Os resultados da IMC (MEAL3) referente a suas operações do primeiro trimestre de 2022, foram divulgados no dia 12/05.

Veja neste artigo os principais destaques do resultado da IMC do 1t22 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 1t22 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação MEAL3 vale a pena.

Sobre IMC

O Grupo IMC – International Meal Company – é uma das maiores empresas de alimentação fora do lar no Brasil, atuando também no Panamá, Colômbia e Estados Unidos. 

A holding IMC foi formada em 2006 pelo fundo de private equity Advent International com o objetivo de desenvolver negócios nas áreas de concessões e de restaurantes no setor de varejo de alimentação.

No Brasil, a IMC atua desde 2007 em aeroportos, rodovias, shopping centers e hospitais, tendo como principais marcas Frango Assado, Viena, Batata Inglesa, RA Catering.

Além disso, a empresa possui os direitos de operar o Olive Garden, a Pizza Hut e o KFC no Brasil.

O RA Catering, especializada em fornecer refeições rápidas para empresas aéreas, ainda está presente na Colômbia e no Panamá, onde a IMC também possui restaurantes em aeroportos e shopping centers.

Nos Estados Unidos, a International Meal Company opera as redes Margaritaville e LandShark.

A companhia emprega mais de 9.000 colaboradores em aproximadamente 460 restaurantes, incluindo próprios e franqueados, de 16 diferentes marcas.

Composição acionária da IMC

AcionistaONPNTotal
Outros61,0%0,0%61,0%
UV Gestora de Ativos Financeiros Ltda.23,3%0,0%23,3%
Real Investor Gestão de Recursos Ltda.5,4%0,0%5,4%
Charles Pimentel Martins3,0%0,0%3,0%
Lincoln Pimentel Martins3,0%0,0%3,0%
Carlos Roberto Wizard Martins2,9%0,0%2,9%
Pizza Hut International LLC0,9%0,0%0,9%
Kentucky Fried Chicken International Holdings LLC0,5%0,0%0,5%

Avaliação de Governança

A empresa está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaInternational Meal Company Alimentação S.A.
CódigoMEAL3
SubsetorHotéis e Restaurantes
Segmento de ListagemRestaurantes e Similares
Tag Along100%
Free Float92%
Principal AcionistaUV Gestora de Ativos Financeiros Ltda.
Sitehttp://www.mzweb.com.br/ 

A empresa possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado IMC no 1t22

A empresa apresentou um prejuízo de -R$ 40,7 milhões no 1t22, contra prejuízo de -R$ 55,4 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da IMC do primeiro trimestre trimestre de 2022:

Indicador1t224t21%1t21%
Lucro Líquido (R$)-R$ 40,7 M-R$ 41,7 M--R$ 55,4 M-
Margem Ebitda (%)8,0%5,6%2,4 p.p.3,1%4,9 p.p.
Margem Bruta (%)26,4%30,8%-4,4 p.p.23,2%3,2 p.p.
Margem Líquida (%)-8,4%-7,7%-0,7 p.p.-17,2%8,8 p.p.

Resultados Operacionais da IMC no 1t22

Vendas

As Vendas Totais do Sistema, que consideram o faturamento das lojas próprias e das lojas franqueadas, no 1T22, apresentaram crescimento de 48,0% vs. 1T21 e 24,2% vs. 1T20, totalizando R$ 674,1 milhões no trimestre.

A receita líquida consolidada da companhia no 1T21 foi de R$ 487,3 milhões, crescimento de 51,4% em comparação ao 1T21 e expansão de 32,9% vs. 1T20.

Este é o melhor resultado de vendas durante o primeiro trimestre na história da companhia, impulsionado pela recuperação em todos os segmentos no Brasil e pela consistente evolução nas operações internacionais.

O crescimento consolidado de mesmas lojas em reais (SSS) foi de 41,3% vs. 1T21 e de 12,2% vs. 1T20.

Evolução do Número de Lojas

A IMC possui uma rede com 561 lojas, entre próprias e franquias, localizadas no Brasil e no exterior.

No trimestre, inauguramos 11 novas unidades sendo 8 Pizza Hut e 3 KFC, dando continuidade ao seu plano de expansão sustentável prezando pelo equilíbrio entre crescimento e rentabilidade.

Ainda em linha com sua estratégia de otimizar valor, 15 unidades de baixa performance no trimestre.

Vale destacar que a representatividade de lojas próprias no sistema da IMC segue avançando, e atualmente já representa 55% do portfólio, um crescimento de 1,0 p.p. vs. o trimestre anterior e 6,0 p.p. se comparado aos últimos doze meses.

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Resultados Financeiros da IMC no 1t22

A receita líquida de vendas da IMC atingiu R$ 487,3 milhões no 1t22, apresentando alta de 51,4% na comparação com o 1t21.

O Lucro Bruto da IMC atingiu R$ 128,4 milhões no 1t22, apresentando crescimento de 72,3% na comparação com o 1t21. 

O custo dos serviços prestados totalizou R$ 358,8 milhões no 1t22, apresentando alta de 45,1% na comparação com o 1t21.

O Ebitda da IMC atingiu em R$ 38,8 milhões no 1t22, apresentando alta de 291,3% na comparação com o 1t21.

A margem Ebitda da IMC totalizou 8,0% no 1t22, apresentando crescimento de 4,9 ponto percentual na comparação com o 1t21. 

O resultado financeiro da IMC totalizou um prejuízo de -R$ 24,5 milhões no 1t22, apresentando crescimento de 120,0% quando comparado ao 1t21.

No 1t22, as despesas gerais e administrativas cresceram 33,4% em relação ao 1t21.

A Margem bruta da IMC atingiu 26,4% no 1t22, apresentando crescimento de 3,2 ponto percentual na comparação com o 1t21.

O prejuízo da IMC atingiu -R$ 40,7 milhões no 1t22, contra prejuízo de -R$ 41,7 milhões na comparação com o 4t21 e prejuízo de -R$ 55,4 milhões na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico: Histórico de Lucro Trimestral. Fonte: GuiaInvest.

A Margem líquida da IMC atingiu -8,4% no 1t22, apresentando crescimento de 8,8 ponto percentual na comparação com o 1t21.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da IMC

Os indicadores de endividamento da IMC estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 69,3%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da IMC:

Gráfico: Histórico de Endividamento. Fonte: GuiaInvest.

A dívida bruta da IMC em março de 2022, totalizou R$ 707,8 milhões, apresentando crescimento de R$ 2,7 milhões na comparação com março de 2021.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas da IMC

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da IMC para iniciar a sua análise dos fundamentos da MEAL3.

Indicador12/202103/2022Evolução
Preço/Lucro (P/L)-8,6-13,051,2%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)0,60,833,3%
Price Sales Ratio (PSR)0,40,40,0%
Valor de Mercado (R$)R$ 693,6 MR$ 853,5 M23,1%
Ebitda (R$)R$ 30,5 MR$ 38,8 M27,2%
Lucro por Ação (LPA) $-0,2809-0,2295-18,3%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %-7,1%-6,4%0,7 p.p.
Margem Líquida %-4,3%-3,3%1 p.p.
Liquidez Corrente1,31,2-0,1 p.p.
Data Divulgação31/03/2212/05/22-

* Indicadores com base na data de 12/05/2022.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

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Teleconferência de Resultados IMC 1t22

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da IMC do 1t22.

Documentos e arquivos dos Resultados da IMC do 1t22

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da IMC.

MEAL3 Vale a Pena?

Os resultados do primeiro trimestre já refletem uma trajetória mais positiva para as marcas e operações, com recuperação em todos os segmentos no Brasil e consistente evolução nos resultados das operações internacionais.

A Companhia fechou o trimestre com EBITDA Ajustado de R$ 39 milhões, uma expansão de 291% em relação ao mesmo período do ano anterior, crescimento da Receita Líquida de 51% e uma rede com 561 lojas em seu sistema.

Ao longo do trimestre, a ação oscilou 23,0% contra 14,5% do Ibovespa.

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Press Release da IMC 1t22

Confira abaixo os Press Release do Resultado da IMC do 1t22 na íntegra. 

  Press Release Do Resultado Da IMC Do 1t22 by The Capital Advisor on Scribd

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.