Os resultados da Magazine Luiza (MGLU3) referente a suas operações do segundo trimestre de 2020, foram divulgados no dia 17/08.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Magazine Luiza do 2t20 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 2t20 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação MGLU3 vale a pena.

Sobre Magazine Luiza

A Magazine Luiza é uma das maiores empresas varejistas do país, e pioneira do e-commerce brasileiro.

A companhia foi constituída em 1957 na cidade de Franca-SP. A partir de então, o seu crescimento ocorreu via aquisições estratégicas, e pelo ciclo da transformação digital.

A estrutura operacional da Magalu é composta por 1.113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados, estando presente em todas as regiões do país.

Atualmente a Magazine Luiza é um dos maiores players do comércio eletrônico, além de estar presente estrategicamente nas principais regiões do país. 

Composição acionária da Magazine Luiza

AcionistaONPNTotal
Ltd Administração E Participações S.A.53,4%0,0%53,4%
Outros41,2%0,0%41,2%
Wagner Garcia Participações S.A.3,2%0,0%3,2%

* Foram considerados os acionistas com participação acima de 1%

Avaliação de Governança

A Magazine Luiza está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaMagazine Luiza S.A.
CódigoMGLU3 
SubsetorComércio
Segmento de ListagemEletrodomésticos
Tag Along100%
Free Float41%
Principal AcionistaLtd Administração E Participações S.A. (53%)
Siteri.magazineluiza.com.br

A Magalu possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along  de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito da sua capacidade de geração de caixa ou de sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Magazine Luiza no 2t20

A Magazine Luiza apresentou um prejuízo líquido de R$ 64,6 milhões no 2t20, versus um lucro de R$ 386,6 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Magazine Luiza do segundo trimestre de 2020:

Indicador2t201t20%2t19%
Lucro Líquido (R$)-64,6 M30,8 M-309,7%386,6 M-116,7%
Margem Ebitda (%)2,6%6,3%-3,7 p.p.8,8%-6,2 p.p.
Margem Bruta (%)25,8%27,1%-1,3 p.p.25,3%0,5 p.p.
Margem Líquida (%)-1,1%0,6%-1,7 p.p.8,9%-10,0 p.p.

Resultados Operacionais da Magazine Luiza no 2t20

Confira os destaques dos resultados operacionais da Magazine Luiza, referente às suas operações do 2t20:

Resiliência nas vendas

As vendas totais da Magazine Luiza incluindo o marketplace, alcançaram R$ 8,5 bilhões no 2t20, apresentando crescimento de 49,1% na comparação com o 2t19.

A participação do e-commerce nas vendas totais, totalizou 78,5% no 2t20, apresentando crescimento de 37,0 pontos percentuais na comparação com o 2t19.

A Magazine Luiza fechou o 2t20 com um total de 1.157 lojas, apresentando um aumento de 170 lojas na comparação com o 2t19.

Gráfico evolução número lojas Magazine Luiza 2t20
Gráfico evolução número lojas Magazine Luiza 2t20. Fonte: RI Magazine Luiza.

A área de vendas em junho de 2020 totalizou 647.171 metros quadrados, apresentando um aumento de 10,6% na comparação com o 2t19.

A receita líquida originada da revenda de mercadorias alcançou R$ 5,2 bilhões no 2t20, apresentando um aumento de 29,0% na comparação com o 2t19.

A receita líquida originada da prestação de serviços alcançou R$ 294,2 milhões no 2t20, apresentando um aumento de 26,7% na comparação com o 2t19.

Luizacred

A base total de cartões da Luizacred alcançou 4.998 no 2t20, apresentando aumento de 7,8% na comparação com o mesmo período de 2019.

A carteira de crédito da Luizacred totalizou R$ 10,6 bilhões no 2t20, apresentando aumento de 11,6% na comparação com o mesmo período de 2019.

O índice de cobertura total alcançou 161% no 2t20, apresentando queda de 14 pontos percentuais na comparação com o 2t19.

Por sua vez, o desempenho da Luizacred foi responsável pela equivalência de R$ 12,5 milhões no 2t20.

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Resultados Financeiros da Magazine Luiza no 2t20

A receita líquida de vendas da Magazine Luiza atingiu R$ 5,5 bilhões no 2t20, apresentando alta de 29,3% na comparação com o 2t19.

O Lucro Bruto da Magazine Luiza atingiu R$ 1,4 bilhão no 2t20, apresentando crescimento de 31,4% na comparação com o 2t19. 

