O que é análise de produtividade

A análise de produtividade consiste basicamente em um estudo feito acerca de algumas áreas de um negócio que tem tendência a se tornarem mais produtivas.

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Essa prática do mercado financeiro também estuda as áreas que estão sendo responsáveis por causar prejuízos à empresa, sendo assim, fica a cargo do analista de produtividade estudá-las.

Esse estudo tem como objetivo analisar o atual estado que se encontra alguns setores da empresa. Após o estudo, o analista fica responsável por trazer melhorias à essas áreas.

Sendo assim, com os dados obtidos é possível realizar eliminações imediatas na empresa, consequentemente acaba ocorrendo uma melhoria nos negócios da companhia.

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Vantagens da análise de produtividade

A análise de produtividade acaba oferecendo inúmeras vantagens para o investidor, pois acaba se tornando possível melhorar significativamente os índices de eficiência e, assim, otimizar os resultados de empresas.

Sendo assim, podemos citar algumas de suas vantagens, as quais são:

  • Melhora exponencial em relação às entregas;
  • Decisões feitas de maneira mais assertiva;
  • É possível ter acesso à informações de uma maneira muito mais precisa;
  • Todos os processos ficam muito bem organizados e otimizados.

Além do que foi dito, as mudanças ao serem aplicadas pelo analista de produtividade no negócio do investidor a equipe acaba se tornando muito mais produtiva e engajada.

Vale ressaltar que, as decisões tomadas durante e após a análise de produtividade acabam se tornando muito mais transparentes e assertivas.

Como realizar uma análise de produtividade

Um meio muito utilizado para criar uma boa análise de produtividade é construir alguns bons indicadores que vão servir como guias para o analista durante o processo.

Para estabelecer esses indicadores é necessário estabelecer uma meta e elaborar um cálculo. A partir deles o analista consegue obter uma base mais sólida para o processo.

Por exemplo, caso a empresa trabalhe na área de comércio de gêneros alimentícios, é possível estabelecer cálculos e metas baseados no fluxo de caixa do supermercado.

Caso seja uma companhia da área de realização de serviços um indicador que pode ser realizado é o do prazo estipulado para a realização dos trabalhos.

Como visto, os indicadores utilizados para cada serviço variam de empresa para empresa, e é sempre importante estudar bem qual usar para não surgir um imprevisto no futuro.

O número final extraído após a análise dos resultados pelo analista de produtividade pode ser números reais, inteiros ou unidades monetárias. Isso depende unicamente da forma como é realizada a análise.

Indicadores mais utilizados em uma análise de produtividade

Existem vários indicadores utilizados em uma análise de produtividade que auxiliam direta ou indiretamente o analista de produtividade.

O primeiro indicador a ser utilizado é o de qualidade. Ele possui o propósito de analisar se os resultados sugeridos pelo gestor estão sendo cumpridos e se possuem a devida qualidade.

Um indicador que também é muito utilizado pelos analistas de produtividade durante o processo é o de capacidade.

O indicador de capacidade tem a função de analisar se os colaboradores conseguem entregar os resultados em uma média de tempo preestabelecida.

Existem também os indicadores estratégicos, que servem para definir se as metas estipuladas dentro da empresa estão sendo cumpridas. Caso elas não estejam sendo alcançadas, é possível adequá-las de outra forma.

Outros dois indicadores que também são muito usados pelos analistas de produtividade são os de produtividade e lucratividade.

O indicador de lucratividade possui como função analisar o lucro líquido que a empresa está produzindo. Para isso, analisa um determinado período e as vendas do negócio.

Em relação ao indicador de produtividade, ele possui o objetivo de analisar o negócio em relação à concorrência e definir como se porta frente a diferentes empreendimentos.