Indicador2T221T22%2T21%
Lucro Líquido (R$)-135,0 M-161,3 M-95,5 M-241,4%
Margem Ebitda (%)5,3%5,0%0,3 p.p.5,2%0,1 p.p.
Margem Bruta (%)28,6%27,8%0,9 p.p.25,6%3,0 p.p.
Margem Líquida (%)-1,6%-1,8%0,3 p.p.1,1%-2,6 p.p.

Resultados Operacionais da Magazine Luiza no 2T22

Confira os destaques dos resultados operacionais da Magazine Luiza, referente às suas operações do 2T22:

As vendas totais da Magazine Luiza totalizaram R$ 13,9 bilhões no 2T22, apresentando crescimento de 1,3% na comparação com o mesmo período de 2021.

No entanto, as vendas nas mesmas lojas (SSS) no segmento físico recuaram -8,2% considerando a base anual.

Adicionalmente, as vendas do e-commerce reduziram -6,8% na base anual.

O destaque continua sendo o marketplace com crescimento de 22,0% nas vendas.

Neste trimestre, a participação do e-commerce nas vendas totais foi de 72,1%, seguindo a estratégia de transformação digital.

Gráfico das vendas totais da Magazine Luiza
Gráfico das vendas totais da Magazine Luiza. Fonte: RI Magazine Luiza

No segmento financeiro, a participação do Cartão Magalu, Cartão Luiza, MagaluPay e CDC aumentou para 22% na base anual, em função do crescimento da base de Cartão Luiza, do sucesso do Cartão Magalu e do MagaluPay.

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Resultados Financeiros da Magazine Luiza no 2T22

A receita líquida da Magazine Luiza atingiu R$ 8,6 bilhões no 2T22, apresentando baixa de -5,0% na comparação com o 2T21.

O lucro bruto da Magazine Luiza atingiu R$ 2,5 bilhões no 2T22, apresentando alta de 6,3% na comparação com o 2T21.

O custo das mercadorias revendidas e das prestações de serviços totalizou R$ 6,1 bilhões no 2T22, apresentando queda de -8,9% na comparação com o 2T21.

O Ebitda da Magazine Luiza atingiu R$ 457,4 milhões no 2T22, apresentando retração de -1,7% na comparação com o 2T21.

A margem Ebitda da Magazine Luiza totalizou 5,3% no 2T22, apresentando crescimento de 0,1 ponto percentual na comparação com o 2T21.

O resultado financeiro da Magazine Luiza totalizou um prejuízo de R$ 493,8 milhões no 2T22, apresentando crescimento no prejuízo de 115,0% quando comparado ao 2T21.

No 2T22, as despesas gerais e administrativas cresceram 32,1% em relação ao 2T21.

A margem bruta da Magazine Luiza atingiu 28,6% no 2T22, apresentando crescimento de 3,0 pontos percentuais na comparação com o 2T21.

O prejuízo líquido da Magazine Luiza atingiu R$ 135,0 milhões no 2T22, apresentando retração no prejuízo de 16,3% na comparação com o 1T22 e baixa de -241,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico do Histórico de Lucros Trimestrais da Magazine Luza
Gráfico do histórico de lucros trimestrais da Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest

A margem líquida da Magazine Luiza atingiu -1,6% no 2T22, apresentando retração de -2,6 pontos percentuais na comparação com o 2T21.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

Endividamento da Magazine Luiza

Os indicadores de endividamento da Magazine Luiza estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 62,6%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Magazine Luiza:

Gráfico do Histórico de Endividamento da Magazine Luiza
Gráfico do histórico de endividamento da Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta da Magazine Luiza em junho de 2022, totalizou R$ 6,8 bilhões, apresentando retração de R$ 64,9 milhões na comparação com março de 2022.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 94,5% da sua dívida no longo prazo e 5,5% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas da Magazine Luiza

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da Magazine Luiza para iniciar a sua análise dos fundamentos da MGLU3.

Indicador03/202206/2022Evolução
Preço/Lucro (P/L)269,6-264,1-197.9%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)4,11,4-65,9%
Dividend Yield (DY) %0,2%0,7%0,5 p.p.
Payout %61,2%-174,8%-236,0 p.p.
Price Sales Ratio (PSR)1,30,4-69,2%
Valor de Mercado (R$)49,6 B14,8 B-70,2%
Ebitda 12 M (R$)931,5 M923,8 M-0,8%
Lucro por Ação (LPA) $0,0253-0,0089-135,2%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %1,5%-0,5%-2,0 p.p.
Margem Líquida %0,5%-0,2%-0,7 p.p.
Liquidez Corrente1,8%1,6%-0,2 p.p.
Data Divulgação16/05/2211/08/22-

* Indicadores com base na data de 13/08/2022.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

Teleconferência de Resultados Magazine Luiza 2T22

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da Magazine Luiza do 2T22.

Documentos e arquivos dos Resultados da Magazine Luiza do 2T22.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Magazine Luiza.

MGLU3 Vale a Pena?

A Magazine Luiza registrou prejuízo líquido de R$ 135,0 milhões no 2T22, ante um lucro líquido de R$ 95,5 milhões no 2T21. 

O resultado corresponde a uma margem bruta de 28,6% ante 25,6% no 2T21.

Por sua vez, a margem líquida reduziu para -1,6% no 2T22, reflexo do aumento da taxa básica de juros que acarretou um aumento nas despesas financeiras.

Os ativos totais registraram o saldo de R$ 34,5 bilhões, aumento de 37,6% em relação ao saldo no 2T21. 

O patrimônio líquido alcançou a soma de R$ 10,9 bilhões no 2T22, valor 50,5% superior ao saldo no mesmo período do ano anterior.

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Press Release da Magazine Luiza 2T22

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Magazine Luiza do 2T22 na íntegra.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.