O custo dos bens ou serviços vendidos totalizou R$ 4,1 bilhões no 2t20, apresentando crescimento de 28,5% na comparação com o 2t19.

O Ebitda da Magazine Luiza atingiu R$ 143,7 milhões no 2t20, apresentando retração de -62,2% na comparação com o 2t19.

A margem Ebitda da Magazine Luiza totalizou 2,6% no 2t20, apresentando retração de -6,2 pontos percentuais na comparação com o 2t19. 

O resultado financeiro da Magazine Luiza totalizou um prejuízo de R$ 94,5 milhões no 2t20, versus um lucro de R$ 255,9 milhões quando comparado ao 2t19.

No 2t20, as despesas gerais e administrativas cresceram 40,8% em relação ao 2t19.

A Margem bruta da Magazine Luiza atingiu 25,8% no 2t20, apresentando melhora de 0,5 ponto percentual na comparação com o 2t19. 

O prejuízo líquido da Magazine Luiza atingiu R$ 64,6 milhões no 2t20, apresentando retração de -309,7% na comparação com o 1t20 e queda de -116,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico histórico lucros trimestrais magazine luiza
Gráfico: Histórico de lucros trimestrais da Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest.

A Margem líquida da Magazine Luiza atingiu -1,1% no 2t20, apresentando retração de -10,0 ponto percentual na comparação com o 2t19.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da Magazine Luiza

Os indicadores de endividamento da Magazine Luiza estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 22,4%, abaixo da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Magazine Luiza:

Gráfico histórico endividamento magazine luiza 2t20 2020
Gráfico: Histórico Endividamento Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta da Magazine Luiza em junho de 2020, totalizou R$ 1,6 bilhão, apresentando crescimento de R$ 811 milhões na comparação com março de 2020.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 99% da sua dívida no longo prazo e 1% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Principais Indicadores Fundamentalistas

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da Magazine Luiza para iniciar a sua análise dos fundamentos da MGLU3.

Indicador03/202006/2020Evolução
Preço/Lucro (P/L)77,0314,4308,2%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)8,415,685,7%
Dividend Yield (DY) %0,4%0,2%-0,2 p.p.
Payout %30,7%48,0%17,3 p.p.
Price Sales Ratio (PSR)3,05,376,7%
Valor de Mercado (R$)63,1 B116,1 B84,0%
Ebit (R$)1,1 B843,3 M-23,3%
Ebitda (R$)1,7 B1,5 B-11,8%
Lucro por Ação (LPA) $0,50670,2279-55,0%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %10,9%5,0%-5,9 p.p.
Margem Líquida %4,0%1,7%-2,3 p.p.
Liquidez Corrente1,81,4-0,4 p.p.
Data Divulgação25/05/2017/08/20-

* Indicadores com base na data de 17/08/2020. Fonte: GuiaInvest

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Teleconferência de Resultados Magazine Luiza 2t20

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da Magazine Luiza do 2t20.

Documentos e arquivos dos Resultados da Magazine Luiza do 2t20

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Magazine Luiza.

MGLU3 Vale a Pena?

A Magazine Luiza é uma das maiores rede varejista do país, presente no mercado através de suas lojas físicas e elo e-commerce.

A estratégia de transformação digital da Magazine Luiza vem apresentando resultados significativos nos últimos anos.

A receita líquida demonstrou um crescimento exponencial, no entanto, o desempenho operacional demonstrou retração nos últimos anos.

Mesmo diante dos impactos da pandemia de coronavírus, a Magalu demonstrou eficiência operacional, sendo que, a margem bruta avançou 0,5 ponto percentual no período.

Por outro lado, houve um aumento significativo nas despesas operacionais no 2t20. As perdas em liquidação duvidosa apresentaram aumento de 120,6% em relação ao 2t19.

Também houve aumento nas despesas com vendas, visto que, a Magazine Luiza optou por deixar em funcionamento suas unidades de atendimento.

Por sua vez, o Ebitda da Magalu apresentou retração de -62,2% na comparação com o mesmo período de 2019.

Além do aumento nas despesas, o resultado financeiro no 2t20, apresentou menor desempenho, sendo que, totalizou um prejuízo de R$ 94,5 milhões.

Consequentemente, os fatores mencionados contribuíram para que a varejista apresentasse prejuízo líquido de R$ 64,6 milhões neste trimestre.

A Magazine Luiza está refletindo os impactos da pandemia de coronavírus, no entanto, é considerada um dos maiores players no mercado, com grande potencial de lidar com os impactos da crise.

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DFP da Magazine Luiza 2t20

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Magazine Luiza do 2t20 na íntegra. 

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.