O que é Análise de Indicadores

Análise de Indicadores

O que é análise de indicadores. Significado, conceito, para que serve e como funciona.

O que é análise de indicadores

Análise de indicadores é um processo do mercado financeiro pelo qual os analistas e investidores realizam uma análise dos principais pontos que envolvem um balanço financeiro.

Por conta deste processo, é possível ter uma análise clara dos prós e contras de um investimento financeiro em que o indivíduo está envolvido.

O estudo da análise de indicadores é de suma importância para as empresas, pois analisa a saúde financeira delas, além das novas perspectivas que podem almejar.

Além disso, os indicadores presentes em uma análise financeira representam um fator crucial para a gestão de qualquer empresa, pois, como dito anteriormente, analisa a saúde financeira delas. 

Banner will be placed here

Importância da análise de indicadores

Um estudo da análise de indicadores é de suma importância para qualquer empresa. Pois, consegue orientar melhor os investidores apresentando os riscos presentes em possíveis negociações.

Sendo assim, é necessário que seja sempre feito um estudo da análise de indicadores baseada em dados reais, para que o orçamento da empresa não acabe ficando no vermelho.

Os dados obtidos durante a análise de indicadores permitem que os responsáveis por realizar transações no mercado financeiro tenham uma visão mais ampla acerca disso para alcançar a sua independência financeira.

Com o decorrer do tempo muitos imprevistos podem acabar ocorrendo em uma empresa, mas caso seja feita uma análise de indicadores bem orientada, os riscos da empresa vir a falir acabam tornando-se nulos.

Desvantagens da análise de indicadores

Da mesma forma que a análise de indicadores oferece inúmeras vantagens para os investidores do mercado financeiro, ela também tende a oferecer algumas desvantagens.

Uma das grandes desvantagens da análise de indicadores é o fato de ser utilizada somente como um conjunto de métricas-chave, o que tende a oferecer estudos de forma muito superficial em relação a alguns riscos.

Como os negócios do mercado financeiro dependem de muitas variáveis, é importante não ficar atrelado somente a este conceito, mas se pautar em alguma outra coisa complementar como os relatórios financeiros.

Principais indicadores utilizados

Existem vários indicadores utilizados para o estudo de uma análise de indicadores, cada um acaba por oferecer algo diferente para os investidores.

Alguns dos principais indicadores utilizados são os de: margem bruta, que mede a rentabilidade de um negócio e o de liquidez corrente, que mede a capacidade que uma empresa tem de arcar com suas obrigações.

Vale destacar alguns outros que também são muito utilizados no mercado financeiro, os quais são:

  • Giro do ativo – que analisa a razão entre vendas líquidas da empresa em relacionando-as com o valor do ativo da companhia;
  • EBITDA – é uma sigla inglesa para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. É utilizada por investidores para saber se um negócio é rentável ou não;
  • Índice de Cobertura de Juros (ICJ) – o ICJ tem por finalidade medir a capacidade que uma companhia tem de executar os deveres relativos a juros presentes;
  • Retorno Sobre o Investimento (ROI) – o ROI se refere ao retorno que o investidor pode obter a partir de um investimento feito por ele. Revela, dessa forma, o potencial lucrativo do valor monetário envolvido.

Esses são alguns dos principais indicadores utilizados por investidores no mercado financeiro, apesar de haver outros, esses são os que merecem destaque.

Pontos relevantes sobre a análise de indicadores

Como já dito anteriormente, a análise de indicadores possui algumas desvantagens em relação ao seu uso, sendo assim é importante destacar que o investidor não se paute somente a ela.

Além disso, a análise de indicadores é só uma ferramenta que deve ser utilizada de maneira prática.

Sendo assim, no mundo dos negócios as coisas acontecem de maneira muito rápida e dinâmica, por conta de várias variáveis externas.

Portanto, a análise de indicadores é uma ferramenta importante para ser utilizada no mercado financeiro, porém, os investidores devem ter em mente que o objetivo é usá-la de maneira complementar.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE