Os resultados da Magazine Luiza (MGLU3) referente a suas operações do primeiro trimestre de 2022, foram divulgados no dia 16/05.

Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Magazine Luiza do 1T22 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 1T22 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação MGLU3 vale a pena.

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Sobre Magazine Luiza

A Magazine Luiza é uma das maiores empresas varejistas do país, e pioneira do e-commerce brasileiro.

A companhia foi constituída em 1957 na cidade de Franca-SP. A partir de então, o seu crescimento ocorreu via aquisições estratégicas, e pelo ciclo da transformação digital.

A estrutura operacional da Magalu é composta por 1.113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados, estando presente em todas as regiões do país.

Atualmente a Magazine Luiza é um dos maiores players do comércio eletrônico, além de estar presente estrategicamente nas principais regiões do país. 

Veja aqui a análise de mercado da Magazine Luiza, o que a empresa faz, seus diferenciais competitivos e principais concorrentes. 

Composição Acionária da Magazine Luiza

AcionistaONPNTotal
Ltd Administração E Participações S.A.53,4%0,0%53,4%
Outros41,2%0,0%41,2%
Wagner Garcia Participações S.A.3,2%0,0%3,2%

Avaliação de Governança

A Magazine Luiza está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaMagazine Luiza S.A.
CódigoMGLU3
SubsetorComércio
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float41% (ON)
Principal AcionistaLTD Administração e Participações S.A. (5.338%)
Siteri.magazineluiza.com.br

A Magazine Luiza possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Magazine Luiza no 1T22

A Magazine Luiza apresentou um prejuízo líquido de R$ 161,3 milhões no 1T22, baixa de -162,4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Magazine Luiza do primeiro trimestre de 2022:

Indicador1T224T21%1T21%
Lucro Líquido (R$)-161,3 M93,0 M-273,4%258,6 M-162,4%
Margem Ebitda (%)5,0%-0,1%5,1 p.p.5,2%-0,2 p.p.
Margem Bruta (%)27,8%25,3%2,5 p.p.25,1%2,7 p.p.
Margem Líquida (%)-1,8%1,0%-2,8 p.p.3,1%-5,0 p.p.

Resultados Operacionais da Magazine Luiza no 1T22

Confira os destaques dos resultados operacionais da Magazine Luiza, referente às suas operações do 1T22:

As vendas totais da Magazine Luiza totalizaram R$ 14,1 milhões no 1T22, apresentando crescimento de 13,2% na comparação com o mesmo período de 2021.

Gráfico das Vendas Totais da Magazine Luiza
Gráfico das vendas totais da Magazine Luiza. Fonte: RI Magazine Luiza

Favorecida pela recuperação das vendas nas lojas físicas, a receita de revenda de mercadorias totalizou R$ 9,8 bilhões no 1T22, apresentando crescimento de 2,6% na comparação com o mesmo período de 2021.

Somado a isso, o crescimento das vendas do marketplace foi de 49,9% no 1T22 ante 98,0% no 1T21.

Nesse mesmo período, a receita de prestação de serviços totalizou R$ 587,3 milhões, alta de 38,7% em relação ao 1T21.

Na divisão Luizacred, o resultado foi um prejuízo de R$ 26,8 milhões neste trimestre, impactado pelas maiores despesas da intermediação financeira, principalmente as relacionadas à provisão para créditos de liquidação duvidosa.

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Resultados Financeiros da Magazine Luiza no 1T22

A receita líquida da Magazine Luiza atingiu R$ 8,8 bilhões no 1T22, apresentando alta de 6,2% na comparação com o 1T21.

O lucro bruto da Magazine Luiza atingiu R$ 2,4 bilhões no 1T22, apresentando alta de 17,5% na comparação com o 1T21.

O custo das mercadorias revendidas e das prestações de serviços totalizou R$ 6,3 bilhões no 1T22, apresentando alta de 2,4% na comparação com o 1T21.

O Ebitda ajustado da Magazine Luiza atingiu R$ 434,2 milhões no 1T22, apresentando crescimento de 1,7% na comparação com o 1T21.

A margem Ebitda ajustada da Magazine Luiza totalizou 5,0% no 1T22, apresentando retração de -0,2 ponto percentual na comparação com o 1T21.

O resultado financeiro da Magazine Luiza totalizou um prejuízo de R$ 422,1 milhões no 1T22, apresentando crescimento no prejuízo de 147,8% quando comparado ao 1T21.

No 1T22, as despesas gerais e administrativas cresceram 56,2% em relação ao 1T21.

A margem bruta da Magazine Luiza atingiu 27,8% no 1T22, apresentando crescimento de 2,7 pontos percentuais na comparação com o 1T21.

O prejuízo líquido da Magazine Luiza atingiu R$ 161,3 milhões no 1T22, apresentando retração de -273,4% na comparação com o 4T21 e baixa de -162,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico do Histórico de Endividamento da Magazine Luiza
Gráfico do histórico de endividamento da Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta da Magazine Luiza em março de 2022, totalizou R$ 6,9 bilhões, apresentando crescimento de R$ 118,6 milhões na comparação com dezembro de 2021.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 92,8% da sua dívida no longo prazo e 7,2% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas da Magazine Luiza

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da Magazine Luiza para iniciar a sua análise dos fundamentos da MGLU3.

Indicador12/202103/2022Evolução
Preço/Lucro (P/L)82,5269,6226,8%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)4,34,1-4,7%
Dividend Yield (DY) %0,2%0,2%0,0 p.p.
Payout %17,7%61,2%43,5 p.p.
Price Sales Ratio (PSR)1,41,3-7,1%
Valor de Mercado (R$)48,1 B45,5 B-5,4%
Ebitda (R$)1.287,6 B931,5 M27,7%
Lucro por Ação (LPA) $0,08750,0253-71,1%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %5,2%1,5%-3,7 p.p.
Margem Líquida %1,7%0,5%-1,2 p.p.
Liquidez Corrente1,6%1,8%0,2 p.p.
Data Divulgação14/03/2216/05/22

* Indicadores com base na data de 19/05/2022.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

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Teleconferência de Resultados Magazine Luiza 1T22

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da Magazine Luiza do 1T22.

Documentos e arquivos dos Resultados da Magazine Luiza do 1T22.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Magazine Luiza.

MGLU3 Vale a Pena?

A Magazine Luiza divulgou prejuízo líquido de R$ 161,3 milhões no 1T22, contra um lucro líquido de R$ 93,0 milhões no 4T21 e de R$ 258,6 milhões no 1T21. 

Neste trimestre, o resultado da Magazine Luiza foi impactado pelo menor desempenho da Luizacred, e pelo aumento dos juros com o endividamento.

A receita líquida totalizou R$ 8,8 bilhões no 1T22, decréscimo de -6,8% em relação ao 4T21 e acréscimo de 6,2% em relação ao 1T21.

O resultado corresponde a uma margem bruta de 27,8% contra 25,3% no 4T21 e 25,1% no mesmo período do ano passado.

Os ativos totais atingiram o saldo de R$ 33,8 bilhões, aumento de 49,3% em relação ao saldo no mesmo trimestre do ano anterior. 

O patrimônio líquido alcançou a soma de R$ 11,1 bilhões neste trimestre, o que representou uma variação de 52,9% em relação ao saldo no primeiro trimestre de 2021.

À vista do crescimento expressivo do e-commerce e da recuperação das vendas nas lojas físicas, acredito que a ação MGLU3 está abaixo do seu valor justo.

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Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.