Os resultados da Centauro (CNTO3) referente a suas operações do segundo trimestre de 2020, foram divulgados no dia 13/08.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Centauro do 2t20 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 2t20 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação CNTO3 vale a pena.

Sobre Centauro

A Centauro foi constituída em 1981 em Belo Horizonte – MG, quando Sebastião Vicente Bomfim Filho identificou uma oportunidade no varejo esportivo, inaugurando então a primeira loja, Centauro.

Em 2003 foi lançada a plataforma digital, desde então a companhia vem se expandindo, atualmente a Centauro é reconhecida como a maior varejista de produtos esportivos da América Latina.

Seu IPO foi realizado em 2019, sendo uma das empresas listadas mais novas da bolsa de valores.

Sua principal linha de produtos é a esportiva, na qual oferece um extenso portfólio de produtos com mais de 300 mil SKUs, com diferentes tecnologias e preços em diversas categorias, entre calçados, vestuário e acessórios de diversas marcas.

Composição acionária da Centauro

Acionista ON PN Total
Pacipar Participações Ltda.       39,7% 0% 39,7%
Outros 37,5% 0% 37,5%
Nefele Investments. Llc 22,3% 0% 22,3%
Gpcp5 I - Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia 0,5% 0% 0,5%

Avaliação de Governança

A empresa está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

Empresa Grupo Sbf SA
Código CNTO3
Subsetor Comércio
Segmento de Listagem Produtos Diversos
Tag Along 100%
Free Float 38%
Principal Acionista Pacipar Participações Ltda.
Site http://ri.centauro.com.br/

A empresa possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito da sua capacidade de geração de caixa ou de sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Centauro no 2t20

A empresa apresentou um Prejuízo de R$ 102,2 milhões no 2t20, revertendo o lucro de R$ 111,8 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Centauro do segundo trimestre de 2020:

Indicador 2T20 1T20 %
Margem Bruta (%) 47,2% 49,2% -2 p.p.
Margem Líquida (%) 4,9% 12,8% -7,9 p.p.

Resultados Operacionais da Centauro no 2t20

A Plataforma Digital cresceu 85,5% em comparação com o 2T19, saindo de R$103,4 milhões para R$191,9 milhões no 2T20. 

O crescimento foi acelerado pela participação crescente do aplicativo que no trimestre representou 51% das vendas online, pelo marketplace que cresceu 293,6% em relação ao 2T19 e por iniciativas omnichannel, que foram reativadas mesmo com as lojas parcialmente fechadas através de iniciativas como shadow stores e drive-thru.

As Lojas Físicas apresentaram retração de 89,3% em relação ao 2T19.

As vendas foram impactadas negativamente pelo fechamento dos shoppings, fazendo com que a maioria de nossas lojas permanecesse fechada a maior parte do trimestre.

Apesar da redução do horário de funcionamento e do fluxo nos shoppings, as lojas que reabrimos gradualmente ao longo do 2T20 já apresentam SSS de -51,8% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em julho, observou-se uma maior recuperação desse índice que atingiu -41%.

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Resultados Financeiros da Centauro no 2t20

A receita líquida da Centauro atingiu R$ 239.3 milhões no 2t20, apresentando queda de 56,1% na comparação com o 2t19.

O Lucro Bruto da Centauro atingiu R$ 83.511 milhões no 2t20, apresentando retração de 69,9% na comparação com o 2t19. 

O custo das vendas totalizou R$ 155,8 milhões no 2t20, apresentando retração de 41,9% na comparação com o 2t19.

O Ebitda da Centauro no período foi de R$ 46,7 milhões negativos, também revertendo o número positivo de R$ 175,5 milhões de 2019..

A margem Ebitda da Centauro totalizou -19,5% no 2t20, apresentando variação de -51,7 ponto percentual na comparação com o 2t19. 

O resultado financeiro da Centauro totalizou um prejuízo de R$ 48,6 milhões no 2t20.

No 2t20, as despesas gerais e administrativas recuaram 42,8% em relação ao 2t19.

A Margem bruta da Centauro atingiu 34,9% no 2t20, apresentando retração de 15,9       ponto percentual na comparação com o 2t19. 

O Prejuízo Líquido da Centauro atingiu R$ 102,2 milhões no 2t20, frente a um resultado positivo no 2t19 que foi de R$ 111,8 milhões.

Gráfico lucro trimestral CNTO3 2t20
Gráfico: Histórico de lucros trimestrais da Centauro. Fonte: GuiaInvest.

A Margem líquida da Centauro atingiu -42,7% no 2t20, apresentando variação de -63,2 ponto percentual na comparação com o 2t19.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da Centauro

Os indicadores de endividamento da Centauro estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida líquida / patrimônio líquido de 19,1%, abaixo da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Centauro:

Gráfico endividamento trimestral CNTO3 2t20
Gráfico: Histórico Endividamento Centauro. Fonte: GuiaInvest

A dívida líquida ajustada da Centauro em 30/06/2020, totalizou um valor negativo da ordem de R$ 629,4 milhões, frente ao valor de R$ 209 milhões auferidos em 30/06/2019.

Os saldos do 2º trimestre de 2020, quando comparados ao mesmo período de 2019, refletem as novas dívidas e o follow-on da companhia, operações realizadas para reforçar o caixa durante a pandemia e para financiar a transação com a Nike.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Principais Indicadores Fundamentalistas

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas do Centauro para iniciar a sua análise dos fundamentos da CNTO3.

Indicador 03/2020 06/2020 Evolução
Preço/Lucro (P/L) 18,1 73,3 305,0%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA) 4,9 4,0 -18,4%
Price Sales Ratio (PSR) 2,3 3,6 56,5%
Valor de Mercado (R$) 5,8B 7,9B 36,2%
Ebitda (R$) -105,17M -6,34M -94,0%
Lucro por Ação (LPA) $ 1,3318 0,4462 -66,5%
Rent. Patr. Líq. (ROE) % 27,2% 5,5%  -21,7 p.p. 
Margem Líquida % 12,8% 4,9%  -7,9 p.p. 
Liquidez Corrente 1,2 2,6  1,4 p.p. 
Data Divulgação 29/06/20 13/08/20 -

* Indicadores com base na data de 16/08/2020.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

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Teleconferência de Resultados Centauro 2t20

Ouça a Transmissão da Teleconferência da Centauro do 2t20.

Documentos e arquivos dos Resultados da Centauro do 2t20

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Centauro.

CNTO3 Vale a Pena?

A Centauro apresentou prejuízo líquido de R$ 102,2 milhões no segundo trimestre de 2020, revertendo o lucro de R$ 111,8 milhões apresentados um ano antes.

O segundo trimestre de 2020 foi um dos mais desafiadores para a Companhia. A pandemia do novo coronavírus impactou profundamente suas operações, principalmente nas lojas físicas, resultando em uma queda brusca das receitas.

Já as vendas do marketplace cresceram 293,6% e representaram 11,4% das vendas da plataforma digital no trimestre.

Mesmo com o Ebitda negativo, a Centauro informa que o fluxo de caixa operacional do trimestre foi positivo em R$ 71,7 milhões, devido a iniciativas tomadas pela companhia para preservação de caixa durante a pandemia.

O cenário à frente continua desafiador para a empresa. Enquanto outras varejistas divulgam resultados robustos, a Centauro precisa mostrar ao mercado que, neste momento adverso, tem a capacidade de migrar seu case para o atendimento online.

Aos investidores interessados no setor, vale acompanhar de perto as ações CNTO3.

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DFP da Centauro 2t20

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Centauro do 2t20 na íntegra. 

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.