O que é análise gráfica

A análise gráfica consiste em um estudo que também pode ser chamado de “análise técnica”, onde o objetivo é traçar o preço dos ativos no mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os ativos no mercado financeiro, por sua vez, podem se referir a ações, títulos públicos, fundos de investimento, entre outros.

A análise gráfica é muito utilizada por investidores da bolsa de valores que buscam um meio de aumentar seu investimento.

Além disso, é possível acompanhar através da análise gráfica, as principais taxas de oferta e demanda envolvendo bens, tais como: ações, fundos de investimento, além de outros da bolsa de valores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função da análise gráfica

A análise gráfica em si, possui como função auxiliar os pequenos investidores que possuem formação em administração ou contabilidade a realizar seus investimentos.

Todo e qualquer investidor do mercado financeiro consegue realizar aplicações usando a análise gráfica, pois não é um bicho de sete cabeças. Sendo assim, acaba sendo muito fácil de ser entendida.

Porém, nem todos os investidores conseguem se dar bem com o gráfico, pois ele é apenas uma parcela de algo muito maior no mercado financeiro.

Ou seja, o gráfico não deve ser o eixo central para os investidores. Vale ressaltar que, as previsões do investidor no mercado financeiro devem ser feitas da maneira correta, sem uma previsão ilógica no futuro.

Além disso, a principal função da análise gráfica é fazer com que o investidor se torne autônomo em relação à atividade de compra e venda no mercado financeiro.

Movimento dos preços na análise gráfica

O mais importante em relação à análise gráfica, é saber como os preços se movimentam no mercado financeiro.

É por conta disso que acaba-se falando que o preço no fim das contas acaba descontando tudo. É válido ressaltar que os preços acabam acompanhando o comportamento dos investidores.

Os investidores, acabam sendo influenciados por fatores externos, como crises no mercado, entre outros. Por conta disso, essa movimentação fica registrada na análise gráfica.

Vale ressaltar que alguns estudiosos do mercado financeiro acham que existe uma espécie de “movimento aleatório do mercado”, o que acabaria fazendo com que os preços não sigam tendência alguma.

Porém a curto prazo podemos notar que os preços acabam possuindo uma certa aleatoriedade, mas a longo prazo começa a ser criada uma tendência que fica registrada na análise gráfica.

As tendências no mercado financeiro podem ser explicadas de diversas formas. Se a tendência for alta, significa que o período é propício para os investidores.

Também é possível analisar períodos de calmaria no mercado financeiro, quando os preços acabam por assumir posições laterais.

Com o decorrer do tempo, o mercado financeiro passa a ter suas análises gráficas mais bem trabalhadas pelos profissionais da área, tornando-a um método científico.

Como fazer uma análise gráfica

A grande questão que envolve toda a análise gráfica é referente aos ciclos de investimento, pois períodos passados tendem a se repetir no futuro.

Infelizmente, esses períodos financeiros acabam por não se repetir da mesma maneira do que no seu passado. Ou seja, acabam flutuando, de certa forma.

Vale ressaltar que, tanto uma alta quanto uma queda acabam por não durar para sempre, e esses ciclos tendem a ser analisados a longo prazo pelo analista financeiro e investidor.

Porém, movimentos financeiros de alta e baixa, acabam apresentando ciclos que tendem a se repetir de tempos em tempos no mercado financeiro. Esses ciclos tendem a sempre estarem mudando.

É um fato que uma análise gráfica não é muito difícil de ser elaborada, porém esse trabalho exige muita cautela por conta dos envolvidos para servir como guia nas decisões financeiras do investidor.